- Idade: as chances de desenvolver câncer de próstata aumentam à medida que o homem envelhece. A maioria dos casos se desenvolve em homens com 50 anos ou mais.
- História familiar: homens que têm parentes masculinos de primeiro grau (como um pai ou irmão) afetados por câncer de próstata antes dos 60 anos têm um risco aumentado em 3 a 10 vezes desenvolver este câncer. Pesquisas também mostram que ter um parente próximo do sexo feminino que desenvolveu câncer de mama também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.
- Grupo étnico: o câncer de próstata é mais comum entre homens de ascendência africano-caribenhos e africano, é relativamente raro entre os homens de Ásia.
- Alimentação: a ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e parece aumentar o risco de câncer de próstata. Enquanto o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenóides (como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) parece ter um efeito protetor. Também têm papel protetor as vitaminas (A, D e E) e os minerais (selênio). Há evidências de uma dieta rica em cálcio está associada a um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Leia sobre a importância da vitamina D aqui e os benefícios para a saúde aqui.
- Consumo excessivo de álcool e tabagismo: alguns estudos incluem estes fatores como de risco para o câncer de próstata.
- Obesidade: uma pesquisa recente sugere que pode haver uma ligação entre obesidade e câncer de próstata.
- Exercício: homens que se exercitam regularmente apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.
- SAIU: orientacaomedicaessencial.com.br
domingo, 1 de abril de 2018
Fatores de risco para o câncer de próstata
As causas do câncer de próstata são em grande parte desconhecidas, mas conhece-se alguns fatores de risco:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário