Estudantes do CEEP/TIC, de Lauro de Freitas, responsáveis pelo projeto SR³
Os estudantes do Centro Estadual de Educação em Tecnologia, Informação e
Comunicação (CEEPTIC) estão expondo quatro projetos voltados para a
inovação tecnológica durante a Universidade de Verão (Univerão), evento
iniciado nesta segunda-feira (15) e que segue até o dia 21 de janeiro,
em Lauro de Freitas. A apresentação dos projetos acontece até o dia 21,
das 9 às 17h, no Ginásio Municipal da cidade. O evento, promovido pela
Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com 11
instituições de ensino superior da Bahia e entidades parceiras acontece
em vários locais da cidade e também conta com palestras, minicursos,
oficinas, shows e exposições culturais e científicas.
O subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo, que
representou o secretário Walter Pinheiro na abertura do evento, na noite
desta segunda-feira (15), ressaltou a importância do envolvimento dos
estudantes da rede estadual na Univerão. “A participação deles é um gol a
mais numa partida em que a gestão pública que acredita na participação
social no âmbito de planejamento de governo, seja ele estadual ou
municipal. Esta iniciativa é uma proposição que conduz à inclusão de
pessoas que não vivem no ambiente do ensino superior, seja universitário
ou não, e, evidentemente, que nossos estudantes da Educação
Profissional participando das oficinas com outros jovens de diferentes
cidades, só faz aumentar o ganho deles como gestores das suas vidas”.
O estudante Thiago de Souza Alves, 17, que faz o curso técnico em
Suporte e Manutenção em Informática está apresentando, juntamente com
seus colegas, os projetos “Robô antibombas” e “Carro seguidor de linha”.
“O robô antibombas tem o objetivo de garantir a segurança pública, pois
ele pega um objeto potencialmente perigosos e leva até um local seguro.
Já o carro seguidor de linha possui uma locomoção autônoma ao seguir
linhas brancas e pretas através de sensores instalados e pode ser usado
para manipulação e transporte de objetos sem sair de sua rota”, explica.
Seu colega Saulo Caneiro Araújo, 17, conta que está gostando muito de
expor as invenções tecnológicas no evento. “É uma boa oportunidade de
mostrar o que fizemos com muito esforço e dedicação. Estamos
aproveitando para trocar conhecimentos com profissionais da área de
tecnologia e universitários de vários lugares diferente, que nos dão
sugestões para aprimorarmos os nossos projetos”, afirma o estudante.
Os outros dois projetos que também estão sendo apresentados são:
“Totem”, que visa aproximar a comunidade escolar dos meios tecnológicos,
através da interatividade dos conteúdos com a realidade prática das
escolas técnicas, e o “Arcade-gamer”, um videogame construído com
recursos limitados e capaz de realizar funções pré-determinadas pelo
programador.
Fonte: Ascom/ Secretaria de Educação do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário