sexta-feira, 10 de março de 2017

O sábado é de Bamburucema no Terreiro de Santa Bárbara

Táta Waldemir e a prefeita Moema Gramacho
O clima é de festa na comunidade da Lagoa dos Patos, importante bairro da periferia de Lauro de Freitas.  O Terreiro de Santa Bárbara, casa de candomblé de nação Angola, liderada pelo Táta de Nikisse Waldemir Filho, vive um momento de grande emoção. Filhos, netos, amigos e simpatizantes, esperam ansiosos a festa da rainha Bamburucema (Iansã na nação ketu), neste sábado dia 11.
Será comemorado também os 37 anos de iniciação do Táta Waldemir, um homem que nasceu e viveu na Lagoa dos Patos e é uma importante figura política do local. Pai Waldemir, como é mais conhecido, tem um legado de luta e serviços prestados a comunidade. Em 2012, sob indicação do então vereador Lula Maciel, recebeu o título de cidadão laurofreitense.
Rodrigo Siqueira, artista plástico
O terreiro cresceu e junto com ele a comunidade, que se tornou internacionalmente conhecida. Táta Valdemir não se cansa de inovar e fazer importantes investimentos para agradar os nikisses e promover a melhoria de sua comunidade religiosa. Um dos momentos mais esperado desse sábado é a inauguração da fonte de Dandalunda (Oxum), um lindo espaço sagrado arquitetado e construído pelo artista plástico Rodrigo Siqueira da empresa Brasil Com Artes. Rodrigo disse em entrevista a nossa redação que esse foi um dos melhores trabalhos ao longo de sua carreira. “Nunca dediquei tanto carinho e me senti tão gratificado na materialização de um projeto, quanto esse aqui, no terreiro de Santa Bárbara”. Afirmou.
A festa está prevista para começar as 19 horas e o Táta Valdemir espera um público de mais de 500 pessoas, que juntas vão louvar e saudar a majestosa Bamburucema, senhora dos ventos e tempestades.
saiu: www.jornalfolhapopular.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário