A declaração do prefeito ACM Neto sobre a intenção de que ônibus passem a funcionar 24 horas por dia repercutiu nesta segunda-feira, 20, entre rodoviários e passageiros. Para motoristas e cobradores, o anúncio foi ainda mais significativo, por causa da recente morte de um cobrador após um incêndio criminoso em um ônibus na Ribeira, dia 3.
Com a notícia, a discussão em torno da segurança dos profissionais voltou à ordem do dia. Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba) se dizem a favor da iniciativa da prefeitura, embora não tenham sido informados oficialmente sobre o assunto.
"Não chegou isso para nós, mas é importante porque gera emprego. É muito bem-vinda a proposta", afirmou o diretor de comunicação da entidade, Daniel Mota, demonstrando, entretanto, preocupação com a proteção dos profissionais. "Mas precisa ter segurança, porque, se não tiver, a orientação será recolher os ônibus para as garagens".
Reestruturação
De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, a proposta de circulação 24 horas está sendo analisada na primeira etapa dos estudos de otimização das linhas. A partir daí, o sistema de transporte coletivo na cidade será reestruturado, em abril do ano que vem.
Segundo o gestor, mais informações sobre o assunto só serão divulgadas daqui a algumas semanas. Acertos concretos com os novos consórcios que operam o sistema ainda precisam ser feitos. Além disso, os detalhes da proposta serão pensados por técnicos da secretaria.
Sobre a segurança dos rodoviários, o secretário limitou-se a dizer que esse assunto é de responsabilidade do governo estadual, que comanda as polícias. "Mas vamos discutir isso também", garante Mota.
Efeito metrô
A decisão da prefeitura de ampliar o horário de circulação regular de ônibus na cidade tem a ver também com a proximidade do início da operação comercial do metrô, conforme informações de bastidores apuradas por A TARDE.
Como o transporte sobre trilhos funcionará das 4h à 1h ou das 5h à 0h (a decidir), o sistema de ônibus, principal alimentador do metrô, já teria que se adequar à nova realidade. A previsão da prefeitura e do governo estadual é que a integração entre as duas modalidades finalmente ocorra em junho, quando deve ser inaugurada a Estação Pirajá do metrô.
Atualmente, em alguns bairros, o último ônibus regular roda a partir da 0h. A partir daí, conseguir transporte é tarefa quase impossível, mesmo com a existência das linhas chamadas de "pernoitão". Em localidades mais centrais da cidade, a situação é mais tranquila.
Com a notícia, a discussão em torno da segurança dos profissionais voltou à ordem do dia. Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba) se dizem a favor da iniciativa da prefeitura, embora não tenham sido informados oficialmente sobre o assunto.
"Não chegou isso para nós, mas é importante porque gera emprego. É muito bem-vinda a proposta", afirmou o diretor de comunicação da entidade, Daniel Mota, demonstrando, entretanto, preocupação com a proteção dos profissionais. "Mas precisa ter segurança, porque, se não tiver, a orientação será recolher os ônibus para as garagens".
Reestruturação
De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, a proposta de circulação 24 horas está sendo analisada na primeira etapa dos estudos de otimização das linhas. A partir daí, o sistema de transporte coletivo na cidade será reestruturado, em abril do ano que vem.
Segundo o gestor, mais informações sobre o assunto só serão divulgadas daqui a algumas semanas. Acertos concretos com os novos consórcios que operam o sistema ainda precisam ser feitos. Além disso, os detalhes da proposta serão pensados por técnicos da secretaria.
Sobre a segurança dos rodoviários, o secretário limitou-se a dizer que esse assunto é de responsabilidade do governo estadual, que comanda as polícias. "Mas vamos discutir isso também", garante Mota.
Efeito metrô
A decisão da prefeitura de ampliar o horário de circulação regular de ônibus na cidade tem a ver também com a proximidade do início da operação comercial do metrô, conforme informações de bastidores apuradas por A TARDE.
Como o transporte sobre trilhos funcionará das 4h à 1h ou das 5h à 0h (a decidir), o sistema de ônibus, principal alimentador do metrô, já teria que se adequar à nova realidade. A previsão da prefeitura e do governo estadual é que a integração entre as duas modalidades finalmente ocorra em junho, quando deve ser inaugurada a Estação Pirajá do metrô.
Atualmente, em alguns bairros, o último ônibus regular roda a partir da 0h. A partir daí, conseguir transporte é tarefa quase impossível, mesmo com a existência das linhas chamadas de "pernoitão". Em localidades mais centrais da cidade, a situação é mais tranquila.
saiu no A TARDE
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