O verão ainda não chegou, mas o calor e o sol forte fizeram com que muitos banhistas procurassem as praias da capital para se refrescar neste sábado (15). Por isso, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fez um alerta sobre as praias que estão impróprias para banho. Seis locais de Salvador foram listados.
O Inema orienta os banhistas a evitarem as praias de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Roma (próximo a descida de acesso à praia), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas) e Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares).
(Foto: Betto Jr./ CORREIO)
|
As praias da Barra, Ribeira e Itapuã, as mais movimentadas da cidade, não entraram na lista e são consideradas próprias para o banho neste fim de semana. Ainda de acordo com o estudo, a Região Metropolitana não tem nenhuma praia imprópria para os banhistas. Neste domingo, o tempo também será de sol. Segundo o Climatempo, a temperatura vai oscilar entre 23°C e 30°C, com sol entre nuvens.
QualidadeAinda segundo o Inema, a chuva é um dos elementos que ajuda na contaminação das praias, porque diversos detritos podem ser carregados das ruas através das galerias pluviais e desaguados no mar, podendo causar doenças. Esta semana, alguns bairros de Salvador registraram chuvas de terça à quinta-feira.
Uma praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli (bactérias transmitidas através das fezes ou da urina). O banho também é desaconselhado quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário