domingo, 2 de novembro de 2014

Quiosques abandonados do Abaeté se transformam em moradias



A reportagem do Bocão News percorreu na manhã deste sábado (1°) o Parque Metropolitano do Abaeté, localizado em uma área de cerca de 200 hectares no bairro de Itapuã, em Salvador.

No local, encontramos vários quiosques abandonados, em alguns locais as pedras portuguesas estavam soltas, em outras o calçamento não estava nem finalizado, além dos animais que circulam pelo local, banheiros depredados e telefones públicos destruídos.



Enquanto o fotógrafo registrava o estado de abandono do parque que tem completou 21 anos, um homem aparentando cerca de 30 anos, o interrompe e comenta sobre a insegurança no local.

“Hoje tem essa viatura aqui, mas nem sempre é esse o quadro. Ninguém fica aqui dando ‘bobeira’, não”, conta e logo se afasta quando a reportagem tenta conversar com ele.



Com ausência de atividades que atraiam os turistas, muitos dos quiosques da Lagoa fecharam as portas. Esses espaços abandonados acabaram se transformando em moradia, fato também registrado pela reportagem.



Há mais de duas décadas, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté, pelo Decreto 351, de 22/9/87, embasava-se na “necessidade de preservação das dunas e lagoas, que favorecem a vida de algumas espécies difíceis de ser encontradas em outro tipo de ecossistema, além de assegurar um patrimônio natural da cidade, sendo um de seus belos cartões-postais”.



No entanto, até o momento pouco se fez para garantir os objetivos da criação da APA, e o resultado foi visível na manhã de hoje.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário