segunda-feira, 17 de abril de 2017

Estudantes reclamam da falta do transporte escolar no Quinta da Glória

Estudantes e pais de alunos do Residencial Quinta da Glória, localizado no Parque São Paulo, Itinga, reclamam da falta do transporte escolar na região. Segundo os moradores, o ônibus entra de vez em quando no condomínio e já houve período de ficar 10 dias sem o transporte.
Laiane, estudante da rede municipal afirma que ouviu do motorista a informação de que só há um ônibus rodando e que as vezes atrasa, e que por esse motivo, não entra no condomínio. Ainda segundo ela, o motorista sugeriu que os estudantes se dirigissem à via principal para pegar o transporte.
O presidente do FUNDEB (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica), Irundi Andrade, nos disse em entrevista que Lauro de Freitas perdeu grande parte do recurso do PNATE (programa nacional de atendimento ao transporte do escolar), um programa nacional de transferência de recursos através do FNDE (fundo nacional de desenvolvimento da educação) para custear o transporte dos estudantes domiciliados em área rural. Segundo ele, o município perdeu o repasse devido ao não uso dos valores recebidos e sucessivas reprogramações de saldo para exercício seguinte, fato que gerou a significativa diminuição do repasse pelo FNDE ao município, por entender que a não utilização dos valores recebidos implicava na não necessidade dos mesmos.
Ainda segundo Irundi, existe também o repasse estadual do PETE (programa estadual de transporte escolar) que é um programa de repasse do Estado para o município visando custear o transporte do aluno de área rural que estuda na rede estadual dentro do município ou se desloca para escola do estado fora do município. Ele explica que quando há greve na rede municipal o transporte é suspenso e esses alunos são prejudicados. Ele sugere um outro formato de gestão do recurso do PETE/BA.
No governo anterior um convenio no valor de 400.000,00 (Quatrocentos mil reais) foi assinado com o Governo Federal para a aquisição de 2 ônibus para fazer o transporte escolar, basta agora saber onde estão. Tentamos contato com a secretaria de Educação, mas até o fechamento dessa matéria, não obtivemos sucesso.
saiu: www.jornalfolhapopular.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário