Realizado em várias partes do mundo, o encontro Pedalada Pelada chega a Salvador neste sábado, 5, reunindo ciclistas às 17h, na Barra, para o percurso que começa às 18h.
Os organizadores do evento sugerem que os participantes não usem roupas. "Com a nudez, queremos deixar de ser invisíveis no trânsito e chamar a atenção para a violência que os pedestres e ciclistas sofrem", explicou a servidora pública Marcella Marconi, 33, uma das integrantes do evento.
"O intuito da nudez é mostrar como estamos nus no trânsito. Diferentemente dos carros, não temos nada para nos proteger", disse a publicitária Renata Aila, 28, que usa a bicicleta como meio de transporte desde os 10 anos.
"Estamos nus no trânsito, não temos nada para nos proteger", a propósito, é um dos dizeres que estará nos cartazes de Renata, que também fará uma pintura corporal.
Impacto
Marcella Marconi acredita que a primeira edição do evento terá um impacto tanto positivo quanto negativo na cidade. Segundo ela, a sociedade só é liberal em tese, na prática não é bem assim. "Apesar da sugestão de ir sem roupas, não é obrigatório. As pessoas podem ir com trajes de banho, peças íntimas ou como quiserem", explicou.
Além da violência, os ciclistas também querem despertar a consciência da sociedade para o problema da poluição. "Os meios de transporte ativos - não motorizados - não poluem", ressaltou a servidora pública.
Marcella informou que o percurso da manifestação ainda não está decidido, mas que escolheram a Barra por ser um ponto de fácil acesso e que dá para aglomerar bastante gente.
Este ano, as cidades pautadas para encontros são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).
saiu: atarde.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário