terça-feira, 24 de abril de 2018

Vídeo Denuncia chuva de esgoto em Barro Duro na Bahia





Enquanto a turma dos gabinetes com ar condicionado trava um duelo pelos limites territoriais do município, muitas vezes imbuídas apenas de suas vaidades políticas, a comunidade de Barro Duro, área disputada pelos governos de Lauro de Freitas e Salvador, sofre com os problemas do cotidiano.
Na rua Direta do Barro Duro, por exemplo, toda vez que chove, acontece um fenômeno catastrófico na comunidade. O esgoto brota de uma enorme torre de quase 50 metros de altura. Uma verdadeira chuva de fezes e urina cai do céu nos telhados das casas, sobre os carros e na cabeça das pessoas que se arriscam a passar no local.
Uma simples chuva é capaz de desencadear o desastre. As pessoas ficam à cerca de 100 metros afastadas da torre esperando parar o fluxo para então poder passar pelo local.
O estudante de engenharia da UNIME, Lucas Sotero, após analisar as imagens, concluiu que o que acontece no Barro Duro é o que se conhece como Golpe de Aríete. Ele explica que a torre de concreto é na verdade um suspiro construído para conter as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária.
Nesse caso específico, segundo ele, o esgoto despejado erroneamente na rede pluvial é impulsionado pela pressão e acaba que a estrutura que deveria servir para estabilizar a pressão, acaba servindo como chafariz de impurezas dentro da comunidade.
Rosana Galo, agente comunitária de saúde chama a atenção para as partículas, que devido a altura da torre, podem ser levadas pelo vento e atingir o interior das residências e até mesmo serem inaladas pelas pessoas.
O líder comunitário, Cristiano disse que vai procurar a empresa responsável pela obra e pedir providências.
Por: Ricardo Andrade
Tocador de vídeo
00:00
00:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário