Foto: Marcello Casal Jr/ABr
O sistema de emissão de carteira de trabalho será suspenso no interior
da Bahia e na região metropolitana de Salvador a partir desta
sexta-feira (5-12) e voltará ao normal a partir de 2 de janeiro de 2015.
Para quem mora na capital, a suspensão começa no dia 12 de dezembro. De
acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia
(SRTE/BA). "O serviço vai precisar ser suspenso porque o ministério está
implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa
mudança, o ministério vai agilizar o processo de produção da carteira",
explicou o chefe do setor de políticas de trabalho, emprego e renda da
SRTE, Carlos Melo. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quarta (4),
Melo afirmou que a mudança permitirá que alguns postos emitam o
documento imediatamente. A SRTE orienta que as pessoas que desejarem a
primeira ou segunda via da carteira ainda esse ano antecipem a
solicitação. Caso o trabalhador consiga uma oportunidade de emprego
durante o período de suspensão, o empregador pode admitir o funcionário
por 30 dias sem carteira. Nesse período, o contratante deverá fornecer
um documento que comprove a data de emissão, a natureza do trabalho, o
salário e a forma de pagamento. A emissão da carteira pode ser agendada
pelo telefone (71) 3329-8431 ou através do site do ministério.
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