sábado, 28 de abril de 2018

Lauro de Freitas prepara programação especial do Maio Amarelo

Em adesão ao Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), preparou uma programação especial para o mês de maio.
O Maio Amarelo será aberto oficialmente na próxima quarta-feira (2), às 18h, no auditório da Faculdade Unime. A partir do dia 3 a SETTOP realiza atividades educativas nas escolas da rede municipal, blitz em estacionamentos, panfletagem, além de um cinema itinerante.
A culminância do Maio Amarelo no município será a Caminhada Pela Paz no Trânsito, onde os participantes vestem branco e percorrem ruas do município difundindo a importância da responsabilidade no trânsito. A caminhada, no dia 5 de maio, terá como ponto de concentração a Praça da Matriz, no Centro, às 7h30, e chegada na Praça das Orquídea - Pitangueiras. Os participantes serão recepcionados com serviços de saúde (alongamento e aferição de pressão), música e dança.
O Maio Amarelo é um movimento internacional que acontece há cinco anos em 27 países atendendo às metas da Organização das Nações Unidas (ONU) na perspectiva de reduzir o número de acidentes de trânsito em todos os continentes até 2020. Este ano o tema da campanha - “Nós Somos o Trânsito” - incentiva um envolvimento maior da sociedade civil, poder público e iniciativa privada em ações e reflexões sobre uma nova forma de entender a mobilidade.
“Esse Movimento é uma forma de conclamar toda a sociedade para uma reflexão sobre a forma de encarar a mobilidade e sensibilizar para que se faça a opção por um trânsito mais seguro e solidário”, destaca o titular da SETTOP, Olinto Borri. “No trânsito, cada um é responsável por seus atos. Ter consciência disso e se comprometer a adotar uma atitude responsável nas ruas e estradas é o ponto de partida para que possamos reverter as assustadoras estatísticas de trânsito”, enfatiza.
O Maio Amarelo será encerrado no dia 29 de maio, às 18h, na Faculdade Unime, com realização de palestras sobre reabilitação de pessoas com lesão decorrentes de acidentes de trânsito, ministradas por profissionais do Hospital Sarah, referência no país nesse tipo de atendimento.

Confira a programação completa
02/05 - Abertura Solene na Unime, 18h. Presença da Prefeita e autoridades
03/05 - CineLaura - 18h. - Praça da Matriz
04/05 - Painel Colaborativo - (Settop)
            Será colocado um painel onde os servidores colocarão em um post-it o seu comprometimento para um trânsito mais seguro.

05/05 - Caminhada pela Paz no Trânsito
            Concentração: 7h30
            Saída da Praça da Matriz e chegada na Praça das Orquídeas (Praça da Settop)
08/05 - Blitz com apoio da Polícia Rodoviária Federal
09/05 - Atividade em Escola Municipal
10/05 - CineLaura - 18h – Itinga
15/05 - Blitz com apoio da Polícia Rodoviária Federal
16/05 - Atividade em Escola Municipal
17/05 - CineLaura - 18h Vilas do Atlântico
19/05 - Blitz Educativa – Base
23/05 - Atividade em Escola Municipal
 23/05 - Panfletagem no Cineteatro
            Horário: 14 - Participação no Evento: Show da Mente
24/05 - Cine Laura - 18h - Portão
 29/05 - Encerramento, 18h. Unime
            Palestras:
            - Reabilitação de pessoas com lesão decorrentes de acidentes de trânsito,  Hospital Sarah.
            - Provítimas.

1.         De 14 à 19/05 - Stand para credenciamento de estacionamento para idosos e deficientes.
Local: Shopping Estrada do Coco.
Horário: 09h30 às 16h


Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
28/04/2018
71 3288 8371


NOTA DE FALECIMENTO DE DONA NOELIA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Hoje a comunidade do brisa esta em luto se despede da nossa amiga noelia da família do brisa. vá em paz amiga que Deus te receba e olhe por nos aqui na terra. Ônibus para o enterro as 13:30 no quiosque. Sepultamento as. 15 hs em

Associação de Imprensa de Lauro de Freitas vem a público repudiar a agressão sofrida pelo repórter fotográfico do jornal Correio

Associação de Imprensa de Lauro de Freitas vem a público repudiar a agressão sofrida pelo repórter fotográfico do jornal Correio
A Associação de Imprensa de Lauro de Freitas vem a público repudiar a agressão sofrida pelo repórter fotográfico do jornal Correio, Beto Junior, onde ele acusa acusa um agente da Transalvador e outros de desferir chutes e pontapés.
Não é possível que profissionais de imprensa sejam agredidos por estar agindo dentro de sua função.
Solicitamos que a prefeitura de Salvador tome as providências dentro do rigor que o caso exige.

Marcio Brito
Presidente da Associação de Imprensa de Lauro de Freitas

O repórter fotográfico do jornal Correio, Beto Junior, contou ao BNews, na noite desta quarta-feira (25) como ocorreram as agressões sofridas durante a cobertura jornalística do jogo Vitória e Corinthians, no Barradão. Ele acusa um agente da Transalvador de desferir chutes e pontapés. O profissional levou cinco pontos na cabeça após as agressões.

“Estava indo fazer a cobertura dentro do carro do jornal. Paramos na barreira da Transalvador e eu desci, mostrei a minha identificação e a do carro. O agente disse que nós não poderíamos passar porque o carro estava sem a logomarca. Expliquei que precisamos tirar porque no último BAVI, tivermos problemas com a identificação. Ele chamou um outro agente que não liberou afirmando ser procedimento do Vitória. Voltei a mostrar a identificação do carro, e um terceiro agente chegou bem alterado”, conta.

Segundo Junior, este terceiro preposto que o agrediu. “Ele disse que ia chamar a polícia e foi. Os policiais vieram e conversaram comigo. Enquanto eu explicava, o agente pegou o celular e começou a me gravar. Eu disse a ele que quem trabalhava com imagens era eu então eu podia tirar foto dele e comecei a tirar as fotos. Ele não gostou e veio para cima de mim. Minha reação foi ir para cima dele também. Ele caiu no chão. Eu também cai no chão, bati minha cabeça no ferro e ele levantou e me deu vários chutes. Vários chutes mesmo”, continua.

Questionado se a polícia apartou a briga, ele respondeu: “Sim, mas só depois que eu apanhei muito”.

O fotógrafo conta que está com o maxilar, joelho, braços machucados, além do corte na cabeça que o fez levar cinco pontos.

O atendimento foi feito pela ambulância da Vitalmed que estava no campo, para atendimento dos jogadores e outros. “Agora vou prestar queixa e fazer o exame de corpo delito”.

O equipamento do repórter também foi quebrado pelo agente.

AILF

Diretora do Inema é ivestigada por ambientais em Lauro de Freitas e omissão de dados

Resultado de imagem para Inema
IMAGEN GOOGLE
O Ministério Público estadual (MP) abriu uma investigação criminal contra a diretora geral do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Cristina Telles de Araújo Lima, por omissão de dados técnicos. A suspeita é que ela tenha se negado a entregar informações “indispensáveis à propositura da ação civil” solicitadas pelo MP. Ela também é investigada por supostos danos ambientais ocorridos em Lauro de Freitas, que seriam de responsabilidade do órgão estadual. A apuração foi aberta pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca do município da região metropolitana de Salvador. A Promotoria vai apurar se ela descumpriu as leis 9.605/ 1998 e 7.347/ 1985 - ambas tratam sobre sansões a responsáveis por danos ao meio ambiente -, que preveem o pagamento de multa e prisão de três meses a três anos de prisão. 

Para averiguar o caso, o MP abriu dois procedimentos investigatórios, ambos neste mês – o primeiro no dia 3 e o segundo no dia 20.


Fonte: Correio da Bahia

GLEISI: MAIS DE 20 TIROS FORAM DISPARADOS CONTRA O ACAMPAMENTO

"Muito grave o atentado nesta madrugada ao acampamento da vigília democrática de solidariedade ao Lula. Companheiro Jeferson, de São Paulo, baleado no pescoço, corre risco de morte. Esperamos providência rigorosa por parte das autoridades de segurança", denuncia a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT; em vídeo, ela detalha que "mais de 20 tiros foram disparados contra o acampamento" Marisa Letícia, e diz que a violência "é resultado desse processo construído de perseguição contra o presidente Lula, o PT e os movimentos de esquerda. A Lava Jato tem responsabilidade nisso, assim como a Globo"; assista

saiu:www.brasil247.com

sexta-feira, 27 de abril de 2018

O Prof:Marcelo santana em 2018


Ao site Cidade Livre News. Marcelo Santana, Pre candidato a deputado federal defende que o candidato assine uma escritura publica autorizando a sociedade cassar seu mandato caso nao cumpra o prometido. Para Marcelo candidato sem compromisso com a sociedade nao passa de um bandido!

Lauro de Freitas concede reajuste acima do piso nacional para professores da rede municipal


A prefeita Moema Gramacho concedeu o reajuste salarial anual de 7% para os professores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, percentual maior que o piso nacional estipulado pelo MEC, que para o ano de 2018 foi de 6, 81%. O aumento anunciado nesta quinta-feira (26), durante reunião entre representantes da categoria e da gestão, concede ganho real salarial de mais 4% para a docência na cidade. “A garantia dos direitos dos trabalhadores para mim é sagrada, por isso, apesar do cenário de crise e recessão nacional temos priorizado o salário do trabalhador”, declarou Moema.
Segundo o acordo firmado entre as partes na mesa de negociação, o percentual será inserido de forma escalonada. O reajuste começa a valer já a partir deste mês. “Temos garantido a cada ano maiores conquistas, com ganho real no salário. Essa é uma vitória da classe trabalhadora”, salientou a prefeita.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf), Valdir Silva, disse que a decisão coloca a cidade numa posição de destaque das demais administrações da região metropolitana.
“Diante de uma conjuntura nacional em que os municípios e estados não estão pagando o piso, inclusive cidades como Salvador e Camaçari que há três anos estão em reajuste 0%, aqui em Lauro de Freitas conseguimos acima do nacional. É uma vitória para a categoria, para todos”, disse. Para a diretora sindical, Nicia Bastos a avaliação é semelhante. “Somos diferenciados por que os municípios não estão cumprindo o percentual, aqui conquistamos acima”, frisou.
Além dos professores efetivos, os contratados pelo Regime Especial de Direitos Administrativos (Reda), também receberão o acréscimo salarial do piso municipal. A categoria apresentou outras demandas que serão avaliadas pela gestão. A proposta do piso segue agora para discussão na Assembleia Geral da categoria marcada para o dia 9 de maio.
Jornalista Giovanna Reyner
Fotos: Lucas Lins
Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

A SESP DE LAURO DE FREITAS NOVAMENTE NÃO RESPEITA AS RELIGIOẼS DE MARTINS AFRICANA

O pq primeiramente pare de nós matar e não fora Temer ?
Pq os nossos são os primeiros a nós matar...
No dia 21 março ação desrespeitosa dos funcionários da SESP Lauro de Freitas para com Terreiro Oyá Matamba.
Qual a tratativa da gestão? um nada ! Ham como assim?   pq pra gestão esse terreiro não existe ora aqui frequenta pessoas humildes de classe popular então pq se preocupar.
Foi solicitado da SESP a podas das Árvores e iluminação para
*Reunião do dia 28/04 com coletivos locais para o maio da diversidade
*29 /04  Festa de marujo
A SESP o que diz:  finge que vai colocar a iluminação e não da retorno sobre a  iluminação nada * nada.
E poda menina cader? fez não a chuva derrubou algumas árvores galhos e isso foi solicitado antes das fortes chuvas
Se ferir alguém? Nós de cá arcamos com as consequências.
Qual pergunta ficar no ar será que Racismo religioso nesses episódios?

A imagem pode conter: Thiffany Odara, em pé
Thiffany odara
Lauro de Freitas BA
Melhore

Alterações renais: lesão renal ou manifestações extra intestinais?

Como já aprendemos, ocorrem manifestações extra intestinais das doenças inflamatórias intestinais e não são raras. Já falamos sobre algumas, comoartritemanifestações oraisdistúrbios oftalmológicos e manifestações dermatológicas. Poucas pessoas sabem, mas os rins são outros órgãos que podem ser acometidos. O  comprometimento renal e urinário acontece em 4% a 23% dos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais e tendem a se comportar como as demais manifestações extra intestinais.


Porque distúrbios renais acontecem?


Existem várias possíveis causas:

- A própria atividade da inflamação intestinal,

- Susceptibilidade genética,

- Reações autoimunes por compartilharem antígenos comuns,

- Consequência de distúrbios metabólicos, frutos de má absorção,

- Supercrescimento bacteriano,

- Síndrome do intestino curto (que acontece devido à ressecções intestinais repetidas).

    Quais são os distúrbios renais mais comuns nas doenças inflamatórias intestinais?


    Dentre as manifestações renais podemos citar a nefrolitíase, a amiloidose, a nefrite tubulointersticial e a glomerulonefrite. 

    As complicações renais incluem: nefrite tubulointersticial pelo medicamento 5-ASA, insuficiência renal pelo medicamento ciclosporina e glomerulonefrite e nefrite lúpica causada pelos medicamentos anti-TNFα. 

    Iremos abordar algumas delas especificamente.

    Nefrolitíase

    A nefrolitíase é a mesma coisa que cálculo (pedra) nos rins e sua incidência é de 3 a 6 vezes maior nos portadores de doenças inflamatórias intestinais que na população geral e é mais alta na doença de Crohn que na retocolite ulcerativa. Essa ocorrência pode chegar a ser até 100 vezes maior em pacientes hospitalizados.

    A maioria dos doentes com doença de Crohn e litíase urinária foram submetidos a cirurgias que, quanto mais extensas, maior o risco de formação de cálculos. Esses cálculos são formados de ácido úrico ou oxalato de cálcio e vários fatores contribuem para sua formação. A diarreia crônica ocasiona uma redução do pH urinário, com perda de substâncias alcalinas nas fezes e, em consequência, um grande aumento de ácido úrico na urina.

    Um modo de aliviar ou até mesmo evitar esses cálculos de ácido úrico é aumentar a ingestão de líquidos e alcalinizar a urina, mas essa parte você tem que ver com seu médico. Mas se a excreção de ácido úrico na urina estiver aumentada será necessário diminuir as proteínas da alimentação (alimentos de origem animal, principalmente) e o emprego da medicação alupurinol.

    Os cálculos de oxalato de cálcio estão relacionados à excreção aumentada de oxalato na urina causada pela elevada absorção pela mucosa intestinal que pode ser causado por: má absorção de ácidos biliares no íleo terminal inflamado ou ressecado, que faz com que haja uma queda na absorção de gorduras que fixam o cálcio, gerando maior quantidade de oxalato livre e, ao mesmo tempo, existe uma permeabilidade aumentada da mucosa para a absorção do cálcio. Outras causas incluem a colonização por Oxalobacter formigens e a ocorrência de queda de fatores anti-litogênicos na urina, como o citrato de magnésio.

    A forma de reduzir o risco de nefrolitíase em pacientes com doença inflamatória intestinal é a ingestão abundante de água e uma dieta com baixo teor de oxalato e de gorduras ou a substituição delas pelos triglicerídeos de cadeia média (TCM), além de possíveis benefícios ocasionados pelo uso do medicamento colestiramina e piridoxina.

    Amiloidose

    A amiloidose secundária é caracterizada pela deposição extracelular de proteína amilóide, neste caso, nos rins. É rara, mas é uma complicação grave em pacientes com doença inflamatória intestinal e pode ser fatal. Ocorre com mais frequência na doença de Crohn e te sido demonstrada ser mais comum na ileocolite que na ileíte ou colite, havendo forte correlação da gravidade da doença com o surgimento da amiloidose.

    Revela-se como uma síndrome nefrótica ou como insuficiência renal. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento serão definidos pela equipe médica. Existem alguns remédios que podem ser utilizados, inclusive os anti-TNFα, mas realmente há casos em que há necessidade do transplante renal.

    Nefrite tubulointersticial


    Embora a nefrite tubulointersticial não possa ser diretamente relacionada à doença inflamatória intestinal, a relação positiva entre a gravidade da doença e a presença de proteinúria (eliminação de proteína na urina) sugere maior probabilidade de que ela seja mais uma manifestação extra intestinal que uma consequência de uma ação nefrotóxica medicamentosa (o ácido 5-amisalicílico, ou 5-ASA).

    Parece que a própria doença de Crohn pode causar nefrite intersticial granulomatosa, além de ter outras consequências como hiperoxalúria, amiloidose renal e hipocalemia causada pela diarreia.

    Glomerulonefrite

    É considerada uma manifestação extra intestinal e vários tipos de glomerulonefrite tem sido observadas nos pacientes com doença inflamatória intestinal. 

    As causas incluem: exposição de células imunes a diversos antígenos com consequente produção de imunocomplexos que se acumulam nos glomérulos e fatores genéticos. Tem sido observado que a melhora da função renal tem ocorrido na maioria dos pacientes com doença inflamatória intestinal em remissão.

    saiu:ww.crohnecolite.com.br

    quinta-feira, 26 de abril de 2018

    Estação Aeroporto do metrô é entregue à população


    Fim de linha, literalmente. Soteropolitanos e turistas já podem desembarcar na Estação Aeroporto, que integra a linha 2 do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas e foi entregue pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (26), quando entrou em operação. Com a inauguração do equipamento, o metrô totaliza 33 quilômetros de extensão, somando as duas linhas. A implantação do modal recebeu recursos da ordem de R$ 5,6 bilhões, incluindo as obras complementares, como estações, passarelas, ligações viárias, terminais de ônibus, entre outras que integram o sistema. 

    Acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, secretários de Estado e outras autoridades, o governador falou sobre a entrega da última estação da linha 2. “Esse projeto é exemplo de um modelo novo de fazer obra pública. Fico orgulhoso do nosso metrô ter se tornado referência nacional e internacional, pela sua estrutura licitatória e pela inovação. Mesmo tendo a vigésima receita per capita do Brasil, A Bahia hoje é o estado que mais investe em mobilidade urbana no país”, declarou. 

    Na ocasião, Rui Costa adiantou informações sobre a continuidade das obras da linha 1. “Em maio, iremos publicar a licitação das obras de mais cinco quilômetros de extensão e de duas estações do metrô, partindo da Estação Pirajá, seguindo para a região da Brasilgás, na BR-324, e próximo à área onde será a nova rodoviária, em Águas Claras/Cajazeiras, que deverão ser concluídas em 24 meses", anunciou Rui Costa.

    Rui
    (Foto: Manu Dias/GOVBA)

    Com capacidade para 17 mil passageiros por hora, a nova estação dá a Salvador o título de uma das três capitais brasileiras a ter um metrô ligando o centro da cidade ao aeroporto - São Paulo e Recife completam o trio. Só para se ter ideia, com a inauguração do equipamento, será possível ir da Lapa até o Aeroporto, em 35 minutos, ou partindo da região da rodoviária, em pouco mais de 20 minutos.

    "Um sonho realizado para Salvador e Lauro de Freitas. Dos 26 estados e Distrito Federal, somos o terceiro a ter o aeroporto interligado ao Centro por metrô. É uma vitória de todos", comemorou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Demir Barbosa.


    Estrutura

    São mais de 9,1 mil metros quadrados de área construída vigiados por 139 câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, concessionária que forma uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, e é responsável pela operação do modal. Completam a estratégia de segurança rondas dos agentes de atendimento e segurança, e iluminação em LED.

    Ainda compõem a estrutura da Estação Aeroporto sanitários, dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade. 

    Estação Aeroporto

    (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

    Moradora do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, a dona de casa Maria Rosa é só elogios ao metrô. "Eu uso o metrô para fazer feira em São Joaquim e comprar na Avenida Sete, e ele chegando em Lauro de Freitas ficou ainda melhor. É menos tempo no trânsito e isso significa mais segurança. Sou bem tratada por todos os funcionários. Dá gosto de usar esse transporte", comentou.

    A servidora pública Jacira Chaves concorda com dona Maria Rosa. "É uma mão na roda. Vou conseguir chegar ainda mais rápido no trabalho e sei que com os possíveis aumentos das linhas a tendência é melhorar ainda mais".


    Integração

    A região do Aeroporto vai contar ainda com mais três estruturas que irão facilitar a vida dos usuários do metrô. Para transitar entre a nova estação e o aeroporto, os usuários irão contar com ônibus exclusivos da CCR, sem custos adicionais para os passageiros, com saída de 10 em 10 minutos. 
    Os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e contarão com ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para até 16 malas grandes ou 32 médias, câmeras internas de monitoramento, e capacidade para 75 passageiros – 19 sentados e 56 em pé.


    Metrr
    (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

    Há ainda um terminal de integração de ônibus, similar ao já inaugurado em Pituaçu, que deverá ser entregue à população em julho, e uma passarela de ligação com 395 metros de extensão e capacidade para atender um fluxo de nove mil pedestres por hora, também entregue pelo governador, junto com a nova estação, que vai funcionar no mesmo horário de todo o sistema, das 5h à meia-noite, inclusive nos feriados e finais de semana. 

    Para melhorar a operação de integração nos pontos, o viaduto para acesso a Lauro de Freitas terá a quarta faixa exclusiva para coletivos, com vistas a facilitar o acesso aos pontos de ônibus para integração com a nova estação.

    saiu:www.bahia.ba.gov.br

    quarta-feira, 25 de abril de 2018

    ZANIN ALERTA SOBRE RISCOS À SAÚDE DE LULA

    O advogado Cristiano Zanin Martins alertou nesta quarta-feira, 25, para os riscos para a saúde do ex-presidente Lula de sua prisão política na sede da Polícia Federal em Curitiba; em petição encaminhada à juíza Carolina Lebbos, os advogados de Lula destacam que Lula, atualmente com 72 anos, não passou por qualquer exame médico desde que foi levado à PF há 18 dias, como habitualmente vinha realizando; "A defesa do peticionado obteve informações de que outras pessoas que se encontram custodiadas na Superintendência da Polícia Federal no Paraná recebem atendimentos de médicos por eles indicados", diz a petição
    saiu:www.brasil247.com

    Bahiafarma inicia fornecimento de insulina para o SUS em todo o País

    Laboratório estadual baiano assume controle de qualidade - Foto: Tiago Décimo l Divulgação l 11.12.2017

    Com um faturamento previsto de R$ 206 milhões somente este ano, a Bahiafarma, laboratório público do estado da Bahia, em parceria com a empresa ucraniana Indar, começa a fornecer esta semana insulina para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
    O contrato prevê o abastecimento de postos e demais unidades de saúde com 20 milhões de doses do hormônio essencial para o controle do diabetes: 650 mil doses já serão distribuídas até o final deste mês, passando a dois milhões de doses mensais a partir de maio.
    O laboratório baiano fica, portanto, responsável pelo atendimento de 50% da demanda de insulina do Ministério da Saúde e passa a fornecer para o SUS as insulinas de maior uso: a Regular (R) e a de ação prolongada, NPH.
    Os produtos, nesse primeiro momento, não serão produzidos na Bahia e, sim, pela empresa ucraniana Indar, que é referência internacional no setor, sendo parceira do governo baiano no projeto de desenvolvimento tecnológico e construção de uma fábrica de insulina, a ser instalada no município de Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador.
    Etapas
    “Enquanto a fábrica está sendo construída, vamos primeiro importar a insulina, ficando a Bahiafarma responsável pelo produto no Brasil, inclusive quanto ao controle de qualidade; depois, vamos envazar o produto até, finalmente, começarmos a produção na Bahia”, explica o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.
    O projeto tem apoio do Ministério da Saúde que vem estimulando o desenvolvimento das chamadas parcerias para o desenvolvimento produtivo (PDPs), a exemplo da firmada entre o governo baiano e o laboratório ucraniano, visando à instalação da fábrica no Brasil.
    O objetivo é contar com maior segurança no suprimento do produto com menos exposição às flutuações de preços praticados pelos grandes controladores globais da produção de insulina, já que o País tem grande demanda pelo produto: de acordo com dados do ministério, somente entre os portadores de diabetes tipo 1, dependentes regulares de insulina, já são mais de 600 mil brasileiros.
    Novo segmento
    Dentre as vantagens mais imediatas está o fato de que, com o fornecimento pela Bahiafarma, o SUS passa a fazer a aquisição da insulina por um preço muito menor, facilitando o acesso do medicamento para milhares de portadores do diabetes.
    Ronaldo Dias destaca ainda que, além dos impactos positivos na área de saúde, no caso da economia baiana, a operação representa o desenvolvimento de um novo segmento industrial baiano e a cadeia produtiva. “Mesmo diante da alta tecnologia, a fábrica prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos”, frisa.
    saiu:atarde.uol.com.br

    Metrô altera funcionamento do transporte coletivo em Lauro de Freitas


    A Estação Aeroporto do metrô, em Lauro de Freitas, começa a operar a partir das 12h desta quinta-feira (26) logo após a cerimônia de inauguração, marcada para as 9h. O novo modal, que vai transformar a mobilidade urbana no município, permitirá à população fazer o trajeto entre Lauro de Freitas e a Estação da Lapa em 35 minutos, roteiro que, de ônibus, em horários de pico chega a duas horas.



    O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) Olinto Borri, detalhou as alterações que serão introduzidas na cidade com a chegada do metrô. “Um terminal de transporte provisório foi instalado na Avenida Gerino de Souza Filho, sentido Salvador, com toda a infraestrutura. O passageiro do transporte metropolitano vai parar numa área coberta, com wi-fi e recuo para os ônibus estacionarem com segurança e fazer o embarque/desembarque, com acesso à passarela até o metrô. No retorno, em cima do viaduto, foram instalados pontos de ônibus que atenderão quem chega à Estação Aeroporto, sentido Litoral Norte, em frente ao acesso à passarela”.
    O secretário pede atenção aos motoristas para a alteração na subida do viaduto. A quarta faixa será dedicada exclusivamente para ônibus coletivos que farão a integração com o metrô. A Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco) está sendo devidamente sinalizada para facilitar a operação de integração. Tanto essa quarta faixa quanto o terminal provisório na avenida Gerino de Souza Filho serão desativados após a inauguração do terminal definitivo, prevista para daqui a 120 dias. Os usuários das linhas metropolitanas terão direito à integração Ônibus-Metrô com o uso dos cartões (Metrô, SalvadorCard ou Metropasse) pagando apenas uma tarifa.
    A Prefeitura de Lauro de Freitas está finalizando o formato da licitação do transporte municipal para ampliar as opções de integração, possibilitando que o serviço esteja disponível para quem transita nos bairros da cidade. “A estação do metrô em Lauro de Freitas vai trazer a comodidade para a população. Não haverá cortes de linhas. A diferença é que os passageiros terão a opção de pegar o metrô vazio, na primeira estação ao invés de ir para a Estação Mussurunga. Vamos possibilitar o deslocamento do cidadão de maneira mais rápida e confortável”, explicou o secretário Olinto Borri.
    Confira as linhas disponíveis para integração com a estação do metrô em Lauro de Freitas.

    ·  Ponto do Viaduto
    Areia Branca - Itaigara / Orla
    Itinga - Estação da Lapa Via Cardeal da Silva
    Jambeiro - Terminal Mussurunga
    Vida Nova - Lapa Via Itinga
    Itinga - Terminal Pituaçú Via Itapuã
    Itinga - Terminal Rodoviária Via Itapuã / Av. Magalhães Neto
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Terra Plac
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Av. Santos Dumont - Ba - 099
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Caic
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Parque São Paulo
    Lauro De Freitas - Estação Da Lapa Via Av Centenário
    Kartódromo - Estação Da Lapa Via Av Amarílio Tiago Dos Santos
    Kartódromo - Estação Da Lapa Via Praça Da Arcanja
    Portão – terminal Pituaçu Via Pinto de Aguiar
    Aeroporto - Sieiro
    Aeroporto - Praça Da Sé
    Jardim Das Margaridas – Lapa
    Jardim Das Margaridas - Estação Mussurunga
    Paripe - Aeroporto
    Fazenda Coutos/Vista Alegre - Aeroporto
    Paripe - Aeroporto
    Rua Gerino de Souza Filho
    Areia Branca - Itaigara / Orla
    Itinga - Estação Da Lapa Via Cardeal Da Silva
    Jambeiro - Terminal Mussurunga
    Vida Nova - Lapa Via Itinga
    Itinga - Terminal Pituaçú Via Itapuã
    Itinga - Terminal Rodoviária Via Itapuã / Av. Magalhães Neto
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Terra Plac
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Av. Santos Dumont - Ba - 099
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Caic
    Vida Nova - Terminal Mussurunga Via Parque São Paulo
    Lauro De Freitas - Estação Da Lapa Via Av Centenário
    Kartódromo - Estação Da Lapa Via Av Amarílio Tiago Dos Santos
    Kartódromo - Estação Da Lapa Via Praça Da Arcanja
    Portão - Terminal Pituaçú Via Av. Pinto De Aguiar
    Aeroporto - Sieiro
    Aeroporto - Praça Da Sé
    Campo Grande - Aeroporto
    Lapa - Aeroporto
    Jardim Das Margaridas - Lapa
    Jardim Das Margaridas - Estação Mussurunga
    Paripe - Aeroporto
    Fazenda Coutos/Vista Alegre - Aeroporto
    Paripe - Aeroporto


    Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
    24/04/2018
    71 3288 8371