quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

No dia da Revolta dos Malês, Movimento Negro de Lauro de Freitas encaminha carta a prefeita

Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 aconteceu na cidade de Salvador, capital da então província da Bahia, um levante de escravos de origem islâmica que travaram verdadeiras batalhas pelo litoral baiano, conclamando liberdade. O levante ficou conhecido como Revolta dos Malês.
Não teria momento mais oportuno e de forte simbologia para que o Movimento Negro de Lauro de Freitas protocolasse no gabinete da prefeita, documento com uma série de reivindicações e encaminhamentos deliberados em reunião composta por militantes da causa racial. A carta endereçada a chefe do executivo, pede agilidade na indicação do(a) Superintendente de Promoção da Igualdade Racial e externa a preocupação dos militantes com os prazos para realizações de ações que são de fundamental importância para a promoção da igualdade no município
Veja o documento na íntegra.
Ao Gabinete da PrefeitaIlma. Moema GramachoPrefeita
Prezada prefeita,
Tendo em vista a atual conjuntura sócio-político-cultural e a instabilidade democrática por qual passa nosso país, com o avanço da extrema direita e os ideais conservadores; tendo em vista as turbulências locais associadas à montagem do novo governo e por fim, nossa preocupação com a implementação das políticas de promoção da igualdade racial, equidade, combate ao racismo, à violência aos LGBTs e o combate ao extermínio da juventude negra, nós, representantes do Movimento Negro de nossa cidade nos reunimos na última sexta feira (20) e deliberamos coletivamente, pela construção desse documento que vem a vossa presença para apresentar as seguintes pautas:
  1. Solicitamos que seja indicado o mais rápido possível o(a) superintendente de Promoção da Igualdade Racial, assim como, os demais quadros que compõem o órgão de PIR; importante afirmar nossa posição indicando nomes que são consenso a esse coletivo no que tange ao acúmulo político, legitimidade e postura condizente com o que a pasta requer, assim sendo, sentimo-nos contemplados com os nomes das companheiras Sandra Regina, Sonia Lima, Terezinha Barros e dos Companheiros Erisovaldo Menezes e Wellington Negão;
  2. Dar início imediato às articulações para a montagem do Observatório do Carnaval, assim como da IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial, cujo edital de convocação já está disponível no site da CONAPIR, indicando o fim de abril como data limite para a realização da etapa municipal;
  3. Compreendendo que a população LGBT de nosso município é majoritariamente composta por negros e negras, sentimo-nos a vontade para fazer a indicação da companheira Josélia Santos (Jo do DVD) para compor a Coordenação LGBT, lotada na Secretaria de Juventude.
  4. Expressamos por fim, nossa preocupação com o nomeado, por vossa senhoria, para comandar a Secretaria de Juventude Promoção da Igualdade Racial e Ações Afirmativas, levando em consideração que sua orientação religiosa está fundamentada em princípios conservadores e excludentes, em nada alinhada com o que imaginamos ser necessário a quem conduz essas políticas.
  5. Solicitamos uma agenda com vossa excelência para tratar de forma mais detalhada as pautas acima citadas, bem como, obter respostas referentes ao pleito apresentado.
Lauro de Freitas, 24 de janeiro Lauro de  Freitas
Movimento Negro de lauro de Freitas
SAIU: www.jornalfolhapopular.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário