domingo, 26 de abril de 2015

Terceirização estimula volta dos trabalhadores às ruas


  • josé Carlos Daves/ Futura Press
    Terceirização mobiliza trabalhadores para 1º de maio

A celebração do Dia do Trabalho, 1º de maio, data em que se comemora também a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, ganhou este ano uma conotação de luta pelos direitos trabalhistas que não se via desde as greves do ABC paulista na década de 1980.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciou uma mobilização especial para a próxima sexta-feira e não descarta uma greve geral em caso de aprovação do projeto de lei 4.330, que universaliza a terceirização do trabalho. Mas, afinal, está na hora de rever a legislação trabalhista?

Maior central sindical do país, a CUT promete liderar uma reação em todo o país caso o projeto vire lei. "Não vamos permitir retrocessos. Se o PL 4.330 avançar, vai ter greve geral", afirma o sindicalista Alberto Santos Júnior, mostrando que a entidade planeja dar uma guinada nas manifestações dos últimos anos, em que os trabalhadores iam às ruas para assistir a shows e concorrer a prêmios. Nos últimos 22 anos, o movimento sindical promoveu apenas duas greves gerais. A terceira pode estar a caminho.

Defensor das mudanças na terceirização, o coordenador de relações do trabalho da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Homero Arandas, evita críticas diretas à legislação, mas lembra que a CLT foi criada em uma época em que a economia do país era mais baseada na agropecuária do que na indústria.

"Hoje em dia, o trabalhador não é mais tão desprotegido quanto naquela época", afirma Arandas, para quem os sindicatos têm absoluto respaldo das categorias para negociar acordos e convenções coletivas. "Sou a favor da negociação. Às vezes chegamos a acordos que interessam às empresas e aos trabalhadores, mas esbarramos na decisão de um juiz ao interpretar uma lei", declara.

Arandas, que também é o responsável pelas relações de trabalho na Braskem, traz como exemplo de interpretação da lei esbarra-acordos uma tentativa que empresas do setor petroquímico em Camaçari fizeram de que trabalhadores fizessem troca de turno e encarassem dois plantões seguidos para poderem se adequar aos horários da faculdade em Salvador. "Tentamos também que funcionários não tirassem uma hora de almoço e saíssem mais cedo do trabalho, mas a Justiça não permitiu", disse o executivo.

Em sua visão, o problema não é especificamente a atualização da CLT, mas a diversidade de leis regendo as relações entre capital e trabalho. "Há muitas leis, e isso causa grande insegurança jurídica", diz Arandas, que questiona a interpretação do Princípio Protetor do Hipossuficiente Econômico, que reconhece o trabalhador como parte mais vulnerável da relação com o seu empregador.

Criado na década de 1970, esse princípio jurídico estabelece basicamente que, em caso de dúvidas de interpretação de um texto jurídico, a interpretação do juiz deve ser favorável ao trabalhador. E que, em caso de normas trabalhistas que sejam conflitantes, prevaleça a que seja mais benéfica ao funcionário.

Alberto Santos Júnior, da CUT, concorda com a Fieb quanto à importância dos acordos e convenções coletivas, mas destaca que isso diz respeito ao mínimo de proteção ao trabalhador e afirma que esses acordos não devem ser um limitador da busca de melhores condições para o trabalhador.

Para Santos, a maior ameaça no momento ao trabalhador é o artigo 2 do PL 4.330, que libera a terceirização para atividades-fins. Ou seja, que permite a um banco ter funcionários terceirizados nos caixas e no atendimento aos seus clientes, e não apenas nos serviços de limpeza e segurança, que não são a razão de existir dos bancos, como acontece hoje em dia.

Santos ainda tem esperanças de que o projeto seja rejeitado em votação no Senado. A aprovação do texto final esta semana por 230 votos a 203, margem bem menor do que na primeira votação, é um indício de que as mobilizações em todo o país contra o PL 4.330 surtiram efeito, avalia o sindicalista.

"Não apenas os congressistas sentiram a reação popular, como muitos deles se informaram melhor do teor do que estão votando", afirmou o coordenador nacional da juventude da CUT.

Vitória da Conquista sai na frente na decisão do Baianão





O Vitória da Coquista levou a melhor no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano de 2015 e venceu o Bahia por 3 a 0, no Estádio Lomanto Júnior, na cidade do Sudoeste do Estado, na tarde deste domingo, 26. O time do interior baiano fez uma boa partida e encurralou o Esquadrão, marcando a saída de bola, diminuindo o espaço no meio campo e sendo objetivo no ataque.
Os gols do Bode foram de Fausto, Diego Aragão e André Beleza, todos assinalados no segundo tempo da partida. Com o resultado, o Bahia precisa vencer o jogo de volta por, pelo menos, três gols de diferença para levantar a taça do Baianão. O próximo confronto ocorre no próximo domingo, 3, na Arena Fonte Nova. Antes disso, o Tricolor viajar para Fortaleza para enfrentar o Ceará, na quarta-feira, 29, no Estádio Castelão.
Primeira etapa
O Conquista se impôs desde o início do confronto e levou perigo à meta do Bahia algumas vezes no primeiro tempo. No início, aos 20 minutos, Tatu chutou fraco direto para as mãos do goleiro Jean após jogada individual em contra-ataque do time. Logo depois, aos 26 minutos, Carlinhos recebeu cruzamento de Apodi e, após saída ruim do arqueiro tricolor, chutou livre para o gol e Titi salvou em cima da linha.
Ainda no primeiro tempo, o Bode teve chance de abrir o placar novamente com Carlinhos, aos 32 minutos, em cabeçada após cruzamento de André Beleza. Tatu também teve outra oportunidade, aos 40 minutos, em jogada parecida com a do início da primeira etapa, quando driblou dois jogadores e chutou fraco nas mãos de Jean. A dupla de atacantes do Conquista deu trabalho para a zaga tricolor, no entanto, não conseguiu acertar a pontaria e dar vantagem ao time até o final do primeiro tempo.
O Bahia explorava os lançamentos de Souza, Tiago Real e Bruno Paulista, porém, eram presas fáceis para a zaga do Bode, que afastava todas as bolas que chegavam no campo de defesa. Assim como a defesa era eficiente ao mudar o enredo da trama ofensiva ensaiada pelo tricolor, o ataque marcava bem as saídas de bola do time da capital baiana. Dessa forma, o Conquista conseguiu dominar o primeiro tempo.
Deu Bode
No segundo tempo, o Bode foi arrasador. Logo no primeiro minuto, abriu o placar em cobrança de falta de Carlinhos na cabeça do volante Fausto, que empurrou a bola para dentro das redes no canto direito. A partir do "baque" do gol, o Bahia melhorou no jogo. Após bom passe de Leo Gamalho no setor direito do campo de ataque do Bahia, Maxi recebeu a bola livre e chutou na trave. Essa foi a melhor chance do tricolor na partida.
O Conquista, no entanto, não deixou o Bahia reagir e, ao 22 minutos, ampliou o placar com André Aragão, destaque da partida, que, após roubar a bola da zaga tricolor, chutou forte no ângulo, sem chances para Jean. A partir daí, só deu Bode novamente e em jogada feita no lado direito da defesa Tricolor, André Beleza cortou o zagueiro e chutou no canto. Minutos antes, o técnico do Esquadrão, Sergio Soares, havia substituído Pittoni por Zé Roberto, carrasco do Juazeirense na semifinal.

Com o relógio a seu favor, o time do Sudoeste Baiano administrou o jogo, continuou marcando bem a saída de bola e explorando o contra ataque. O Bahia até tentou, mas parou na eficiente zaga do Conquista, formada por Silvio e Fernando Belém. Faltando 10 minutos para o final da partida, Sergio Soares colocou ainda o volante Yuri e o meia Rômulo nos lugares de Toni e Maxi, respectivamente. Porém, já era tarde, o Bode cadenciou o jogo até o final e garantiu a vantagem para o segundo duelo na Fonte.
Saiu no Jonal: http://atarde.uol.com.br

Motoboy escapa de motô em fúria

Bafafá no trânsito começou na Av. ACM e só terminou na Av. Tancredo Neves.
Motô persegue e atropela motociclista
Motoboy escapa de motô em fúria
Bafafá no trânsito começou na Av. ACM e só terminou na Av. Tancredo Neves.Maurício desceu da moto, que foi arrastada por 5 metros, e se livrou do pior

Uma briga de trânsito entre um motoboy da empresa ULW e um motorista de ônibus do Consórcio Integra Plataforma (OZT-1870), número de ordem 30071, quase termina em tragédia, ontem à tarde, na Avenida Tancredo Neves.
A motocicleta pilotada por Maurício Nascimento dos Santos, 31 anos, foi atropelada pelo ônibus e arrastada por quase cinco metros. O motorista, que ainda não foi identificado, fugiu do local. A moto, uma Honda Titan CG 150, ficou completamente danificada com a colisão.
Conforme Maurício, ele só não foi atropelado porque tinha acabado de descer da moto. “Se eu não saísse da frente, ele ia me levar. Foi uma tentativa de homicídio”, dispara o motoboy.
Muito abalado, Maurício disse que não entendia porque o motorista agiu com tanta violência. Segundo ele, o desentendimento teve início na Avenida Antonio Carlos Magalhães, próximo ao Shopping da Bahia, quando o condutor do ônibus pediu passagem e não foi atendido.
“Não saí logo da frente porque estava tudo engarrafado, aí ele veio atrás de mim e fazendo sinal. Ele ainda me chamou para entrar no ônibus. Mas só parei no Jornal A Tarde (Av. Tancredo Neves) para perguntar o que estava acontecendo. Ele veio para cima”, lembra .

saiu no Jonal Masssa Online

GENTE DO CÉU! ESTÁ QUASE TUDO ERRADO COM A SAÚDE DE LAURO DE FREITAS, E PARA PIORAR A SITUAÇÃO, PLACAS FORAM AFIXADAS NA FRENTE DAS UNIDADES DE SAÚDE COM OS DIZERES: "TEMOS MÉDICOS TODOS OS DIAS"! LEIA A MATÉRIA E SAIBA AS CONSEQUÊNCIAS E O REBU QUE ESTÃO CAUSANDO AS TAIS PLACAS.

Placas afixadas na frente das unidades de saúde de Lauro de Freitas...Num dia de chuva, olha a situação da Rua!!! Este é outro assunto. O que vamos discutir são as consequências causadas pelas tais placas.

Gente do céu! Funcionários dos PAs - Pronto atendimento Médico, me contaram que o desespero do prefeito dr. Márcio Araponga Paiva de tentar salvar a sua gestão desastrosa em todas as áreas, principalmente no quesito saúde, colocando placas enormes na frente dos estabelecimentos médicos de Lauro de Freitas, foi um tiro que saiu pela culatra - Atingiu em cheio a demanda dos PAs! No popular: Estão fazendo merda! Vem causando SUPER-LOTAÇÃO!

As tais placas colocadas na frente dos postos apresentam a descrição: "TEMOS MÉDICOS TODOS OS DIAS"!

Seria o 'Mais Médico de Lauro City'?

Esta invenção mirabolante está custando caro aos cofres públicos da cidade e infernizando e trazendo cansaço aos funcionários e médicos dos PAs do município. 

Os drs estão retados e dizem todos os dias que saúde não se faz assim.

Está descendo gente de todas as cidades vizinhas para Lauro City e os postos estão cheios, super-lotados todos os dias, parecendo a Feira de São Joaquim. O povo que frequenta, rotineiramente, as unidades dos PSFs ficam sabendo que o PA tem equipe para dar conta de todos e de tudo quanto é tipo de atendimento (o que não é verdade), e se dirigem para os Postos de Emergências causando todo este rebu, verdadeira super-lotação.

Segundo outros funcionários, são vários os motivos que estão colocando os serviços de saúde em cheque:
  1. Aumentou o número de atendimento como se posto de saúde fosse fábrica de produção;
  2. Trabalhadores desanimados com os baixos salários trabalhando que nem burro de carga;
  3. Os funcionários dos PAs estão exaustos;
  4. Muitas vezes falta medicamento;
  5. O prefeito disse que ia derrubar o PA do Centro e Construir um outro, com alguns andares, e até o momento nadica de nada foi feito;
  6. Segundo as informações, a média dos salários dos auxiliares de enfermagem é de R$ 1.000,00 (é pra passar fome);
  7. Os aumentos prometidos até o momento é só balela;
  8. Os trabalhadores estão sem o repasse do percentual de aumento do salário  mínimo;
  9. A maioria está sem vale transporte;
  10. Insalubridade defasada;
  11. A categoria não tem acesso ao prefeito para discutir o assunto;
  12. Os Médicos e outros funcionários estão trabalhando por amor e sem as gratificações de emergência. E olha que amor não rima com dor!
Está quase tudo errado!

A quem interessar: O blogueiro não diz os nomes dos funcionários que passaram as informações nem na justiça, nem sobre ataque do miocárdio e nem debaixo de chuva de canivete-com-facão, muito nenos debaixo de bala.
Preservar a fonte de informação é um direito constitucional de todos os meios de comunicação. E o intuito não é ferir ninguém e sim mudar para melhor o atendimento à saúde dos laurofreitenses e as condições de trabalho do pessoal da saúde... Vai que dá!

Moradores protestam em Pirajá; Rondesp foi acionada

  • Os moradores bloquearam a via e o trânsito ficou complicado no local





Uma manifestação está deixando o trânsito complicado na rua Velha de Pirajá, no bairro de Pirajá, em Salvador. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o protesto teve início por volta de 12h30. 
Durante a manifestação, os moradores colocaram fogo em colchões e fecharam a via. Segundo informações de moradores que entraram em contato com a Stelecom, há um clima de tensão no local. 
Ainda conforma a superintendência, viaturas da 9ªCIPM/Pirajá estão no local e solicitaram reforços da Rondesp. Até o momento não há informações sobre o motivo do protesto.
saiu no A TARDE

sábado, 25 de abril de 2015

Homem é morto a tiros e criança de 9 anos baleada em ponto de ônibus

Um homem foi morto a tiros e uma criança de 9 anos foi atingida no tornozelo em um ponto de ônibus no bairro de Vista Alegre, no início da manhã deste sábado (25).
De acordo com informações do 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Periperi), a vítima, identificada como Rafael Pereira Santos estava no ponto, que fica na BA-528, conhecida como Estrada do Derba, quando alguns indivíduos em um carro de cor prata, de dados ignorados, começaram a disparar diversos tiros. Rafael não resistiu aos ferimentos e morreu no local; o crime aconteceu por volta das 6h.
Um garoto de 9 anos que também estava no ponto de ônibus foi atingido no tornozelo com um dos disparos e encaminhado ao Hospital do Subúrbio. De acordo com a assessoria da unidade médica, ele foi submetido a uma cirurgia ainda pela manhã e tem quadro de saúde estável.
Segundo a polícia, após os disparos, os criminosos ainda levaram uma sacola que estava nas mãos da vítima. Ainda não há informações sobre motivação, nem sobre autoria do crime. O corpo da vítima foi removido por volta das 12h pelo Departamento de Polícia Técnica (PRT). Os suspeitos ainda não foram localizados.

MICRO-ÔNIBUS SOLTA AS RODAS E PROVOCA ACIDENTE NA ESTRADA DO COCO



Um micro-ônibus da empresa Cooperlotação teve as rodas soltas quando trafegava na Estrada do Coco, trecho de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O acidente ocorreu próximo às lojas Ricardo Eletro/Insinuante. Um carro ficou danificado depois que os pneus do coletivo atingiram o veículo de passeio.


Vendi minha alma para o diabo, diz Igor Kannário sobre contrato com produtora

O cantor Igor Kannário vive o melhor momento da carreira, no entanto, alega não ter carro, casa e nem 'um conto no bolso'. Segundo ele, o contrato firmado com a Showmix Produções há um ano é abusivo e contraditório. Ainda segundo o "Príncipe do Guetto", a empresa recebe 35% do valor bruto dos seus shows, mas ele e o advogado acham mais justo que o montante seja descontado do valor líquido.
Ao jornal A Tarde, o cantor revela que todos os custos de remuneração, hospedagem e transporte de 33 pessoas da equipe ficam por sua conta. Igor Kannário não sabe quanto embolsa mensalmente, já que depende da quantidade de shows realizados.
"Se o show custa R$ 150 mil, no fim das contas eu só embolso R$ 11 mil. É uma máquina de fazer dinheiro? É. Eles fazem, mas logo tiram de mim", diz.
Questionado por que assinou um contrato com o qual não concordava, o cantor declara: "Primeiro, eu fui obrigado a voltar porque eles me perseguiam. Eu saí por livre e espontanea vontade e eles embargaram meu show. Tomei decisões por baixo de pressão e ameaça. Quando se é leigo as pessoas se aproveitam", justifica.
Enquanto era cantor da Bronkka, Kannário já havia quebrado contrato com a Showmix. Se quebrar novamente o contrato, o cantor terá de pagar R$ 1 milhão.
“Eu quis me livrar de um problema e acabei vendendo minha alma pra o diabo. Eu não tinha pra onde ir, ou assinava ou ficava embargado, sem poder cantar, que é a única coisa que eu sei fazer", frisa.
Bocão News tentou ouvir os proprietários da Showmix na manhã deste sábado (25), mas não obteve êxito nas ligações.

Bira Corôa se ausenta de reunião do PT, mas torce por união de Caetano e Ademar

 
Por Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva) | Fotos: Gilberto Júnior/Bocão News
O deputado estadual Bira Corôa (PT), eleitor de Camaçari, onde é integra a executiva do seu partido a nível municipal, se ausentou nesse sábado (25) do encontro da legenda que acontece na cidade, mas recorreu às redes sociais para justificar sua ausência. O parlamentar argumenta que está representando a Assembleia Legislativa da Bahia, através da Comissão de Promoção da Igualdade, visitando comunidades do extremo-sul da Bahia nesse sábado e domingo. 
 
Diante do cenário político de fogo amigo em Camaçari, onde os petistas Ademar Delgado e Luiz Caetano, prefeito e ex-prefeito, respectivamente, não se entendem, o deputado saiu com o discurso de unidade do partido. Em sua nota de justificativa, Bira afirma que o caminho a seguir é o direcionamento dos esforços com foco na unidade, "abrindo o diálogo para consolidar a maturidade política". 
 
"Quero mais uma vez destacar a importância do encontro entre meus parceiros membros do diretório, reforçando que reconheço a importância da liderança do prefeito Ademar Delgado e também da relevância da liderança do deputado federal Luiz Caetano, e por tanto, espero que marchemos juntos para seguirmos na luta para Camaçari continuar sendo, um dos principais vetores de desenvolvimento em toda a Bahia e referência no Brasil", desejou.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

VOLTA MOEMA! PEDE A POPULAÇÃO DE LAURO DE FREITAS


Como o tempo é o Senhor de todas as coisas, estamos vivenciando os brutos se enforcando nas suas próprias rédeas. Volta Moema Gramacho para fazer gestão do ser para o ser, como Vossa Excelência sabe fazer. Lauro de Freitas não aguenta mais tanta arrogância e prepotência.

Ônibus 24h agrada a rodoviário, mas Mobilidade para Savaldor.


  • Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
    Coletivos à noite facilitarão a mobilidade
A declaração do prefeito ACM Neto sobre a intenção de que ônibus passem a funcionar 24 horas por dia repercutiu nesta segunda-feira, 20, entre rodoviários e passageiros. Para motoristas e cobradores, o anúncio foi ainda mais significativo, por causa da recente morte de um cobrador após um incêndio criminoso em um ônibus na Ribeira, dia 3.

Com a notícia, a discussão em torno da segurança dos profissionais voltou à ordem do dia. Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba) se dizem a favor da iniciativa da prefeitura, embora não tenham sido informados oficialmente sobre o assunto.

"Não chegou isso para nós, mas é importante porque gera emprego. É muito bem-vinda a proposta", afirmou o diretor de comunicação da entidade, Daniel Mota, demonstrando, entretanto, preocupação com a proteção dos profissionais. "Mas precisa ter segurança, porque, se não tiver, a orientação será recolher os ônibus para as garagens".

Reestruturação

De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, a proposta de circulação 24 horas está sendo analisada na primeira etapa dos estudos de otimização das linhas. A partir daí, o sistema de transporte coletivo na cidade será reestruturado, em abril do ano que vem.

Segundo o gestor, mais informações sobre o assunto só serão divulgadas daqui a algumas semanas. Acertos concretos com os novos consórcios que operam o sistema ainda precisam ser feitos. Além disso, os detalhes da proposta serão pensados por técnicos da secretaria.

Sobre a segurança dos rodoviários, o secretário limitou-se a dizer que esse assunto é de responsabilidade do governo estadual, que comanda as polícias. "Mas vamos discutir isso também", garante Mota.

Efeito metrô

A decisão da prefeitura de ampliar o horário de circulação regular de ônibus na cidade tem a ver também com a proximidade do início da operação comercial do metrô, conforme informações de bastidores apuradas por A TARDE.

Como o transporte sobre trilhos funcionará das 4h à 1h ou das 5h à 0h (a decidir), o sistema de ônibus, principal alimentador do metrô, já teria que se adequar à nova realidade. A previsão da prefeitura e do governo estadual é que a integração entre as duas modalidades finalmente ocorra em junho, quando deve ser inaugurada a Estação Pirajá do metrô.

Atualmente, em alguns bairros, o último ônibus regular roda a partir da 0h. A partir daí, conseguir transporte é tarefa quase impossível, mesmo com a existência das linhas chamadas de "pernoitão". Em localidades mais centrais da cidade, a situação é mais tranquila.
saiu no A TARDE

Professores da rede estadual paralisam nos dias 24 e 30 de abril por reajuste


Contrário à proposta do governo baiano de conceder aos servidores um reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato) reafirmou nesta terça-feira, 21, que os professores da rede estadual realizarão duas paralisações, nos dias 24 e 30 de abril. A diretora jurídica da APLB, Marilene Betros, disse que o sindicato até aceita a reposição da inflação, mas não quer o parcelamento, como aconteceu em anos anteriores. "Nossa posição é a do reajuste integral. Queremos sentar com o governo para discutir", declarou Marilene. A proposta do governo - aceita por representantes de 13 sindicatos em plenária da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (Afpeb) e Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) - é pagar a o reajuste em duas parcelas (3,5% retroativos a março e 2,91% em novembro). Segundo Marilene, o dia 24 de abril marca o aniversário da APLB. Já no dia 30, está prevista uma paralisação nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). (A Tarde)

Confira as novidades da coleção Outono Inverno da Cometa Calçados em S. A. de Jesus, veja fotos


A Aeronáutica está com  283 vagas abertas para o Exame de Admissão  ao Curso de Formação de Sargentos. Para participar do curso,  o  candidato interessado deve ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até 31 de dezembro de 2016.  A formação acontece na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear), em Guaratinguetá,  São Paulo, e tem duração  aproximada de 2 anos. As inscrições devem ser feitas entre 22 de abril e 19 de maio pelo site www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60. A prova escrita será realizada  em 15 cidades brasileiras, incluindo Salvador. A data provável para realização da prova é dia 12 de julho, às 9h40. (Correio)

PM comemora hoje aniversário com desfile e medalhas


A Polícia Militar da Bahia realiza nesta quarta-feira (23), às 18h, na Vila Militar do Bonfim, solenidade que celebra os 190 anos da corporação. Além de desfile das tropas, 174 autoridades civis e militares e representantes da sociedade civil receberão as medalhas Marechal Argolo e Mérito Policial Militar. O evento contará com as presenças do governador Rui Costa, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão. Na próxima segunda-feira, no Teatro Castro Alves, a PM realiza uma noite cultural com 40 moradores vizinhos de cada Base Comunitária de Segurança da capital, convidados para a solenidade. (Correio)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

CONFIRA COMO FICAM AS LINHAS DE ÔNIBUS EM SALVADOR E ANOTE A DO SEU BAIRRO



200 linhas de ônibus estão sendo redistribuídas entre as novas empresas que passarão a operar o sistema de transporte urbano em Salvador a partir dessa quarta-feira (22/4).

A mudança começou no sábado (18) e estará concluída nesta terça-feira (21).

As três empresas que firmaram contrato de concessão com o município, mediante licitação, e que terão o mesmo padrão visual, diferenciado apenas pela cor, são: OT Trans (verde), Plataforma (amarelo) e Salvador Norte (azul).

De acordo com o contrato de concessão, a cidade foi dividida em três grandes áreas operacionais (ou bacias). A OT Trans fica com o Miolo (Mussurunga, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima), a Plataforma cobre todo o Subúrbio Ferroviário (bairros compreendidos entre São Tomé de Paripe e Comércio) e a Salvador Norte atua na região da Orla (Centro, Praça da Sé, Itapuã).

Como nem todos os ônibus estão no novo padrão, o usuário terá que ficar atento ao número e nome da linha que costuma utilizar. Ou seja: a identificação deve ser feita pelo número e não pelas empresas e cores antigas.

Nas 200 linhas envolvidas nesta primeira mudança, os números e nomes, bem como horários e roteiros permanecerão inalterados. A alteração se dará apenas em relação à empresa que operava a linha. (Tribuna da Bahia).

Veja como fica cada uma das 3 linhas

Só não será permitido apoiar o PT, diz Neto sobre fusão com PTB

Foto: Metropress

Prefeito ACM Neto (DEM)
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) destacou em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o trabalho de conquista da confiança da população com a gestão da cidade e apontou o equilíbrio fiscal do município como um dos principais legados da sua administração. Sobre os investimentos na capital baiana, o democrata falou sobre o entrave do BRT, a expectativa para a nova Estação da Lapa e a revisão nas linhas de ônibus, trabalho que deversá ser finalizado até 2017. Sem dar muitos detalhes, o prefeito anunciou ainda que os ônibus começarão a circular nas ruas de Salvador durante a madrugada, colocando o sistema sobre rodas para operar 24 horas. A ideia é que o miolo da cidade seja contemplado nessa primeira etapa, sobretudo, na região litorânea, entre Ribeira e Stella Maris. O prefeito falou também da relação amigável que mantém com o governador Rui Costa (PT) e das regras para a fusão entre DEM e PTB. “Só não será permitido fazer alianças e nem apoiar candidatos do PT”, disse. Confira a entrevista completa na Tribuna da Bahia.

Salvador pode ter ônibus circulando 24h na cidade

Prefeito vai anunciar nos próximos dias medida que pretende melhorar transporte na capital


O sistema de transporte coletivo de Salvador pode funcionar 24 horas por dia. Pelo menos foi o que o prefeito ACM Neto adiantou em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, nesta segunda-feira (21). "Existe essa reivindicação do transporte 24 horas, nós estamos acabando de afinar com os concessionários, e nos próximos dias a prefeitura vai anunciar, com toda a publicidade necessária, uma medida que vai avançar muito na oferta do transporte 24 horas. Eu não posso antecipar porque existem detalhes que estão sendo ultimados, porém é uma decisão que já está tomada", afirmou o prefeito à publicação.

Ainda de acordo com Neto, a partir do dia 22 de abril começa a valer em Salvador, um conjunto de regras que terão que ser cumpridas pelas empresas que prestam o serviço à capital. "Uma delas que vai ter impacto direto na melhoria da qualidade do transporte público é a implantação de uma central de operações. A Prefeitura, através de videomonitoramento, vai acompanhar o deslocamento de cada um dos ônibus da cidade de Salvador. Tendo instrumento para fiscalizar cumprimento de horários, quantidade de veículos rodando, informar o cidadão, através do aplicativo no smartphone, e saber quanto tempo vai levar o ônibus para chegar naquela determinada estação ou naquele determinado ponto. Então, além dos letreiros informativos, nos smartphones, o cidadão vai ter informação. Isso significa que ele não precisa esperar mais tanto tempo no ponto de ônibus porque ele terá informação de quando o ônibus vai chegar", contou.

Na entrevista ao jornal, o prefeito também informou que a prefeitura estuda uma revisão completa das linhas de ônibus na cidade. "Essa revisão das linhas vai ser conduzida ao longo de 2015 e 2016 e para valer em 2017. Então são dois anos de estudo, porque isso vai mudar muito a rotina das pessoas, depois há um prazo de informação e acomodação para que em 2017 isso seja implementado. Então, com a implementação da restruturação das linhas, novos veículos rodando, informação à disposição do cidadão sobre onde ele pega o ônibus e que horas ele chega, com um sistema mais completo pelo funcionamento do metrô, BRT e VLT, eu não tenho dúvidas de que, em um horizonte de três, quatro anos, o sistema do transporte público de Salvador vai dar passos extremamente largos para uma melhoria efetiva da sua qualidade", disse Neto.
Redação iBahia
(redacao@portalibahia.com.br)

Janot quer aumentar salário de presidiários que trabalham


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar o artigo 29 de Lei Execução Penal (LEP), que estabelece que os presidiários tenham o direito de receber três quartos do salário mínimo vigente, atualmente R$ 591. Se a norma for derrubada, cerca de 150 mil pessoas condenadas pela Justiça, mas que trabalham internamente nos presídios ou em empresas conveniadas pelo Estado, poderão ter um reajuste no salário de 33,3%. Na última quarta-feira (15), o ministro Luiz Fux, negou o pedido de liminar da ação, para que o reajuste fosse da adotado imediatamente, mas reconheceu a “indiscutível relevância do tema”. A decisão deverá ser tomada pelo plenário do STF, em caráter definitivo. O despacho de Fux também determinou que sejam colhidas informações do Executivo e do Congresso Nacional, a partir das quais serão destinados cinco dias para a Advocacia-geral da União e PGR emitirem parecer sobre a ação. A população carcerária brasileira é de 711 mil, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e é a terceira maior no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.Desde junho de 2012, 150 mil presos exercem alguma espécie de atividade remunerada. “Por tudo o que se disse e se continuará dizendo sobre a importância do trabalho como respeito à dignidade do preso e ao êxito da recuperação do infrator, não vemos motivos plausíveis para que o condenado seja remunerado com um estipêndio menor ao colocado como mínimo em todo o território nacional”, afirmou Janot na ação. Na ação, o procurador ainda salienta que o artigo 7º da Constituição Federal assegura a todos um salário mínimo. A LEP foi sancionada em 1984, pelo presidente João Batista Figueiredo, o último representante do regime militar. Janot defende ainda que a LEP seja atualizada. De acordo com a norma, no salário do preso estão previsto pagamentos de indenização dos danos causados pelo crime do detento, determinado por ordem judicial; assistência à família; despesas pessoais; ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista anteriormente; se houver “sobra”, o valor será depositado em uma caderneta de poupança, que será entregue ao condenado quando colocado em liberdade.
saiu na voz da bahia

“Alcunha de fujão cabe mais ao tucano Aécio”, rebate Solla


O deputado federal Jorge Solla (PT) usou a sua conta no Twitter nesta segunda-feira para rebater as declarações do presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide),João Dórea Jr. Durante Fórum de Comandatuba, realizado anualmente na Bahia pelo Lide, Dórea chamou os senadores e deputados federais do PT que não compareceram ao evento de “fujões” [veja aqui]. Segundo Solla, o presidente nunca “o convidou para nada” e afirmou que “para o debate que eles querem, meus argumentos não parecem interessar”, além de chamar Dórea de “covarde”.“Seu @jdoriajr é tão covarde na execração que fez em sua festinha para amigos que me ofende por faltar a um evento que sequer fui convidado”. Ainda segundo o ex-secretário estadual da Saúde, não é “elegante partir para a ofensa”, já que Dória “assume posição de líder e seria prudente deixar predileções partidárias em 2º plano”. Por fim, Solla afirma que “a alcunha de “fujão” cabe + ao tucano @AecioNeves, q quando viu os protestos minguarem não colocou o bico pra fora de “, disparou. 

Fisiculturista de S. A. de Jesus é campeão em seletiva em Recife e disputará título em Aracaju/SE

 Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h
O fisiculturista Manoel José da Silva, conhecido como Missinho, mora em Santo Antônio de Jesus e ganhou o troféu de Campeão Baiano de Musculação e Fitness categoria classe três durante uma seletiva para o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo na cidade de Recife. Agora, Missinho se prepara para disputar o título no dia 15 de maio em Aracaju/SE. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, ele disse que é um esporte de alto impacto, prova disso é que ele ficou sem beber água por 24 horas. “Se tomarmos algum tipo de líquido o abdômen vai dilatar, então cada detalhe do corpo precisa estar esculpido para dar o que há de melhor”, salientou, acrescentando que tudo é feito com acompanhamento de uma equipe de médicos. O atleta destacou que por muitas vezes passou mal e quase desmaiou, mas para ganhar precisou ser forte e aguentar até o fim.
Redação e Fotos: Voz da Bahia

domingo, 19 de abril de 2015

Corpo de cobrador morto na Ribeira é sepultado em meio a protestos de rodoviários

No enterro, amigos e colegas cobravam justiça
O corpo do cobrador Everaldo de Oliveira Silva, morto depois de ter o corpo queimado em um ataque a ônibus na Ribeira, foi sepultado no final da tarde deste domingo (19) no Cemitério Campo Santo, na Federação. Em protesto depois da morte do colega, rodoviários pararam as atividades às 17h de hoje para participar do sepultamento. Uma fila de ônibus se formou na ladeira do Campo Santo - os coletivos que fazem linha do bairro da Ribeira foram até o local e ficaram ali até depois do sepultamento.
Enterro levou centenas ao cemitério Campo Santo (Foto: Marina Silva)
No enterro, amigos e colegas cobravam justiça e acusavam as empresas de ônibus de não oferecer segurança aos rodoviários, só se preocupando com o estado dos ônibus. A fila de ônibus na Federação chegou até a Politécnica, da Ufba. Por volta das 19h, uma fila de ônibus parados também eram vistos na avenida Vasco da Gama. Alguns rodoviários na Estação da Lapa também não tinham voltado a circular até por volta das 19h30. Em outros pontos da cidade, os coletivos voltaram a rodar.
Apesar de correntes em redes sociais afirmando que vai haver paralisação de ônibus nesta segunda, o Sindicato dos Rodoviários afirma que o movimento será normal. Segundo Fábio Primo, vice-presidente do sindicato, o que aconteceu hoje foi uma manifestação de luto pela perda do colega e nesta segunda não há previsão de paradas.  "O sindicato descarta qualquer possibilidade de paralisação. Se tiver algo, não será da parte do sindicato", afirma.
Roque Messias, diretor da Associação da Comissão da União dos Rodoviários da Bahia, também nega qualquer paralisação. "Não tem nada programado para amanhã. Na próxima quarta a gente tá programando um encontro na frente do Iguatemi, porque haverá uma reunião no Setps sobre o dissídio, mas é um encontro da categoria para mostrar que estamos aqui, não vai mexer com o movimento, com a atividade operacional", garante.
No próprio enterro, em meio à comoção, alguns rodoviários falavam que a categoria deveria parar e exigir segurança. Durante o sepultamento, eles cantavam "ô, rodoviário parou, rodoviário parou". O cemitério estava lotado e a filha de Everaldo passou mal durante o enterro.
Fila de ônibus durante enterro (Foto: Marina Silva)
Morte
Everaldo de Oliveira Silva, 62 anos, morreu por volta das 4h deste domingo, após ter 75% do corpo queimado durante um protesto no bairro da Ribeira, no dia 3 de abril. Ele estava internado no Hospital Teresa de Liseux, onde já tinha passado por uma cirurgia para reconstrução da pele. 

Everaldo ficou ferido depois de um grupo invadir um ônibus da Praia Grande e atear fogo ao coletivo. Um jovem de 22 anos também se feriu na ação criminosa.


De acordo com testemunhas, os homens que atearam fogo ao veículo estavam vestidos com camisas com a foto do garçom e porteiro Fabiano Santos Souza, 28 anos, encontrado embaixo de um viaduto na Baixa do Fiscal no dia 2 de abril.
Ninguém foi preso pelo crime.
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
* Com informações da repórter Thais Borges   http://www.correio24horas.com.br

VEREADOR J. CARLOS FILHO É EXPULSO DO PT


O diretório municipal do PT decidiu por unanimidade na noite da última quinta-feira (17), expulsar o vereador J. Carlos Filho do partido. Essa é a segunda expulsão de um vereador neste ano. A primeira foi a expulsão de Henrique Carballal.

A presidenta do PT de Salvador, Marta, afirmou também que o petista, J. Carlos Filho não comparece mais as reuniões da bancada na Casa Legislativa e a tendência natural é que ele siga o pai (J. Carlos) junto ao prefeito ACM Neto.

Daqui pra frente, saiu da linha será expulso. Não é conveniente para nenhum partido, conviver com traidores.

Segunda audiência sobre Outorga Onerosa e PDDU acontece hoje


Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (17), acontece a segunda Audiência Pública que irá discutir com especialistas e membros da sociedade civil organizada a Outorga Onerosa e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O evento ocorrerá às 9 horas no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça da Sé.Estarão presentes membros dos Fóruns Participa Salvador e A Cidade é Nossa, profissionais da área de urbanismo, engenharia e arquitetura. Na mesa, além dos vereadores da Comissão, estará o professor da Ufba, membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil e integrante do Fórum A Cidade é Nossa, o arquiteto e urbanista Carl Von Hauenschild. A audiência pública é organizada pela Comissão de Planejemento Urbano e Meio Ambiente do legislativo municipal. O presidente do colegiado é o vereador Arnando Lessa (PT). “Este será o início de um debate que queremos estabelecer com a sociedade, para que ela possa entender melhor o que se trata a Outorga Onerosa, e, nesse contexto, entender o que é o PDDU e o que ele trará de benefícios para nossa cidade. Mas, para isso queremos ouvir população”, declarou Lessa. Projeto de Lei – O polêmico projeto de Lei 201/2014, que propõe a redução do valor da Outorga Onerosa, e prevê a extinção do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Fundurbs), foi tema de debate em audiência pública, no dia 19/03, entre 14 vereadores, trabalhadores da construção civil, representantes da Ademi-BA e da sociedade civil organizada. O projeto teve parecer favorável pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. No entanto, a bancada da oposição tenta fazer com que ele seja devolvido ao Executivo Municipal para revisão de conteúdo, antes de ser votado em plenário, por considerar que seu teor é inconstitucional ao ferir o Estatuto da Cidade.

Assessoria de Palocci diz que investigação sobre pagamento foi arquivada


Foto: Dida Sampaio

Palocci
A assessoria da empresa Projeto, do ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci, divulgou nota neste domingo, 19, na qual afirma que foram arquivadas pelo Ministério Público Federal as investigações sobre o suposto recebimento de pagamentos do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Documentos obtidos pela revista Época indicam que o ex-ministro recebeu R$ 12 milhões de empresas em 2010, quando coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Entre as empresas das quais o petista recebeu pagamentos, mas, segundo a revista, não teria conseguido comprovar o serviço de consultoria, está o Grupo Pão de Açúcar, por meio de repasses feitos pelo escritório do criminalista Márcio Thomaz Bastos (falecido em 2014). “Sobre serviços prestados ao Grupo Pão de Açúcar juntamente com o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, a empresa Projeto esclarece que pouco haveria a se considerar sobre o assunto, eis que todos os esclarecimentos a ele relativos foram prestados ao Ministério Público Federal ainda no ano de 2011, tendo aquele Órgão promovido o arquivamento das investigações então em curso relativos a este contrato”, afirmou a assessoria de Palocci. A nota foi enviada depois que o GPA comunicou que seu Conselho de Administração se reuniu hoje e deliberou por unanimidade solicitar ao Comitê de Auditoria que dê início a uma investigação sobre “a suposta existência e a origem dos pagamentos realizados, caso se verifique que ocorreram”, e apure “os serviços que a eles corresponderam e a cadeia de aprovações de tais pagamentos”.
Dayanne Sousa, Agência Estado

sábado, 18 de abril de 2015

Com agenda “alucinante”, Rui se afasta sutilmente do PT


Foto: Divulgação/Secom/Arquivo

Rui Costa, o governador
O governador Rui Costa (PT) recebeu recomendação de gente que entende de comunicação para evitar associar sua imagem à do PT. Ou melhor, para buscar se distanciar, no que puder, do seu partido.
Ele teria obtido a informação de que, por causa da crise geral no país (econômica, social e moral), o moral de governantes, de maneira geral, puxado pela presidente Dilma Rousseff (PT), tem ido para o ralo.
A queda não depende da relação direta com a presidente, mas se aprofunda nos casos de gestores naturalmente ligados a ela e ao PT, como o próprio governador baiano.
Por isso, o melhor é caminhar à distância de polêmicas partidárias, reforçando o lado de gestor. É o que Rui tem feito. Sua agenda de atos na capital e visitas ao interior tem sido definida por assessores como “alucinante”.
Num momento de falta de dinheiro e perspectivas, ficar próximo ao povo é o melhor que o governante tem a fazer, ensina um aliado do governador com ar professoral.
E tudo indica que as ações têm repercutido positivamente para o governador. Políticos próximos a Rui, principalmente deputados do governo, têm dito que, pelo menos no interior, sua popularidade está inalterada.

Lava Jato: Camargo Corrêa pagou R$ 110 mi em propina


Foto: Reprodução

Vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite
Em depoimento de delação premiada, divulgado na noite da última sexta-feira, o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, afirmou que a empresa pagou R$ 110 milhões em propinas no esquema de corrupção da Petrobras, que é investigado pela Polícia Federal. Ainda segundo informações do Jornal O Globo, Leite admitiu que o dinheiro foi desviado de diversas obras da Petrobras, sendo que os valores foram pagos entre 2007 e 2012. Do total, R$ 63 milhões teriam sido encaminhados para a diretoria de serviços da estatal, que era comandada por Renato Duque e Pedro Barusco, e a diretoria de abastecimento, comandada à época por Paulo Roberto Costa, recebeu o montante de R$ 47 milhões.
saiu no blog politica livre

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) promoveu na manhã desta sexta-feira (17), na Casa do Trabalhador, a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa faz parte das atividades que compõem a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram eleitos delegados adolesccentes para a Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, onde serão realizadas discussões do plano dos direitos da criança e do adolescente na cidade e formalização de propostas para a cidade e também na perspectiva territorial, estadual e nacional. A Conferência Municipal acontecerá nos dias 7 e 8 de maio das 14h às 17h, na Unime.
O evento contou com a participação das secretarias de Assistência Social e Cidadania (Semasci), Educação (Semed), Gabinete do Prefeito(Gapre), Governo(Segov), Procuradoria(Projur) e Juventude e Trabalho (Sejut); entidades de apoio à criança e adolescente; ONGs, segmentos religiosos; educadores; conselhos de direitos, estudantes universitários entre outros representantes da sociedade civil.




Ricardo Vieira se achando Exclusivo...


Conte também esteve por lá...

O sec professor Adelon um tanto meio estranho...
Ricardo conversa!!! Imagina a história que ele estava contando pra mulher...