Integrantes da comunidade quilombola Quingoma promoveram um protesto na manhã desta terça-feira (29), na Estrada do Coco (BA-099), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O grupo é contrário ao projeto de delimitação da área, que visa reduzir o território em 80%.
Segundo o Centro Integrado de Comunicação da polícia (Cicom), cerca de cem manifestantes se concentraram em frente ao Hospital Geral Menandro de Faria e seguiram para a Câmara de Vereadores do município [vídeo abaixo].
"As nascentes estão secando! Os animais estão morrendo!", "Comunidade quilombola do Kingoma, Quilombo do Município de Lauro de Freitas está sendo aterrorizada pela Bahia Norte", "O Governo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas pressionam a comunidade do Kingoma para tomar 80% do território!", "O Quilombo Kingoma pede socorro!", denunciaram os quilombolas através de cartazes.
Conforme o Cicom, guarnições da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) acompanharam a manifestação pacífica. Durante o ato, o grupo chegou a questionar a prefeita Moema Gramacho: "De que lado você está?". Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário