Porém, o que aprefeitura fez ainda é pouco e a novela do PICUAIA parece não ter fim.a cada dia aparecem novos capítulos de agressões ao rio e nascente deixando os moradores e lideranças dos conjuntos habitacionais Brisas e Dona Lundú revoltados com tanta liberdade e ousadia dos autores.
Dessa vez,moradores denunciam o levantamento de um muro construído pela empresa GALPÃO MAIS .segundo eles, a empresa estaria sem alvará para construção e não obedece o recuo mínimo da nascente que por lei federal seria 50 metros de distância das margens. Além disso, a empresa estaria despejando um tipo de resíduo escuro e fedorento que as pessoas afirmam ser esgoto.
FALA DE MORADORES:
"Essa empresa soterrou a margem da lagoa e eu nunca ví nenhuma placa de alvará para construção"
"Essa empresa soterrou a margem da lagoa e eu nunca ví nenhuma placa de alvará para construção"
" A Galpão Mais colocou uma manilha despejando esgoto na nascente"
"Esse muro está tão ilegal que mesmo com alvará ela não obedece o limite de recuo"
O outro caso mais recete é que o RECANTO DA BENÇÃO que estaria se apropriando indevidamente do rio. Segundo os moradores,a pousada estaria construindo um muro na tentativa de isolar a área, além usar placas da da polícia de choque na tentativa intimidar e afastar pescadores que ultilizam aquela área.
FALAS DE MORADORES:
"Quando uma senhora carente fez uma barraca para venda, a prefeitura derrubou tudo. a casa da bênção faz um muro cercando o rio e nada acontece"
O picuaia está vivo aos trancos e barrancos com uma diversidade de peixes,camarões e vegetação que podem sumir com a destruição causada pelo homem com a sua ganância e o aparente fechar de olhos da prefeitura em Lauro de Freitas com os fatos.
FALA DE MORADORES:
"Já tomei muito banho nesse rio e pesco até hoje para me alimentar. Seria bom se a prefeita Moema tivesse mais atenção com essa linda natureza"
"O que está acontecendo aqui é um genocídio ambiental"
"Aqui é o único espaço de lazer que a população tem"
"Queremos que a prefeitura revitalize a lagoa e acabe com a poluição do esgoto despejado pela Galpão Mais"
Não podemos aceitar tanto descaso com a natureza . existe um setor específico na prefeitura chamado secretária do Meio Ambiente que gera custos aos cofres da cidade e são bancados com nossos impostos.
saiu: Itinga TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário