Caminhadas em Salvador marcam o Dia da Consciência Negra
Como já é tradição em Salvador no Dia Nacional da Consciência Negra, duas caminhadas percorrem as ruas da capital baiana nesta sexta-feira, 20, para marcar a data.
A 15ª edição da caminhada da Liberdade tem início marcado para as 15h, com saída da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em direção ao Pelourinho. Este ano, a ação homenageia o ex-presidente Lula, que já confirmou presença na celebração.
Às 16h, é a vez da 36ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, realizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), que segue do Campo Grande até a Praça Municipal.
O tema deste ano é 'Década Internacional Afrodescendente', proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que foi aderida pelo governo estadual de forma pioneira.
O Dia da Consciência Negra é data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519, sancionada em 10 de novembro de 2011, pela presidente Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário