- Foto: Paulinha Almeida
Quatro
misses plus size, vestidas apenas de peças íntimas, fizeram uma
manifestação contra a "gordofobia" em frente ao Congresso Nacional, em
Brasília, nesta terça-feira (11). O ato aconteceu depois que duas delas
ouviram do recepcionista de um hotel da capital que não caberiam juntas
em uma cama de casal.
As duas modelos são do estado de
São Paulo e vieram a Brasília para participar de um ensaio fotográfico
contra a discrimininação a obesas, previsto para esta terça. Depois do
que ocorreu no hotel, elas se juntaram a outra dupla que também
participaria da sessão de fotos e resolveram fazer o ato. Segundo as
misses, o intuito do ensaio é provar que elas não têm vergonha do
corpo. "As meninas chegaram para a gente fazer um
trabalho em Brasília contra o preconceito e, já no dia que chegaram,
sofreram preconceito no hotel", diz a miss plus size DF, Janaína
Graciele, de 34 anos. "Na hora do check-in, o pessoal do hotel já falou
que, se eram as duas na cama de casal, era melhor olhar a cama, porque
[ele] achava que não ia caber as duas." “Não
falamos nada, ficamos sem graça. Mas tudo bem, fomos lá e olhamos a
cama, que cabem até três [pessoas]. Mas foi um preconceito”, disse
Janaína. “Não entendo como que é. Faz um hotel que acha que nunca vai
ter uma hóspede gordinha?” Maquiadas, de salto
alto e cobertas apenas com robes, as misses DF, São José do Rio Preto,
Baixada Santista e São Paulo chegaram ao gramado do Congresso Nacional
por volta de 14h. Acompanhadas de três fotógrafos e uma maquiadora, as
modelos chamaram a atenção de funcionários, vigias e turistas, que
tiraram fotos e gritaram palavras de apoio. Muitos motoristas buzinavam
enquanto elas faziam poses para as lentes. “A
gente quer mostrar para as meninas que não temos que ter vergonha do que
nós somos, do corpo que nós temos. Nós somos lindas, maravilhosas, e
cada uma tem sua beleza”, disse a miss São Paulo, Camila Bueno, de 19
anos. "Viemos aqui hoje protestar contra isso, contra todo o
preconceito, e mostrar quem a gente é de verdade, e que não é porque é
gorda que não pode ser maravilhosa.”
Depois do incidente
no hotel, as misses dizem terem sido vítimas de preconceito em um bar.
“Domingo à noite saímos para um barzinho e, na hora que entraram as
quatro misses, um pessoal de uma mesa lá disse: ‘Olha lá, já entraram as
gordas. As meninas se chocaram”, diz Janaína.
“A gente
tem a autoestima elevada, a gente compreende bem. Mas e quem não tem? E
quem tem autoestima superbaixa? Se entrasse no barzinho, já saía, perdia
a noite, a vida, de não querer se aceitar”, disse. “Recebemos muitos
comentários [sobre o incidente] dizendo: ‘ai, isso acontece todo dia
comigo, nem saio mais de casa, nem vou no shopping’. Então a gente vê
que abala muito, que afeta. Sei que a gente vai receber muitas críticas,
mas taí para gente pagar para ver.” Apesar de
três das modelos serem de São Paulo, as quatro participantes do protesto
fazem parte do BSB Plus Size, grupo que realiza ações voltadas para as
mulheres com sobrepeso na capital federal. Entre os projetos organizados
em dois anos de existência, está um calendário com fotos das
"gordinhas" em frente a monumentos de Brasília, uma revista voltada para
o segmento, uma campanha de prevenção ao câncer de mama e um ato pela
criação de um hospital para obesos no DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário