sexta-feira, 31 de março de 2023

Justiça suspende eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

 


O juiz da 1ª vara de fazenda pública de Ilhéus, Alex Venícius Campos Miranda determinou a suspensão da eleição da mesa diretora da Câmara de Ilhéus.

Segundo o magistrado, a eleição teve vícios não seguiu as exigências traçadas no Regimento Interno do Poder Legislativo Ilheense. Pela decisão, o vereador mais velho vai assumir a presidência até o julgamento do mérito.

Thank you for watching

“Demonstrado que o procedimento para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus, ocorrida na 80a Sessão Ordinária, em 21 de dezembro de 2022, contém vícios e, não seguiu as exigências traçadas no Regimento Interno do Poder Legislativo Ilheense, CONCEDO A LIMINAR, e determino o SUSPENSÃO DOS ATOS QUE LEVARAM À ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA PARA O BIÊNIO 2023/2024, devendo, até o julgamento do mérito deste Mandado de Segurança, o cargo de Presidente ser ocupado pelo Vereador mais velho e assim sucessivamente até que se escolha o Segundo Secretário, com a exclusão daqueles que restaram afastados por esta decisão.”

Conforme o site Politicos do Sul da Bahia, a eleição foi realizada em dezembro de 2022 e o eleito foi o vereador Abraão (PDT).

Fonte:vozdabahia

terça-feira, 28 de março de 2023

Campanha Brasil contra fake

 

BEM-VINDO AO BRASIL CONTRA FAKE, UM PORTAL DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Estamos aqui para te ajudar a checar fatos em relação ao Governo Federal. Nem tudo o que a gente recebe no zap ou nas redes sociais condiz com a realidade. Muitas vezes, uma informação incorreta te impede de acessar serviços do governo, além de criar aborrecimentos para você e sua família. Toda vez que você receber alguma informação estranha, ou estiver em dúvida sobre algum boato, lembre-se que estamos aqui para te ajudar!

https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/campanha-brasil-contra-fake


domingo, 26 de março de 2023

Caos na Educação de Lauro de Freitas: Vereadora desafia prefeita a prestar contas sobre verba federal

 

Caos na Educação de Lauro de Freitas

Na última segunda-feira (20), a Vereadora Débora Régis (PDT) concedeu uma entrevista à rádio Salvador FM, na qual comentou sobre a atual gestão municipal e o caos que a cidade de Lauro de Freitas tem enfrentado. Durante a entrevista, foram abordadas pastas importantes, como saúde, trânsito, transporte e educação.

A vereadora desafiou a prefeita Moema Gramacho (PT) e propôs um debate para que a gestora possa explicar o que foi feito com os 119 milhões de precatórios (verba federal) destinados à educação do município. Segundo a vereadora, esse valor deveria ter sido utilizado para melhorar a infraestrutura das escolas da cidade, no entanto, até o momento, não foi possível visualizar nenhuma melhoria significativa.

Infelizmente, Lauro de Freitas tem sido alvo de diversas denúncias feitas pelos próprios cidadãos. Recentemente, mães de alunos, alunos e professores realizaram protestos reivindicando o retorno das aulas, vagas nas escolas e creches, reformas devido às condições precárias das unidades escolares, contratação de auxiliares e cuidadores, qualidade da merenda e até mesmo o pagamento dos professores REDA, que estão há quatro meses sem receber salário.

De acordo com o levantamento realizado pelo INEP/IDEB, Lauro de Freitas não alcança as metas estabelecidas para os ensinos fundamental 1 e 2 há cerca de 10 anos consecutivos.

Em 2020, a líder da oposição acompanhou o processo licitatório para aquisição de tablets para a rede municipal de ensino e constatou fortes indícios de fraude e falhas na contratação da empresa ganhadora. A vereadora denunciou o caso à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, e aguarda o resultado das investigações, que seguem em segredo de justiça.

Fonte: deolhonews

quarta-feira, 22 de março de 2023

Uganda aprova lei que impõe pena de morte a homossexuais

 

Se lei for sancionada pelo presidente do país, Uganda passa a ter penas que vão de um ano até prisões perpétuas e morte para homossexuais

A Uganda aprovou um projeto de lei que prevê uma série de punições contra homossexuais, que podem ter que cumprir penas de um ano até a prisão perpétua, ou até mesmo serem condenados à morte.

O projeto, aprovado pelo parlamento do país nessa terça-feira (21/3), aumenta os poderes do governo na perseguição contra a comunidade LGBTQI+ do país, de maioria cristã.

Thank you for watching

Com a nova lei, estão proibidos no país “qualquer forma de relações sexuais entre duas pessoas do mesmo sexo”, assim como o “recrutamento, promoção e financiamento” de práticas relacionadas à homossexualidade.

Além da pena de morte proposta pelo projeto, pessoas podem ser condenadas à prisão perpétua por “cometer o delito de homossexualidade”. As novas penas ainda preveem 20 anos de prisão para quem se envolva com “atos de homossexualidade”, sete anos para a tentativa de “realizar o ato” e três anos de detenção para crianças condenadas por atos homossexuais.

“O Projeto de Lei também prevê penalidades para proibir atos que exponham crianças a atos de homossexualidade, impondo uma pena de prisão de 10 anos a uma pessoa que recrute uma criança com o objetivo de envolvê-la no ato de homossexualidade”, diz um comunicado divulgado pelo parlamento do país.

Apenas dois dos 389 legisladores do país foram contrários ao projeto que discrimina a comunidade LGBTQI+.

Segundo Odoi Oywelowo, um dos parlamentares que votaram contra o projeto anti-LGBTQI+, o novo conjunto de leis infringe “os direitos dos ugandenses, especificamente a liberdade de expressão”.

ONU condena projeto
Antes da votação do projeto, o Observatório de Direitos Humanos da ONU afirmou que as novas leis criminalizando homossexuais feriam os direitos de liberdade de expressão em Uganda, e facilitaria a violência e violação contra direitos da comunidade LGBT+.

“Os direitos em jogo incluem os direitos à liberdade de expressão e associação, liberdade, privacidade, igualdade e proteção contra discriminação e tratamento desumano e degradante”, disse o órgão em comunicado.

Fonte: vozdabahia

Oposição prepara pedido de impeachment de Lula após caso Moro

 

Parlamentares da oposição preparam um pedido de impeachment contra o presidente Lula após declaração sobre Sergio Moro. A iniciativa ocorre um dia após Lula dizer que, na prisão, pensava em “fuder esse Moro” e no mesmo dia em que a Polícia Federal revelou plano do PCC para sequestrar e matar o ex-juiz da Lava Jato.

De acordo com fontes ouvidas pela coluna, o pedido já está sendo redigido por parlamentares do PL, partido de Jair Bolsonaro, com base na declaração de Lula em entrevista divulgada na terça-feira (21/3).

Thank you for watching

A Lei nº 1.079/1950, que estabelece critérios para o impeachment de presidentes da República, cita, em seu artigo 6°, entre outras situações, “usar de violência ou ameaça, para constranger juiz, ou jurado, a proferir ou deixar de proferir despacho, sentença ou voto, ou a fazer ou deixar de fazer ato do seu ofício”.

Também pelo Twitter, nesta quarta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou desgastar Lula e o PT com referência ao caso Moro. “Em 2002, Celso Daniel. Em 2018, Jair Bolsonaro e agora Sergio Moro. Tudo não pode ser só coincidência. O poder absoluto a qualquer preço sempre foi o objetivo da esquerda”, escreveu o ex-presidente.

Fonte: vozdabahia

quarta-feira, 15 de março de 2023

Newsletter Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos. Digite seu nome... Digite seu e-mail... Assinar Artigos Lucas Matias Felix Imagem sobre UniFTC: A importância do desenvolvimento de competências socioemocionais ao longo da vida Foto: Arquivo Pessoal UniFTC: A importância do desenvolvimento de competências socioemocionais ao longo da vida As competências socioemocionais são habilidades e traços de personalidade que permitem que os indivíduos lidem efetivamente com suas emoções e interajam positivamente com outras pessoas, seja presencialmente ou virtualmente. Elas incluem a capacidade de se comunicar de forma clara e empática, lidar com o estresse e a adversidade de forma construtiva, tomar decisões responsáveis e éticas e demonstrar empatia e compaixão pelos outros. Ver mais Banner Banner Entrevistas Cacá Leão participa da discussão de nomes para disputar prefeitura de Lauro de Freitas, mas descarta candidatura Imagem sobre Cacá Leão participa da discussão de nomes para disputar prefeitura de Lauro de Freitas, mas descarta candidatura Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias Recém chegado na Secretaria de Governo na gestão de Bruno Reis (União), o ex-deputado Cacá Leão (PP) possui uma forte ligação com Lauro de Freitas, principalmente por conta de seu pai, João Leão (PP), que foi prefeito do município entre 1989 e 1993. O secretário tem participado das discussões para lançar o nome na disputa municipal nas eleições de 2024, a fim de fazer um embate com o PT, grupo político que atualmente comanda a prefeitura. Entre os que têm se colocado à disposição, a ex-deputada estadual e ex-vereadora de Lauro de Freitas, Mirella Macêdo (União), figura entre os principais nomes para o pleito. Porém, de acordo com Cacá Leão, as discussões também incluem o secretário de Saúde e vereador licenciado, Augusto César (PL), e o titular da pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, o edil licenciado Tito Coelho (PP). “Nós estamos conversando. Inclusive ontem eu estive com a ex deputada Mirela Macedo, nós começamos um pouco sobre Lauro de Freitas sobre a Bahia. Já participei de algumas reuniões com alguns pré-candidatos a prefeito da cidade de Lauro de Freitas. A gente tem, por exemplo, colocado dois vereadores que são o vereador César, que é secretário de Saúde do município, o vereador Tito que é secretário de Ação Social do município. Eles também desejam e querem participar dessa discussão como candidato a prefeito da cidade”, afirmou. Apesar do forte vínculo com Lauro, Cacá Leão descartou ser candidato a qualquer cargo para 2024, inclusive ao de vice-prefeito, que chegou a ser ventilado nos bastidores. “Eu não sou pré-candidato e não serei candidato a nada. Não está nos meus planos participar efetivamente como candidato a nada nas eleições de 2024, nem em Salvador, nem em Lauro de Freitas, nem em nenhuma outra cidade do Brasil”, disse Cacá. Ver mais Banner Banner Criminoso mais procurado pelo Draco na Bahia e Dama de Copas do Baralho do Crime é preso em São Paulo Quarta-Feira, 15/03/2023 - 06h40 Por Redação Imagem sobre Criminoso mais procurado pelo Draco na Bahia e Dama de Copas do Baralho do Crime é preso em São Paulo Foto: Divulgação / SSP-BA Cleber dos Santos da Silva, mais conhecido como 'Keu' foi peso na madrugada desta quarta-feira (15), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Paraísopolis, em São Paulo. Ele integra a Dama de Copas do Baralho do Crime do Disque Denúncia, é o criminoso mais procurado da Bahia pelo Draco. De acordo com a Polícia Civil, Keu tem é o líder do tráfico de drogas no bairro do Arenoso, em Salvador e no Recôncavo Baiano, além de ser investigado por executar e mandar matar diversas pessoas. "Ele é o mandante dos últimos crimes ocorridos em Tancredo Neves, Pernambués e Arenoso. Recebemos informações importantes de onde ele estaria localizado, mandamos equipes do Draco para São Paulo e conseguimos capturar o criminoso", explicou o diretor do Draco, delegado José Bezerra. Keu também é apontado pelos crimes de roubo a banco e já foi preso em 2012 e 2018. O homem, que teve o mandado de prisão cumprido, agora está na carceragem do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), através do 34° Distrito São Paulo, e será recambiado para a Bahia pelos policiais do Draco e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). Disputa interna no PDT tem movimentado bastidores do partido visando eleições em Lauro de Freitas; entenda Quarta-Feira, 15/03/2023 - 00h00 Por Mauricio Leiro Imagem sobre Disputa interna no PDT tem movimentado bastidores do partido visando eleições em Lauro de Freitas; entenda Foto: Divulgação / Montagem Bahia Notícias A colocação de nomes para a disputa das eleições em 2024 tem aquecido o PDT baiano. Em Lauro de Freitas, dois nomes têm tentado se viabilizar para o pleito municipal: o deputado federal Leo Prates e a vereadora Débora Régis. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, ambos buscam a candidatura na cidade e tentam ser o nome para representar o grupo da base aliada do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). O exemplo de articulação é um encontro entre a edil e o político, em Salvador, nesta terça-feira (14). Foto: Redes Sociais "Foi uma conversa positiva sobre o cenário político no município e as perspectivas para o futuro. Vamos somar forças para colocar em prática as transformações que Lauro de Freitas precisa e merece", declarou Débora, em nota. Regis conta com o apoio do presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior. Ao Bahia Notícias, Félix já indicou que o partido terá um nome forte para disputar a prefeitura de Lauro de Freitas nas eleições de 2024 e ele será de Débora (veja mais). A vereadora foi a mais votada da cidade nas últimas eleições. Já Prates, um dos principais aliados de ACM Neto - e que mantém certo distanciamento de Félix Jr. -, ampliou os diálogos e tem focado em ter o endosso de duas figuras locais, o empresário Teobaldo, candidato pelo grupo em 2020, e a ex-deputada estadual Mirela, ambos ligados ao União Brasil. Leo conta também com a proximidade com o grupo local, onde teve 4.275, sendo o 6º mais votado no município e o 9º mais votado da Bahia com 143.763 votos. TEM MAIS NOME? Dentro do PDT, os dois nomes devem se afunilar entre Leo Prates e Débora Régis. Apesar disso, dentro do arco de apoio do União Brasil, diversos políticos têm reforçado a possibilidade do secretário de governo da capital baiana, ex-deputado federal Cacá Leão disputar o posto. Ligado a região, principalmente por conta de seu pai, João Leão (PP), que foi prefeito do município entre 1989 e 1993, Cacá tem participado das discussões para lançar o nome na disputa municipal nas eleições de 2024, porém tem descartado integrar o pleito (veja mais aqui). Entre os que têm se colocado à disposição, a ex-deputada estadual e ex-vereadora de Lauro de Freitas, a própria Mirela Macedo (União), e, de acordo com Cacá, as discussões também incluem o secretário de Saúde e vereador licenciado, Augusto César (PL), e o titular da pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, o edil licenciado Tito Coelho (PP). “Pancadinha” deve disputar prefeitura de Itabuna contra Augusto Castro, dizem interlocutores Quarta-Feira, 15/03/2023 - 00h00 Por Leonardo Costa Imagem sobre “Pancadinha” deve disputar prefeitura de Itabuna contra Augusto Castro, dizem interlocutores Foto: Priscila Melo/Bahia Notícias O deputado estadual Fabrício Dias Nunes da Silva, conhecido como “Pancadinha” (Solidariedade), deverá disputar a prefeitura de Itabuna, no Sul da Bahia, nas eleições de 2024, contra o atual prefeito, Augusto Castro (PSD). Isso foi o que informaram interlocutores do parlamentar ao Bahia Notícias. O atual vice-prefeito do município, Enderson dos Santos, Guinho (União), que rompeu com Castro oficialmente em julho de 2022, após dizer que foi “isolado” dentro do grupo do mandatário, motivo pelo qual o afastou das decisões da gestão, vai compor a chapa de “Pancadinha”. Informações ainda dão conta de que na última semana uma pesquisa interna foi realizada e o deputado estadual aparece com mais 40% da intenção de votos. Antes de ser deputado, "Pancadinha" foi o vereador mais votado de Itabuna em 2020 (1574). Na busca por uma cadeira no legislativo estadual, em 2022, ele contou com o apoio de 23.531 itabunenses. Já Guinho, em 2016, foi eleito vereador com 669, sendo eleito vice-prefeito da cidade no pleito seguinte. Na gestão de Augusto Castro, o vice-prefeito assumiu a secretaria de Esportes por dois anos. Saiba detalhes de túnel subterrâneo que a prefeitura de Salvador quer construir entre o Campo da Pólvora e o Comércio Quarta-Feira, 15/03/2023 - 00h00 Por Bruno Leite / Lula Bonfim Imagem sobre Saiba detalhes de túnel subterrâneo que a prefeitura de Salvador quer construir entre o Campo da Pólvora e o Comércio Ilustração do túnel por dentro | Foto: Reprodução / Sanehatem A prefeitura de Salvador está estudando a construção de um túnel subterrâneo de 960 metros de extensão para pedestres, ligando o Campo da Pólvora – nas proximidades da Arena Fonte Nova – ao bairro do Comércio, próximo ao Plano Inclinado Gonçalves. A ideia é ligar toda essa região, onde se localiza o porto da cidade, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, ao metrô de Salvador. O Bahia Notícias teve acesso ao resultado de estudos realizados pela Sanehatem Consultoria e Projetos Ltda, empresa contratada pela gestão municipal para a elaboração de um diagnóstico urbanístico, paisagístico, patrimonial e de mobilidade urbana inicial ao desenvolvimento do projeto, que é chamado de “Túnel A” pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Acesso intermediário, na Baixa dos Sapateiros | Foto: Reprodução / Sanehatem De acordo com o projeto em desenvolvimento, a passagem subterrânea deve contar também um acesso intermediário, na região da Baixa dos Sapateiros. A intenção, de acordo com a Sanehatem, é atender à demanda por deslocamentos gerada e atraída pelo complexo turístico do Pelourinho e de todo o Centro Antigo de Salvador. Durante todos os 960 metros de extensão do túnel, o projeto prevê, além de painéis de publicidade, placas coloridas, fazendo referência às fitas do Senhor do Bonfim, consideradas uma grande tradição da cidade. Também está prevista a instalação de quatro esteiras rolantes de 50 metros e outras cinco de 90 metros em cada sentido de deslocamento, encurtando o percurso. No acesso intermediário da Baixa dos Sapateiros, deverá ser instalada outra esteira rolante, só que externa, fazendo a ligação entre a passagem subterrânea e o Largo do Pelourinho. Esse espaço, entre a Av. José Joaquim Seabra e a Rua 12 de Outubro, deve ser coberto. De acordo com o estudo, a ideia é permitir “que os pedestres transitem em segurança em um local considerado perigoso”. EDIFÍCIO DE APOIO E BOULEVARD Ainda conforme o documento elaborado pela Sanehatem, na saída do túnel localizada no bairro Comércio – especificamente, na Rua Guindaste dos Padres –, deve ser construído um “edifício de apoio” para a operação da passagem subterrânea. Para a construção, o estudo prevê a desapropriação de três lotes na região. Edifício de apoio no Comércio, com acesso no Boulevard | Foto: Reprodução / Sanehatem A edificação, que abrigará a saída da passagem subterrânea, também deverá ter cafeterias, sanitários com acessibilidade, lojas e uma área administrativa. A ideia é que o local seja a porta de entrada de um “boulevard”: uma espécie de área de trânsito preferencial de pedestres, admitindo, eventualmente, o tráfego local de veículos, semelhante às “ramblas” de Barcelona. O Boulevard, que tem projetos de iluminação, arborização e mobiliário próprios, possuiria ainda travessias elevadas, para separar das vias que dão acesso a ele, de modo a reduzir a velocidade dos veículos que transitam por ali, visando garantir mais segurança aos transeuntes do local. Para a Sanehatem, o projeto é viável e provoca mais impactos positivos do que negativos. A empresa avalia ainda que a construção da passagem subterrânea é necessária e enumera medidas que possam mitigar os problemas citados no relatório, como realizar as obras em dias úteis e horários comerciais, para impedir que a geração de ruídos incomode moradores e transeuntes. Sem aprofundar, o relatório fala ainda de um “Túnel B”, que ligaria a Estação da Lapa – entre o Vale dos Barris e o bairro do Tororó – ao Terminal da Barroquinha, na boca do Centro Histórico de Salvador. A ideia dessa segunda passagem subterrânea visa aprofundar a revitalização da área, que já foi vital para o comércio da capital baiana e hoje se encontra esvaziado. Boulevard, na Rua Guindaste dos Padres | Foto: Reprodução / Sanehatem Governo estuda concessão para transformar "teatro abandonado" em Centro de Convenções em Feira Quarta-Feira, 15/03/2023 - 00h00 Por Mauricio Leiro Imagem sobre Governo estuda concessão para transformar "teatro abandonado" em Centro de Convenções em Feira Foto: Bahia Notícias A chegada de um novo Centro de Convenções em Feira de Santana deve ter que passar por alguns ajustes entre a gestão do estado e da prefeitura local. Uma das possibilidades cogitadas é a de concessão do espaço para a gestão estadual, idealizado em um teatro, por um período determinado. Em Feira de Santana, nesta terça-feira (14), o governador também tem focado em debater o assunto. Jerônimo deve retornar à região na próxima semana para conseguir acelerar as tratativas com a gestão municipal para uma resolução sobre o local. "O governador tem buscado alternativas em outras cidades. Ele está em Feira de Santana, buscando operacionalizar a construção da cidade. Temos lá, um teatro para 700 pessoas. Com um Centro de Convenções acoplado. Para retomar as operações, pertencemos a prefeitura de Feira de Santana, estivemos com o prefeito e estamos fazendo tratativas para que o governo do estado assuma do local e que possamos levar cultura para toda a Bahia", indicou o presidente da Conder, José Trindade, ao Bahia Notícias. Recentemente, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) comentou sobre a possibilidade de doação do terreno ao governo do estado. Segundo ele, este assunto não foi conversado de forma oficial, mas destacou que não há nenhum tipo de problema com relação à ceder o terreno. “Ele [José Trindade] não falou sobre este assunto, mas a gente não observa nenhuma dificuldade, e além deste terreno, nós temos vários outros terrenos que precisamos resolver, como por exemplo um espaço que temos ali no Centro Industrial do Subaé. Precisamos sentar com o governo do estado para tratar sobre isso também. Mas eu posso está atendendo esse pedido feito aqui neste momento e espero que a Câmara possa autorizar esta doação, e aproveito também para solicitar à Câmara que autorize a liberação de cerca de duas ou três tarefas de terra lá do Parque João Martins da Silva para que possamos instalar a Escola Técnica de nível superior. Irei solicitar que a presidente Eremita Mota possa colocar em pauta estas matérias”, disse Colbert ao Acorda Cidade. Colbert Martins indicou que alguns projetos foram enviados para que o governo estadual possa fazer as análises. Veja local: Bahia empata com o Fluminense-PI e cai na fase de grupos da Copa do Nordeste Terça-Feira, 14/03/2023 - 23h29 Por Ulisses Gama Imagem sobre Bahia empata com o Fluminense-PI e cai na fase de grupos da Copa do Nordeste Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia O Bahia está eliminado da Copa do Nordeste. Na noite desta terça-feira (14), o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Fluminense do Piauí, em Teresina, pela sétima rodada da competição. Lucas Manga marcou para o time da casa, enquanto Everaldo igualou o marcador. Com o resultado, o Esquadrão soma apenas seis pontos e já não tm mais chances de classificação no Grupo B do regional. No próximo sábado (18), a equipe do técno Renato Paiva encara o Itabuna, pela segunda partida da semifinal do Campeonato Baiano. O JOGO Com jogadores mais experientes em campo e a necessidade do triunfo, os reservas do Bahia foram para cima dos meninos do Fluminense do Piauí. Logo aos dois minutos, Lucas Mugni finalizou de fora para grande defesa de Gabriel. Aos sete, Diego Rosa cruzou e o goleiro precisou mandar a bola para escanteio. O Fluminense do Piauí começou a chegar ao ataque e assustou aos 45 com Samuel Rato, que finalizou de fora da área e a bola passou por cima. Aos 47, Patrick Verhon recebeu na grande área, finalizou e Gabriel mandou para escanteio. Na sequência, Yago Felipe finalizou para defesa do arqueiro. Segundo tempo Lucas Manga abre o placar Aos quatro minutos, gol do Fluminense do Piauí. David Duarte tocou para Mateus Claus e o goleiro ficou sem saber o que fazer. Melhor para Esmael, que dividiu a bola e deixou ela limpa para Lucas Manga Balançar a rede. Everaldo, de pênalti, empata O Esquadrão conseguiu empatar o jogo com Everaldo. Aos 19 minutos, Ryan acabou derrubado por Rian Nenne e a arbitragem marcou a penalidade máxima. Na cobrança, o camisa 9 bateu no canto esquerdo e balançou a rede. Na sequência, a equipe tricolor foi para cima tentar o empate e arriscou finalizações de fora da área com Jacaré, Ricardo Goulart e Diego Rosa, mas não causaram perigo para a equipe da casa. Apesar dos nove minutos de acréscimo, o Esquadrão de Aço não conseguiu a virada. FICHA TÉCNICA Fluminense-PI 1 x 1 Bahia Copa do Nordeste - 7ª rodada Local: Lindolfo Monteiro, Teresina Data: 14/03/2023 (terça-feira) Horário: 21h30 Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim; Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Ruan Luiz de Barros Silva (AL) Quarto árbitro: Jardiel da Rocha Soares (PI) Cartões amarelos: Esmael, Lucas Manga (Fluminense-PI) / Renato Paiva, Mateus Claus (Bahia) Gols: Lucas Manga (Fluminense-PI) / Everaldo (Bahia) Fluminense-PI: Gabriel; Rian Nenne, Weverton, Gabriel Biloca e Fagner; Durkheim (Talyson), Natanael e Esmael (Muricy); Lucas Manga (Gustavo Teodoro), Janderson e Samuel Rato (Stênio). Técnico: Eduardo Ramos. Bahia: Mateus Claus; Cicinho (Jacaré), David Duarte, Miqueias e Ryan; Diego Rosa, Yago Felipe e Mugni (Cauly); Patrick Verhon (Everaldo), Kayky (Ricardo Goulart) e Arthur Sales (Everton). Técnico: Renato Paiva. Ex-ministro de Bolsonaro diz à PF ter só presumido que joias seriam para Michelle Terça-Feira, 14/03/2023 - 22h00 Por Julio Wiziack | Folhapress Imagem sobre Ex-ministro de Bolsonaro diz à PF ter só presumido que joias seriam para Michelle Foto: Reprodução / Redes Sociais Em depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (14), o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque mudou sua versão sobre o segundo estojo de joias recebido em viagem à Arábia Saudita, em 2021, e afirmou que esse conjunto foi trazido ao Brasil naquela ocasião em sua bagagem. Albuquerque disse que só abriu essa caixa, contendo um relógio e outras joias masculinas, após chegar a Brasília, onde os objetos ficaram no cofre do ministério por sete meses até deixar o comando da pasta, em maio do ano passado. O estojo fazia par com outro que foi apreendido na alfândega do aeroporto de Guarulhos (SP) e que foi pego na mala de seu auxiliar Marcos Soeiro —um dos três integrantes da comitiva oficial que voltava da Arábia Saudita. O ex-ministro afirmou que, da mesma forma que o conjunto da marca suíça Chopard de R$ 16,5 milhões apreendido na mala de seu auxiliar, "apenas supôs" serem presentes para o ex-presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle, já que ambos tinham sido convidados para a viagem. Albuquerque disse que foi ao evento representando o presidente. À PF ele disse que eram presentes para o governo brasileiro, mudando sua versão inicial. O ex-ministro informou ter mantido os supostos presentes para Bolsonaro no cofre do ministério enquanto aguardava o desfecho a ser dado pela Receita Federal para a apreensão de joias femininas avaliadas em R$ 16,5 milhões dadas pelo governo da Arábia Saudita. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo no último dia 3. Mesmo sem um desfecho, no último dia 29 de novembro, a praticamente um mês de Bolsonaro encerrar o mandato, o assessor especial do Ministério de Minas e Energia Antônio Carlos Ramos de Barros Mello entregou o estojo que não foi fiscalizado pela Receita ao Palácio do Planalto. Naquele momento, o ministério de Minas e Energia já era comandado por Adolfo Sachsida, amigo de Bolsonaro e ex-integrante da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Albuquerque deixou a pasta em maio daquele ano. Após reportagem da Folha de S.Paulo sobre a entrega do suposto presente para Bolsonaro, a Receita afirmou não ter sido avisada sobre a existência desse estojo e informou que tomaria as providências legais. O Tribunal de Contas da União já proibiu Bolsonaro de usar ou vender esse conjunto não apreendido. O ex-ministro disse aos delegados da PF que, no momento da apreensão das joias femininas, foi chamado de volta à alfândega por Marcos Soeiro, que trazia outros presentes na mala. Albuquerque explicou que a comitiva –chefiada por ele e que contava com Marcos Soeiro e Chistian Vargas– recebeu diversos presentes. Afirmou que, ao se deparar com as joias, supôs terem sido presente para a primeira-dama, já que a comitiva só carregava presentes dados ao governo brasileiro. À PF sustentou que, mesmo sendo um presente supostamente destinado para a primeira-dama, eram artigos encaminhados ao governo brasileiro. A nova versão dada pelo ministro foi sustentada pelo documento que ele assinou no momento da apreensão dos objetos na alfândega do aeroporto de Guarulhos. Nele, Albuquerque declarou que todos os objetos dados na Arábia Saudita eram para o governo brasileiro. Ele usou a existência do vídeo gravado durante a inspeção para confirmar seu depoimento. Disse que foi à Arábia Saudita representando o então presidente Bolsonaro. O ex-ministro também alterou sua versão para o segundo estojo, que entrou no país sem declaração. À Folha de S.Paulo o ex-ministro havia afirmado que os artigos tinham sido embarcados na mala de outro integrante, Cristian Vargas, um servidor do Ministério de Relações Exteriores hoje indicado para ser embaixador em Cuba. Para a PF, Albuquerque agora assumiu que estava carregando a caixa que entrou sem inspeção. Comandada por Bento Albuquerque, a comitiva viajou entre 20 e 26 de outubro de 2021. À Polícia Federal o ex-ministro afirmou que os dois pacotes foram dados por integrantes do governo saudita quando a comitiva já estava saindo do hotel, em Riade. O ex-ministro afirmou que as duas caixas estavam seladas e que ninguém suspeitou se tratar de objetos de valor já que, durante o evento, vários presentes foram trocados pela comitiva. Disse ter recebido azeites, tâmaras e bebidas. Por esse motivo, afirmou ter mantido o pacote selado sem conhecer seu conteúdo. O ex-ministro afirmou que os dois pacotes foram distribuídos nas malas e que não fizeram as declarações porque, supostamente, não acharam que passariam de US$ 1.000 –cota máxima permitida pela lei para a entrada de itens livres de declaração. Integrantes do governo Lula têm feito uma série de críticas a Bolsonaro e ao ex-ministro por causa do episódio. O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, já tachou a tentativa de trazer as joias como "contrabando ilegal". No Tribunal de Contas, o ministro Augusto Nardes escreveu em decisão na semana passada que os fatos "revelam-se de elevada gravidade, seja pelo valor dos objetos questionados, seja pela relevância dos cargos ocupados pelos eventuais autores das irregularidades tratadas". Ele também determinou diligências à PF e à Receita Federal. A Polícia Federal passou a investigar o episódio após pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino, no início do mês. Dino disse na ocasião que pode ter havido no caso crimes como descaminho e peculato. O ex-presidente Bolsonaro tem dito que não cometeu nenhuma irregularidade. Rui Costa afirma que vai reformular toda diretoria da Abin Terça-Feira, 14/03/2023 - 21h40 Por Redação Imagem sobre Rui Costa afirma que vai reformular toda diretoria da Abin Foto: José Cruz/Agência Brasil O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), após denúncias de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fazia o monitoramento da localização de pessoas, de forma ilegal, durante os três primeiros anos do governo Jair Bolsonaro (PL), disse que vai reformular toda a diretoria do órgão. “Se algo foi feito no passado, no outro governo, que não tem conformidade com a lei, isso será levado a quem [seja] responsável; à CGU [Controladoria-Geral da União], aos órgãos de justiça, para que as providências cabíveis, a responsabilização devida, seja feita a quem praticou esses atos no passado”, afirmou Rui nesta quarta-feira (14). O ministro afirmou que a diretoria da Abin vai ser reformulada assim que o novo presidente for aprovado pelo Senado.“O nome para a Abin já foi indicado ao Senado, ainda não foi aprovado. E nós, assim que tivermos a nova direção da Abin, vamos reformulá-la. E posso dizer que sob nova direção, toda lei será respeitada no trabalho da Abin”, acrescentou. O governo do presidente Luiz Iniácio Lula da Silva (PT) indicou para o comando da Abin Luiz Fernando Corrêa, que foi diretor da Polícia Federal durante o segundo mandato do Presidente Lula. Para assumir a direção da agência, Corrêa precisa passar por uma sabatina e uma aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Ele também deve ser aprovado no plenário da Casa. "Não dava para perceber que era uma criança", diz morador de Goiânia que encontrou recém-nascida morta Terça-Feira, 14/03/2023 - 21h20 Por Redação Imagem sobre "Não dava para perceber que era uma criança", diz morador de Goiânia que encontrou recém-nascida morta Foto: Reprodução/TV Anhanguera O morador de Goiânia que encontrou uma recém-nascida morta informou para a Polícia Civil que no primeiro momento ele achou que fosse um boneco. Ele estava voltando da padaria quando viu uma caixa de papelão na porta de casa, no Residencial Primavera. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios. "Vi o pezinho roxinho e fiquei sem reação no momento. Não dava para perceber que era uma criança se não chegasse perto", detalhou Pedro Pinheiro. Pedro ainda disse que a recém-nascida estava enrolada numa roupa e em uma coberta. O jovem encontrou ao lado da caixa de papelão uma sacola com roupas, fraldas e mamadeiras. A morte da criança foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que foi ao local e constatou que a recém-nascida apresentava rigidez cadavérica. Peritos da Polícia Técnico-Científica também foram ao local para analisar a cena do crime. Médicos legistas do Instituto Médico Legal (IML) devem identificar a causa da morte. Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada Terça-Feira, 14/03/2023 - 21h03 Por Redação Imagem sobre Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada Foto: Reprodução/Redes Sociais A repórter da Record TV Itapoan, Daniela Mazzei, ao Bahia Notícias, na noite desta terça-feira (14), lamentou as “insinuações” de que seu nome estaria ligado a uma investigação de desvio de doações por pix e disse que a Record TV Itapoan garantiu que ela não é investigada. “Eu não [vou depor]. Não sei nem se estou sendo investigada. Eu procurei a RECORD hoje e a resposta que tive é que não existe nenhuma queixa contra mim e que eu não estou sendo investigada porque eu não entro em nada”, disse Mazzei. A jornalista, que segue de férias, disse que recebeu a notícia pelas redes sociais e que isso a deixou bem abalada. “Do mesmo modo que recebi a notícia do escândalo do pix. Pelas redes sociais e pelos sites que, de forma irresponsável, não citaram meu nome, mas insinuaram que uma repórter que estaria de férias e viajando também estaria envolvida e seria demitida”, acrescentou. Nas redes sociais, seguidores chegaram a questionar a viagem que Mazzei fez com o noivo Marcelo Castro, que também é repórter da Record, para Dubai, nos Emirados Árabes. Sobre o assunto, ela pontuou que parcelou no cartão e vendeu o carro para conseguir fazer o passeio. “Quem me conhece sabe que eu sempre gostei de viajar para fora do país, inclusive sozinha. Meu relacionamento com Marcelo tem 4 meses. Mas, durante toda uma trajetória de vida, eu trabalhei e gostei de viajar com meu dinheiro honesto e suado. O irmão de Marcelo mora lá com a esposa e os dois filhos pequenos. Ele já ia com os pais para Dubai. Quando começamos o relacionamento, pedimos pra eu tirar férias junto com ele pra que eu pudesse ir também nessa viagem. Além de pagar a passagem em 9x no cartão, ainda vendi meu carro pra conseguir viajar mais folgada. Eu planejo essa viagem há pelo menos 4 meses, que é o tempo que estamos juntos”, detalhou. Até a manhã desta terça-feira (14), era possível ver fotos de Marcelo Castro e Dani Mazzei juntos, mas ao chegarem na Bahia, os registros foram ocultados, até mesmo o do pedido de casamento feito à jornalista durante as férias. Questionada se o namoro teria chegado ao fim, Dani negou o término. “Não. Apenas estamos afastados por enquanto. Estou com minha família e ainda não conversamos sobre nosso relacionamento”, disse. Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada Terça-Feira, 14/03/2023 - 21h03 Por Redação Imagem sobre Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada Foto: Reprodução/Redes Sociais A repórter da Record TV Itapoan, Daniela Mazzei, ao Bahia Notícias, na noite desta terça-feira (14), lamentou as “insinuações” de que seu nome estaria ligado a uma investigação de desvio de doações por pix e disse que a Record TV Itapoan garantiu que ela não é investigada. “Eu não [vou depor]. Não sei nem se estou sendo investigada. Eu procurei a RECORD hoje e a resposta que tive é que não existe nenhuma queixa contra mim e que eu não estou sendo investigada porque eu não entro em nada”, disse Mazzei. A jornalista, que segue de férias, disse que recebeu a notícia pelas redes sociais e que isso a deixou bem abalada. “Do mesmo modo que recebi a notícia do escândalo do pix. Pelas redes sociais e pelos sites que, de forma irresponsável, não citaram meu nome, mas insinuaram que uma repórter que estaria de férias e viajando também estaria envolvida e seria demitida”, acrescentou. Nas redes sociais, seguidores chegaram a questionar a viagem que Mazzei fez com o noivo Marcelo Castro, que também é repórter da Record, para Dubai, nos Emirados Árabes. Sobre o assunto, ela pontuou que parcelou no cartão e vendeu o carro para conseguir fazer o passeio. “Quem me conhece sabe que eu sempre gostei de viajar para fora do país, inclusive sozinha. Meu relacionamento com Marcelo tem 4 meses. Mas, durante toda uma trajetória de vida, eu trabalhei e gostei de viajar com meu dinheiro honesto e suado. O irmão de Marcelo mora lá com a esposa e os dois filhos pequenos. Ele já ia com os pais para Dubai. Quando começamos o relacionamento, pedimos pra eu tirar férias junto com ele pra que eu pudesse ir também nessa viagem. Além de pagar a passagem em 9x no cartão, ainda vendi meu carro pra conseguir viajar mais folgada. Eu planejo essa viagem há pelo menos 4 meses, que é o tempo que estamos juntos”, detalhou. Até a manhã desta terça-feira (14), era possível ver fotos de Marcelo Castro e Dani Mazzei juntos, mas ao chegarem na Bahia, os registros foram ocultados, até mesmo o do pedido de casamento feito à jornalista durante as férias. Questionada se o namoro teria chegado ao fim, Dani negou o término. “Não. Apenas estamos afastados por enquanto. Estou com minha família e ainda não conversamos sobre nosso relacionamento”, disse. Em carta conjunta, indígenas e comunidades tradicionais da Bahia propõem a Lula ações concretas de defesa Terça-Feira, 14/03/2023 - 21h00 Por Redação Imagem sobre Em carta conjunta, indígenas e comunidades tradicionais da Bahia propõem a Lula ações concretas de defesa Foto: Guilherme Cavalli O Fórum em Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais na Bahia elaborou uma carta destinada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propondo medidas e ações concretas em defesa dos povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, pescadores artesanais e marisqueiras, comunidades de fundo e fecho de pasto, geraizeiros e extrativistas que vivem no estado. O documento ressalta o histórico de conflitos e violência envolvendo esses povos e aponta, entre outras demandas, a necessidade de avanços nas políticas públicas de regularização dos territórios tradicionais. Criado em agosto de 2022, o Fórum é formado por membros do Ministério Público Federal (MPF), defensores públicos da União e do Estado, pesquisadores universitários, lideranças dos povos tradicionais baianos e representantes de entidades parceiras. Entre elas, a Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), o Movimento Indígena da Bahia (Miba), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a Articulação Nacional de Quilombos (ANQ), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR). A carta ao presidente - assinada por mais de 125 entidades - apresenta proposições e demandas individualizadas para cada povo tradicional, considerando as peculiaridades e necessidades de cada segmento. Diagnóstico Em relação aos indígenas, o documento detalha a situação dos processos de regularização de 81 territórios reivindicados dentro do estado da Bahia, indicando as providências pendentes e possíveis encaminhamentos para a solução da questão territorial. No caso dos quilombolas, a carta aponta que, das 674 comunidades certificadas pela Fundação Palmares, quase 94% não tem sequer o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), etapa obrigatória do processo de titulação de terras quilombolas. A carta também sugere providências para que a população cigana da Bahia possa se desenvolver conforme suas tradições, de forma segura e ampla. O documento relembra os recentes episódios de violência ocorridos no estado e sugere ações para a proteção dos ciganos contra a discriminação e o preconceito, inclusive das forças públicas de segurança. Em relação aos povos de terreiro, o texto ressalta o crescimento de denúncias de intolerância religiosa e de ataques a casas de santo e destruição de assentamentos, instalações e monumentos sagrados. Pescadores artesanais e marisqueiras, comunidades de fundo e fecho de pasto, geraizeiros e extrativistas também são contemplados na carta ao presidente, com medidas que visam combater, principalmente, violações socioambientais e de direitos humanos contra essas populações. Pautas comuns O documento sugere, como proposição comum a todos os povos tradicionais da Bahia, a elaboração de um plano de atuação para os próximos quatro anos, com um cronograma de prazos, metas e detalhamento de ações a cada bimestre. Propõe, também, a definição de ações articuladas entre os governos federal e estadual para a delimitação e titulação de territórios, bem como para a formação de uma força de segurança especializada, apta a monitorar as regiões de conflito. Outro pleito é a realização de ações conjuntas entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) e a Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Bahia (SDA) para mapear todo o território baiano, identificando e arrecadando todas as terras públicas. Além disso, a carta pede providências urgentes para a retirada de cercas, barramentos, tapumes e similares que, ao longo de territórios tradicionais, têm fechado caminhos centenários de servidão e cercado manguezais, praias, rios, áreas tradicionais de extrativismo etc. Outra demanda coletiva é a garantia real e efetiva do direito à consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais da Bahia em relação a projetos, obras, atividades e empreendimentos que impactem ou tenham potencial para impactar territórios tradicionais. A consulta deve ocorrer independentemente da fase do processo de certificação ou titulação do território. A carta reivindica, ainda, a reinstalação da Ouvidoria Agrária Nacional; a instituição de mesa de negociação e conciliação com o propósito de buscar soluções pactuadas para os conflitos; e a alocação de recursos públicos para implementação das medidas pleiteadas, especialmente aquelas voltadas à realização de um diagnóstico das terras públicas na Bahia e devida destinação aos povos e comunidades tradicionais. Encaminhamento A pedido dos procuradores da República Ramiro Rockenbach e Marília Siqueira da Costa, a carta elaborada pelo Fórum em Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais na Bahia foi encaminhada na última semana ao presidente Lula pelo procurador-geral da República, conforme prevê a Lei Complementar 75/93. Também receberam cópia do documento os ministros dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Funai, Incra, a Fundação Cultural Palmares e a SPU. A carta foi encaminhada, ainda, aos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. No âmbito estadual, receberam o documento o governador da Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) , a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Ministério da Saúde deixou vencer 39 milhões de vacinas contra Covid avaliadas em R$ 2 bilhões Terça-Feira, 14/03/2023 - 20h40 Por Mateus Vargas, Raquel Lopes e Constança Rezende | Folhapress Imagem sobre Ministério da Saúde deixou vencer 39 milhões de vacinas contra Covid avaliadas em R$ 2 bilhões Foto: Camila Souza / GOVBA O Ministério da Saúde perdeu ao menos 38,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, avaliadas em cerca de R$ 2 bilhões. Desse total, cerca de 2 milhões de unidades foram descartadas e 31 milhões estão encaminhadas para incineração. Os 5,9 milhões restantes ainda serão encaminhados para descarte, de acordo com o Ministério da Saúde. Em seu site, a pasta afirma que 399 milhões de doses contra a Covid foram aplicadas até hoje no país. Integrantes da Saúde culpam o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo acúmulo de doses. Afirmam ainda que estudam doar vacinas a outros países como uma das formas de evitar novas perdas. A pasta diz, ainda, que 5 milhões de unidades vencem nos próximos 90 dias. E que mais 15 milhões de imunizantes podem ser descartados nos próximos seis meses. Estados e municípios ainda costumam rejeitar lotes com validade curta. Justamente pelo risco de o produto vencer. Atual secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel disse que a gestão Bolsonaro nem sequer compartilhou dados sobre os estoques com a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a transição de governo. "A gente pegou um governo com estoque de vacinas vencidas e para vencer, enquanto aquelas que precisávamos não tinham estoque. Não havia nem contrato [encomendando as doses] no caso das vacinas pediátricas e bivalentes", disse. "Se não fosse o negacionismo, essas doses não estariam nos estoques. Se tivesse acontecido um esforço, como estamos fazendo agora, com campanhas educativas, alinhamento com gestores municipais e estaduais, essas vacinas não teriam vencido", acrescentou a secretária. Segundo o ministério, cerca de 2 milhões de doses perderam a validade ainda em 2021. São lotes doados pelos Estados Unidos, já incinerados. Outros 9,9 milhões de vacinas expiraram em 2022. A partir de janeiro de 2023, perderam a validade mais 27,1 milhões de imunizantes para a Covid. Procurado, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que seus secretários eram os responsáveis pelo controle dos estoques. "As vacinas foram adquiridas em função da população brasileira, como sabemos, a adesão às vacinas diminuiu depois do controle sanitário da doença em todo o mundo. Pelo que fui informado, a maior parte das vacinas vencidas são da Fiocruz", afirmou Queiroga. Em nota, a Saúde afirma que "a atual gestão do Ministério da Saúde se deparou [ao assumir o governo] com um cenário de 27,1 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 sem tempo hábil para distribuição e uso". A reportagem pediu, via Lei de Acesso à Informação (LAI), dados sobre vacinas perdidas e recebeu a resposta de que 33 milhões de doses já foram descartadas ou enviadas para incineração. Depois, ao questionar o Ministério da Saúde, a assessoria de imprensa da pasta informou que há outras 5,9 milhões de doses vencidas, que ainda serão encaminhadas para incineração. Desse grupo, cerca de 13 milhões de imunizantes, avaliados em R$ 415 milhões, perderam a validade até o fim de 2022. O resto, mais de 20 milhões de unidades, compradas por R$ 740 milhões, venceram em 2023. A tabela enviada pelo Ministério da Saúde não detalha se todas as vacinas foram perdidas por causa do fim da validade ou se, por exemplo, algum lote foi reprovado em testes de qualidade. Os dados enviados pela pasta não confirmam o modelo de vacina que perdeu a validade. A partir dos números de lote, é possível verificar que ao menos doses da Coronavac e da AstraZeneca/Fiocruz foram ou serão descartadas. A equipe de Saúde do governo de transição tratou o estoque de vacinas prestes a vencer como uma espécie de herança maldita. No relatório final, o grupo disse que havia "grande quantidade de vacinas com prazo de vencimento muito curto, por falha no planejamento, monitoramento e gerenciamento dos estoques". Desde 2018 as informações sobre estoques do Ministério da Saúde, inclusive de produtos vencidos, estão sob sigilo. A Folha de S.Paulo fez diversos pedidos de acesso durante a gestão Bolsonaro, todos negados. A equipe de Lula decidiu compartilhar, por enquanto, os estoques perdidos. A secretária Ethel Maciel complementa que a pasta se preocupa com as doses que vencem nos próximos três meses. "As outras têm prazo de um ano, seis meses, e não temos preocupação com elas porque a gente está nesse movimento nacional pela vacinação e várias ações estão sendo pactuadas", disse. Bolsonaro estimulou a desinformação sobre as vacinas da Covid-19. Ele chegou a ameaçar expor servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que participaram da liberação da aplicação de doses em crianças. Ao tomar posse, a atual ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que houve um "período de obscurantismo de negação da ciência" durante a gestão anterior. Órgãos de controle, além de gestores do SUS, fizeram diversos alertas na gestão Bolsonaro sobre o risco de as vacinas perderem a validade. Como mostrou a Folha de S.Paulo em junho de 2021, documentos de auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apontavam o risco de a Saúde perder cerca de 28 milhões de doses até agosto daquele ano. A Saúde já havia deixado vencer um estoque avaliado em R$ 243 milhões de vacinas, além de testes e outros itens, como também revelou a Folha de S.Paulo, em 2021. Quase todos os produtos perderam a validade na gestão Bolsonaro. O TCU confirmou, no começo de março, que cerca de 2 milhões de doses de vacinas da Covid doadas pelos Estados Unidos foram descartadas. Os ministros do tribunal decidiram aplicar multa de R$ 1 milhão ao general da reserva Ridauto Ribeiro, ex-diretor de logística da Saúde, e a Rosana Leite, ex-secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, sob argumento de que faltou planejamento ao aceitar uma doação de doses com validade curta. Os lotes doados chegaram ao Brasil cerca de um mês antes do fim da vida útil. Procurado, Ridauto disse que todas as doses recebidas durante sua gestão foram mantidas em "perfeitas condições de armazenagem", "não tendo havido qualquer perda de vacinas de Covid por dano ou armazenagem inadequada". "Quanto à decisão de se adquirir ou receber vacinas (e das quantidades a serem adquiridas), ou a utilização desse material, ou seja, a decisão de enviá-lo ou não aos estados e DF, isso não competia ao órgão que eu dirigia, o Dlog", afirmou ainda. Ele declarou que os "gestores competentes" devem responder pelas compras e pelo período em que as doses ficaram estocadas. Rosana Leite foi procurada, mas não se manifestou. DOSES CONTRA A COVID-19 VENCIDAS POR ANO: 2021: 1.904.140 2022: 9.922.430 2023 (até 28/02): 27.125.070 Total: 38.951.640 Bahia recebe primeiro lote de vacinas contra varíola dos macacos Terça-Feira, 14/03/2023 - 20h20 Por Redação Imagem sobre Bahia recebe primeiro lote de vacinas contra varíola dos macacos Foto: Reprodução / iStock A Bahia recebeu o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos (Mpox) nesta terça-feira (14). As 452 doses do imunizante estão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Nesse primeiro momento, a imunização ocorrerá em duas estratégias: pré-exposição e pós-exposição. A pré-exposição será destinada a dois públicos: pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo homens cisgenero, travestis e mulheres transexuais, com idade superior ou igual a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses; e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus. Para a pós-exposição, serão vacinadas pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco. A estratégia de vacinação pré-exposição será articulada com os serviços de atendimento especializado HIV/Aids (SAE) e com as regionais e municípios, que estão realizando o levantamento do público que será atendido neste momento. Após a consolidação dessas informações, as doses serão enviadas para os locais de aplicação. A expectativa é que a vacinação seja iniciada na próxima semana. Atualmente, a Bahia possui 155 casos confirmados. Destes, 67% estão concentrados em Salvador (104) e os 33% restantes estão distribuídos em outras cidades do interior do estado (51). Universitária de 45 anos é hostilizada por conta de sua idade e rebate: "Não vou desistir" Terça-Feira, 14/03/2023 - 20h00 Por Redação Imagem sobre Universitária de 45 anos é hostilizada por conta de sua idade e rebate: "Não vou desistir" Foto: Divulgação Um vídeo de um grupo de jovens hostilizando uma universitária de 45 anos repercutiu nas redes sociais. Na publicação, as estudantes de Biomedicina de uma faculdade particular em São Paulo zombam da idade de sua colega e afirmam que ela deveria estar “aposentada”. Em resposta, a aluna hostilizada, Patrícia Linhares, disse que começou a cursar Biomedicina este ano, e que era uma vontade que ela tinha há muito tempo, mas que só pôde ser concretizada agora. “É um sonho de adolescência que nunca pude realizar porque tive várias interrupções de estudo. E agora também não vou desistir, o sonho não morreu dentro de mim”, afirmou para o portal G1. Linhares assistiu à publicação pouco antes de uma apresentação na sala de aula e ficou abalada. "Como eu estava com muito medo do trabalho, até porque é algo novo para mim, comecei a chorar”, contou. No mesmo dia, um outro grupo de colegas de Linhares percebeu a tristeza da estudante e resolveu presenteá-la com cartas e um buquê de flores. Veja o vídeo que repercutiu nas redes sociais: Bruno Reis diz que PP está pronto para federação e União Brasil está unindo entendimentos Terça-Feira, 14/03/2023 - 19h40 Por Leonardo Costa Imagem sobre Bruno Reis diz que PP está pronto para federação e União Brasil está unindo entendimentos Foto: Reprodução/Youtube O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), em entrevista ao Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, na noite desta terça-feira (14), disse que a federação entre o União Brasil e o Progressistas não foi concluída, porque ainda têm divergências regionais entre as siglas. Bruno ainda pontuou que na Bahia a decisão já foi pacificada. “Nós da Bahia somos favoráveis à federação. Lá, estão pacificados os entendimentos entre União e PP. Fomos aliados nas eleições e somos aliados agora. O nosso candidato a senador Cacá Leão, ex-deputado, é meu secretário de governo. Agora, temos problemas em outros estados, como Pernambuco, Acre. [...] São Paulo estaria pacificado, Rio já é um problema. Então, sempre a federação ou fusão tem divergências regionais como dificultador”, afirmou Bruno. Para o gestor da capital baiana, que está em Brasília, “o PP está pronto, pacificado para a federação e nós [União Brasil] estamos unindo entendimentos e definindo critérios”. Na capital federal, Bruno participou da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). No evento, ele foi reeleito vice-presidente de Concessões e PPPs da FNP. Pedidos por Justiça marcam missa em homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes Terça-Feira, 14/03/2023 - 19h20 Por Bruna Fantti | Folhapress Imagem sobre Pedidos por Justiça marcam missa em homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes Foto: Reprodução / Instagram de Monica Benicio Lágrimas e pedidos de Justiça marcaram a missa em memória de Marielle Franco e Anderson Gomes, realizada nesta terça-feira (14), na Igreja Nossa Senhora do Parto, no centro do Rio de Janeiro. A cerimônia faz parte das homenagens aos cinco anos dos assassinatos. A vereadora do PSOL e seu motorista foram mortos a tiros em 2018. Na primeira fileira, a filha de Marielle, Luyara, e os pais, Marinete da Silva e Antônio Francisco da Silva Neto, acompanharam a celebração ao lado da viúva da vereadora, vereadora Monica Benicio (PSOL). Por diversas vezes, Monica chorou e foi amparada pela mãe de Marielle. "Infelizmente, o Estado brasileiro ao não responder [quem matou Marielle] faz com que a gente precise não só revisitar as saudades, mas também revisitar a violência para seguir cobrando justiça, para que nunca mais aconteça nada parecido", disse, ao final da missa. Agatha Arnaus, viúva de Anderson, também acompanhou a celebração. Ela vestia uma blusa que pedia Justiça. Quando Anderson morreu, o filho deles tinha um ano de idade. "Depois de cinco anos acaba que a saudade toma um lugar diferente. Meu filho tem seis anos, foco nele, então a vida vai sendo tocada, né? É inevitável, só seguir. Mas estou aqui em memória do Anderson, pelo Anderson, para que ele tenha muito orgulho da gente também", disse. A deputada estadual Renata Souza acompanhou a cerimônia ao lado da vereadora Luciana Boiteux, ambas do PSOL. A vereadora Mônica Cunha, do mesmo partido, a deputada estadual Marina do MST (PT), o vereador Edson Santos (PT) e os ex-deputados Waldeck Carneiro e Mônica Francisco também participaram da missa. Os cinco anos do crime são marcados também por atividades culturais pela cidade e por reuniões do Comitê Justiça por Marielle e Anderson com autoridades responsáveis pela investigação do crime. O comitê é formado pelo Instituto Marielle Franco, pela vereadora Monica Benício, por Agatha Reis e pelas organizações Justiça Global, Terra de Direitos Coalizão Negra por Direitos e Anistia Internacional. Oposição derruba sessão em protesto para retorno de sessões 100% presenciais na AL-BA Terça-Feira, 14/03/2023 - 19h00 Por Redação Imagem sobre Oposição derruba sessão em protesto para retorno de sessões 100% presenciais na AL-BA Foto: Divulgação Deputados estaduais da bancada de oposição articularam a derrubada da sessão ordinária desta terça-feira (14), em protesto para que haja a retomada das sessões 100% presenciais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A manobra ocorreu a partir de um pedido de verificação de quórum feito pelo líder da oposição, deputado Alan Sanches (União). Sem o número mínimo de parlamentares requerido pelo regimento interno da Casa, a sessão teve de ser encerrada com menos de 10 minutos de duração. “Não tem cabimento termos presentes 63 deputados na sessão que decidiu sobre a indicação ao TCM, e nos outros dias não estarem presentes nem 10 deputados. Não podemos admitir a continuidade desse tipo de expediente. Todos os setores da casa já retornaram de forma presencial, porque somente os deputados e deputadas não podem trabalhar normalmente?”, questionou Alan Sanches. O líder da oposição na AL-BA lembrou que não há mais restrições sanitárias que foram colocadas durante a pandemia e justificaram a realização de sessões híbridas. “Nós queremos trabalhar, a oposição tem tido dificuldade para exercer seu papel para o qual foi eleita”, argumentou Sanches. “Com esse apelo, eu espero que a Mesa Diretora da Assembleia acabe de uma vez por todas com as sessões virtuais ou híbridas”, concluiu o líder da oposição. Publicitário criador da página "Dilma Bolada" ganha cargo de gerente da EBC e terá salário de R$ 18 mil Terça-Feira, 14/03/2023 - 18h40 Por Redação Imagem sobre Publicitário criador da página "Dilma Bolada" ganha cargo de gerente da EBC e terá salário de R$ 18 mil Foto: Ricardo Stuckert / PR O publicitário Jeferson de Oliveira Monteiro, dono do perfil “Dilma Bolada” nas redes sociais, foi nomeado para o cargo de gerente executivo de produção educativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e trabalhará no Rio de Janeiro. A nomeação de Jeferson para o posto foi publicada em uma portaria na última segunda-feira (14) e seu salário será de R$ 18 mil. O perfil Dilma Bolada tem hoje 2,7 milhões de seguidores nas redes sociais e foi criado em 2010. Somente no Facebook, a página criada pelo publicitário soma mais de 1,5 milhão de curtidas. Em 2017, em delação premiada, a publicitária Mônica Moura disse que ela e o marido, João Santana, pagaram R$ 200 mil a Monteiro durante a campanha eleitoral de 2014. O publicitário negou as acusações, mas confirmou ter recebido uma ligação da mulher do marqueteiro João Santana e de ter se encontrado com um assessor dela para discutir uma suposta proposta para trabalhar para a campanha de Dilma Rousseff (PT). VÍDEO: Baleia-comum com escoliose é localizada na Espanha; veterinários estudam caso Terça-Feira, 14/03/2023 - 18h20 Por Redação Imagem sobre VÍDEO: Baleia-comum com escoliose é localizada na Espanha; veterinários estudam caso Foto: Reprodução/Fundação Oceanográfico A Fundação Oceanográfico localizou uma baleia-comum de aproximadamente 40 toneladas e cerca de 17 metros com uma “grave lesão” na coluna vertebral, na praia de Cullera, em Valência, na Espanha. Com a escoliose, o animal fica sem poder nadar corretamente. “A equipe da Fundação Oceanográfico pôde verificar que o animal não estava enredado em nenhuma rede de deriva, mas sofria de um grave desvio na coluna vertebral; uma escoliose de origem desconhecida que alterou completamente sua anatomia”, diz trecho do comunicado. A Fundação informou que foi realizada uma abordagem segura e uma equipe de veterinários e biólogos do Aquário de Valência fizeram uma avaliação completa do animal. Entretanto, o rastreador remoto que possibilitaria obter mais informações do animal não foi encontrado. Após a avaliação, que foi realizada a 3,2 km da costa de Cullera, a baleia se afastou e nadou em mar aberto. Lula afirma que vai investir R$ 23 bi em infraestrutura em 2023 e pede concessão de terras públicas para moradias populares Terça-Feira, 14/03/2023 - 18h01 Por Nicole Angel, de Brasília Imagem sobre Lula afirma que vai investir R$ 23 bi em infraestrutura em 2023 e pede concessão de terras públicas para moradias populares Foto: Lula Marques/ Agência Brasil O governo federal vai investir cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura somente esse ano. A declaração foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou nessa terça-feira (14) da posse da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que ocorreu durante a 84ª Reunião Geral, em Brasília. O montante, segundo Lula, é maior do que o que foi investido durante os últimos quatro anos de governo Bolsonaro em obras. Além da destinação da verba, Lula pediu aos prefeitos que façam concessão das terras públicas para que o governo construa moradias populares. "Queríamos fazer um desafio aos prefeitos do Brasil e as prefeitas: se o prefeito puder fazer a concessão dos terrenos, a gente pode fazer a casa muito mais barata para o povo mais pobre desse país”, pediu o presidente da República. Lula afirmou ainda que fez um pedido a ministra do planejamento, Simone Tebet, para que fosse feito um levantamento de todas as terras públicas abandonadas que tem no governo federal, alem de todo o patrimônio como prédio, casas e lojas, para que o governo possas transformá-los em moradia. "Tudo que tiver abandonado, a gente tentar utilizar para transformar em moradia decente para a pessoas mais humildes. É a forma de a gente acabar definitivamente com o déficit habitacional que é uma coisa crônica", destacou o presidente. Lula também defendeu que os bancos públicos emprestem recursos para as cidades que tiverem capacidade de financiamento. “Se a cidade tiver condições, o dinheiro não vai ficar no banco para render em juros, vai render em obra.” DIÁLOGO COM PREFEITOS Também durante o evento, Lula destacou a importância do diálogo com os prefeituras, que segundo ele, é um dos pontos fundamentais para resolver os problemas da sociedade. "Nunca entendi como um presidente da República pensa em governar um país sem levar em conta os entes federados – os governos de estado e as prefeituras. Toda cidade tem sua importância, pois é nela que acontecem os problemas da sociedade. É nas cidades que temos que resolver os problemas de educação, saúde, transporte”, declarou Lula. Na semana passada Lula lançou a plataforma Mãos a Obra como forma de acompanhar as obras que estão paralisadas no país e precisam ser retomadas, além também de manter o diálogo com os municípios. Durante o lançamento da plataforma, o presidente defendeu o diálogo com os entes federados e disse que reunião com gestores municipais se tornará rotina em seu governo. "Não é possível imaginar que esse país será governado de Brasília sem levar em conta a realidade dos municípios e estados brasileiros. Vocês que sabem qual rua que está esburacada, qual lugar o pessoal cobra vocês que precisa ter uma obra”, disse Lula. O petista também prometeu atender a todos os prefeitos, independentemente do partido ou do "time". "A única coisa que quero saber é que vocês foram eleitos e representam o voto do povo. Eu tratarei todos como se fossem do meu partido, do meu time e da minha religião. Daqui para frente, no meu governo, não faltará os meus ministros e não faltará o presidente nos debates de vocês”, finalizou o presidente. Lula amplia espaço da União Brasil na Codevasf e mantém aliados de Lira em estatal Terça-Feira, 14/03/2023 - 18h00 Por Julia Chaib e Thiago Resende | Folhapress Imagem sobre Lula amplia espaço da União Brasil na Codevasf e mantém aliados de Lira em estatal Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados Na tentativa de atrair votos no Congresso, o presidente Lula (PT) ampliará o espaço da União Brasil no comando da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Para evitar retaliações, o chefe do Executivo também deve manter um indicado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um cargo chave no órgão. A Codevasf foi entregue por Jair Bolsonaro ao centrão e mantida dessa forma por Lula em troca de apoio no Congresso. Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que o governo já deu aval para que a União Brasil, que tem a presidência do órgão desde o governo de Jair Bolsonaro (PL) faça as indicações de duas diretorias, que hoje estão com aliados do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do ex-senador Roberto Rocha (PTB). Com 59 deputados e 9 senadores, o partido indicou nomes para chefiar três ministérios no governo e ainda se declara independente. O esforço é tentar garantir o apoio de ampla maioria dos deputados nas votações. No último domingo (11) a Folha revelou que o governo Lula assinou contratos de cerca de R$ 650 milhões herdados de Bolsonaro que levam para a atual gestão uma série de empreiteiras e condutas suspeitas de prática de cartel em obras de pavimentação na Codevasf. As empresas contempladas agora e as práticas suspeitas nas concorrências são semelhantes às reveladas no ano passado em auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a ação de um chamado "cartel do asfalto" a partir de licitações da estatal federal. O governo Lula assinou os contratos e manteve a direção da Codevasf nomeada por Bolsonaro, mesmo com essa e outras fiscalizações do TCU e da CGU (Controladoria-Geral da União) que apontam irregularidades em série, como superfaturamentos, desvios e obras precárias. A Codevasf afirma que "o sistema de pregões não provê a nenhum licitante -nem mesmo ao pregoeiro- a possibilidade de identificar as empresas concorrentes; somente após o encerramento da etapa de lances os participantes do processo licitatório são identificados". A empresa também diz colaborar com órgãos de fiscalização e controle. A cúpula da Codevasf é formada pela presidência e três diretorias. A União Brasil só não controlará a diretoria de gestão dos empreendimentos de irrigação, onde foi nomeado Luís Napoleão Casado. Napoleão Casado é o indicado por Lira, que está lá também desde a gestão anterior. Com orçamento de R$ 1,8 bilhão neste ano, a Codevasf foi inflada por recursos de emendas parlamentares no governo Bolsonaro, que ampliou o loteamento de cargos no órgão. No ano passado, a Folha revelou indícios de fraudes na estatal, que foi alvo de operação da Polícia Federal. A presidência da Codevasf irá continuar com Marcelo Andrade Moreira Pinto -indicado pelo deputado Elmar Nascimento (BA), líder da União Brasil na Câmara. Um dos parlamentares mais próximos de Lira, Elmar foi vetado por petistas para ocupar uma das vagas da União Brasil no ministério de Lula. O Palácio do Planalto busca atender aos pedidos de cargos do partido no segundo e terceiro escalão para conseguir consolidar o apoio do grupo ligado a Elmar. Com as trocas previstas na Codevasf, o PTB e o PP perderão os postos. O diretor da área de desenvolvimento integrado e infraestrutura, Antônio Rosendo Neto Junior, foi indicado por Rocha, enquanto Rodrigo Moura Parentes Sampaio, diretor de revitalização das bacias hidrográficas, é aliado de Ciro Nogueira. No desenho atual, a previsão é a de que, no lugar deles, entrarão pessoas ligadas a outros integrantes da União Brasil, os deputados Fernando Coelho Filho (PE) e Paulo Azi (BA). Auxiliares de Lula dizem que vão cumprir o acordo feito com o partido e que as nomeações devem sair ainda neste mês. As mudanças na Codevasf e em outras estatais têm o objetivo de formar uma base mais consistente de apoio ao governo no Congresso. Com isso, o Palácio do Planalto tenta, de imediato, impedir a articulação para criar uma CPI sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Na avaliação de aliados de Lula, o presidente conseguiu, até o momento, capitalizar politicamente os ataques antidemocráticos do início de governo e, se a CPI for aberta, há o risco de a oposição buscar fatos para inverter esse quadro. Além das negociações envolvendo as diretorias da Codevasf, o Planalto também deverá usar parte das 12 superintendências da estatal para atender a mais aliados. No caso da superintendência regional de Penedo, em Alagoas, João José Pereira Filho, que é primo de Lira, também deverá continuar no cargo. A superintendência de Petrolina, em Pernambuco, deverá ser indicada por Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Ele é aliado de Lula e um dos interlocutores do Republicanos, partido que o Planalto tenta atrair para sua base de apoio no Congresso. Hoje, a vaga de superintendente de Pernambuco é de Aurivalter Cordeiro da Silva, que foi indicado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Ele é pai de Fernando Coelho Filho e que terá a escolha de um dos novos diretores da União Brasil na estatal. Lista **** O governo também decidirá quem será o superintendente do Maranhão porque quer usar o posto para atender a base local e fazer negociações políticas. Além disso, pediu para que a União Brasil não faça, por ora, nenhuma indicação para a superintendência de Minas Gerais. Desde que Lula assumiu o governo, houve troca apenas da superintendência de Teresina, Piauí, onde estava Inaldo Guerra, outro aliado de Ciro Nogueira. O governo colocou, por ora, José Ocelo Rocha Júnior como substituto -o objetivo era tirar o aliado do senador. Para atender ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o governo também deverá manter Hilton Rogério Cardoso na vaga de superintendente da Codevasf em Macapá, no Amapá. Ele foi indicado por Alcolumbre ainda na gestão Bolsonaro. Segundo integrantes do Palácio do Planalto, todas as indicações feitas pela União Brasil e outros partidos passarão por uma avaliação política para que o governo verifique se elas não promoverão desarranjo entre aliados locais. Lula quer compor com alguns governadores e, por isso, evitar nomeações que desagradem a alguns de seus aliados. Novo executivo de futebol do Vitória é apresentado e diz que não pode errar nas contratações Terça-Feira, 14/03/2023 - 17h45 Por Glauber Guerra Imagem sobre Novo executivo de futebol do Vitória é apresentado e diz que não pode errar nas contratações Foto: Pietro Carpi/ Vitória Novo executivo de futebol do Vitória, Ítalo Rodrigues foi apresentado oficialmente à imprensa nesta terça-feira (14). O profissional sabe da missão árdua que tem pela frente e fala em margem de erro zero. “Hoje é meu primeiro dia, colher o máximo de informação. Fazer diferente do que vinha sendo feito. A partir daí é avaliar os pontos positivos e negativos. Potencializar os positivos e tentar extinguir todos os negativos para que o Vitória já tenha um início de acordo com a grandeza do clube”, afirmou. “Obviamente existe um processo como um todo, com várias pessoas envolvidas, mas a responsabilidade é total e exclusiva minha. A partir desse momento, a gente não tem margem de erro. Se vai trazer 100, precisa acertar nos 100”, acrescentou. Ítalo, que estava no Tacuary, do Paraguai, antes de aceitar a proposta do Vitória, revelou que está atento ao mercado sul-americano. “Sem dúvida. Eu acompanho muito esse mercado entre Paraguai, Argentina e Uruguai. São os três que eu acompanho mais de perto. Existem sim atletas que estão sendo monitorados e que eu vou analisar. Mas tenho que conversar com o Léo [Condé, técnico do Vitória]. Não adianta eu achar que um jogador seja quem vai resolver os nossos problemas se ele não tiver as características que o Léo deseja”, destacou. O executivo de futebol do Vitória ainda traçou o perfil dos atletas que pretende contratar. “O que a gente precisa é de jogadores prontos, de saúde, com força, intensidade, com dinâmica. Como vocês já falaram, o presidente falou, o elenco que foi montado foi com expectativa de conquistar. Não é fácil, não deu certo, e a gente vai buscar essa reformulação. Acabou a margem de erro. Agora é acertar ou acertar”, pontuou. Além do Tacuary, Ítalo acumula passagens pelo Náutico, CSA e Paysandu. Drone militar dos EUA cai no Mar Negro após ser atingido por um caça Su-27 da Rússia Terça-Feira, 14/03/2023 - 17h40 Por Redação Imagem sobre Drone militar dos EUA cai no Mar Negro após ser atingido por um caça Su-27 da Rússia Foto: Business Wire/via AP Um drone militar de vigilância "Reaper" dos Estados Unidos caiu no Mar Negro, após ser atingido por um caça Su-27 da Rússia, nesta terça-feira (14). Por meio de nota, o general da Força Aérea dos EUA, James Hecker, do Departamento de Defesa, informou que o incidente ocorreu porque dois jatos russos realizaram uma interceptação "imprudente". “Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9”, disse. O órgão disse ainda que várias vezes antes da colisão, as aeronaves despejaram combustível no drone e voaram na frente dele em manobras inseguras. "Na verdade, esse ato inseguro e pouco profissional dos russos quase causou a queda de ambas as aeronaves", completou James. Agora, o embaixador da Rússia em Washington será convocado para uma reunião ainda nesta terça-feira para falar sobre o acidente. Isso foi o que falou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price. Vídeos registram roubo a carro no Loteamento Aquarius; confira método de assaltantes Terça-Feira, 14/03/2023 - 17h20 Por Redação Imagem sobre Vídeos registram roubo a carro no Loteamento Aquarius; confira método de assaltantes Foto: Reprodução Mais um roubo a carro foi registrado em Salvador. Na tarde desta terça-feira (14), um motorista foi surpreendido na Rua Clara Nunes, região conhecida como Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba. Quando encostava o carro junto ao passeio público para estacionar, a vítima foi fechada por outro veículo, de onde saiu um homem armado que anunciou o assalto. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança dos edifícios da rua. Na imagem, é possível ver que o motorista não reagiu ao assalto e entregou seu carro aos bandidos. Entretanto, o assaltante não conseguiu conduzir o carro, que parou poucos metros à frente. Em um outro vídeo, que mostra outro ângulo da Rua Clara Nunes, é possível ver que, depois de algum tempo sem conseguir dirigir, o bandido acabou desistindo, deixou o carro roubado e retornou para o veículo anterior, que o levou embora. Na sequência do segundo vídeo, é verificável que o mesmo homem que foi vítima do assalto consegue retornar ao seu veículo e ir embora. Esse método de assalto está sendo cada vez mais visto em Salvador. Os assaltantes estão aproveitando que as vítimas estão estacionando o carro ou tentando dar a saída de algum estacionamento, para fechá-los com outro veículo e dar voz de assalto. Recentemente, assaltantes conseguiram levar o veículo de um motorista usando esse mesmo método, na Rua Flórida, no bairro da Graça, também em Salvador. A ação também foi registrada por câmeras de segurança. Proibição das pistolas d’água durante o Carnaval pode ser protocolada na CMS em abril Terça-Feira, 14/03/2023 - 17h00 Por Leonardo Almeida Imagem sobre Proibição das pistolas d’água durante o Carnaval pode ser protocolada na CMS em abril Foto: Vagner Souza / Salvador FM O membro da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Sidninho (Podemos), afirmou que a proibição do uso de pistolas d’água durante a folia da capital baiana deve ser adotada após a entrega do balanço do Carnaval, que está previsto para abril. Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM 92,3, nesta terça-feira (14), o edil explicou que o grupo recebeu uma denúncia referente ao bloco Muquiranas. LEIA TAMBÉM: Muquiranas: Olívia Santana apresenta Projeto de Lei para proibir armas d’água no Carnaval VÍDEO: Mulher é cercada por Muquiranas com armas de água e Guarda Civil intervém "Iremos nos encontrar amanhã na Câmara. Ficou decidido no momento a elaboração de um panorama do Carnaval. Esse panorama deve acontecer no mês de abril, onde os representantes de todas as categorias, de todos os setores irão se fazer presentes. Irão trazer as notícias e os problemas do carnaval para que a gente possa encontrar um denominador comum. A gente vem sendo provocado e precisamos responder a sociedade, a partir desse panorama a comissão vai atuar fortemente para resolver os problemas”, comentou Sidninho. O vereador lembrou que a Frente Parlamentar recomendou que a Polícia Militar intervenha na entrada de pistolas d’água nas próximas folias. Sidninho afirmou que a medida foi tomada após uma denuncia referente ao bloco Muquiranas, durante o Carnaval de fevereiro deste ano. “Recebemos uma denúncia em relação ao Muquiranas, uma denúncia que tivemos muito cuidado e trouxemos para votação da comissão. Nesse primeiro momento recomendamos que a Polícia Militar intervenha na entrada dos foliões com a pistola d’água. A gente não consegue penalizar o bloco, mas é muito claro quem são os participantes. A recomendação da Comissão do Carnaval é a proibição”, afirmou Sidninho. Pacheco diz ao STF que CPI do 8/1 não foi instalada por troca de senadores Terça-Feira, 14/03/2023 - 16h40 Por Folhapress Imagem sobre Pacheco diz ao STF que CPI do 8/1 não foi instalada por troca de senadores Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), alegou que o requerimento para abertura de uma CPI sobre os atos de 8 de janeiro foi apresentado na legislatura anterior e, por isso, não há obrigatoriedade de análise. O parlamentar enviou uma resposta ao ministro Gilmar Mendes, do STF. "Para além de prazo certo e fato determinado, de número mínimo de assinaturas e de pertinência com a função desempenhada pela respectiva Casa Legislativa (que constitui limitação à invasão da seara própria de entes federativos diversos), há um requisito legal de natureza temporal ao funcionamento de uma CPI, que há de ser apreciado na deliberação do Presidente do Senado: o curso da mesma legislatura", diz o documento assinado por advogados do Senado. O pedido foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) no mesmo dia das invasões das sedes dos Três Poderes. A nova legislatura, porém, começou em 1º de fevereiro. O QUE DISSE PACHECO Em 10 de janeiro, o parlamentar havia dito considerar "muito adequado" que os atos de vandalismo nas sedes de prédios dos Três Poderes fossem objetos de uma CPI. Pacheco, no entanto, ressaltou que há "limites formais" que devem ser considerados, e que o pedido da senadora tem que ser indeferido porque as assinaturas foram feitas em legislatura anterior, e deveriam ser ratificadas, a fim de "permitir o eventual aproveitamento do requerimento". O documento cita um trecho do regimento interno do Senado que diz que o prazo da CPI "não poderá ultrapassar o período da legislatura em que for criada" e que "ao final da legislatura serão arquivadas todas as proposições em tramitação no Senado Federal". "Uma legislatura, em outras palavras, não pode cometer à legislatura seguinte o dever de criar ou de prosseguir em inquérito parlamentar", afirma documento encaminhado em nome dos advogados do Senado. O QUE PEDE A SENADORA No processo, Soraya Thronicke critica o presidente do Congresso e pede que ele leia o requerimento inicial, medida necessária para formalizar a criação do grupo de trabalho no Senado. A senadora recorreu ao precedente em que o STF determinou a instalação da CPI da Pandemia, em abril de 2021. O requerimento para abertura da CPI foi protocolado em 8 de janeiro, logo após os ataques às sedes dos Três Poderes. Até a última atualização desta reportagem, a ação contava com 38 assinaturas, 11 a mais que o mínimo necessário para instalação da CPI. Obras do novo complexo rodoviário tem previsão para ficarem prontas até outubro deste ano, diz Trindade Terça-Feira, 14/03/2023 - 16h20 Por Leonardo Almeida Imagem sobre Obras do novo complexo rodoviário tem previsão para ficarem prontas até outubro deste ano, diz Trindade Foto: Vagner Souza / Salvador FM O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, afirmou que o novo complexo rodoviário de Salvador deve ficar pronto até outubro deste ano. Além disso, em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na rádio Salvador FM 92,3, nesta terça-feira (14), Trindade confirmou que a entrega das vias do novo trecho de metrô deve ocorrer entre abril e maio. LEIA TAMBÉM: Novo trecho do metrô iniciará operação em maio, garante Sedur “O metrô começa a rodar agora no mês de abril, maio. A Conder já vai entregar, junto com o metrô, as vias que vão dar a fluidez para o metrô funcionar. Até o final do ano, em setembro ou outubro, nós devemos estar com todo o sistema, não só da nova rodoviária, como do sistema viário, disponível para poder atender a todo aquele complexo da nova rodoviária”, disse Trindade. O presidente da Conder também comentou sobre as buscas para o novo Centro de Convenções. Trindade afirmou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem buscado outros municípios para a construção, entre eles, Feira de Santana. “Nós tivemos a oportunidade de levar ao governador estudos de um novo Centro de Convenções em Salvador. O governador tem estudado, junto com sua equipe, a melhor formatação para esse centro. Não só em Salvador, o governador tem buscado alternativas em outras cidades, hoje ele está em Feira de Santana para operacionalizar a construção lá. Nós temos um teatro para 700 pessoas com um Centro de Convenções acoplado. Hoje o terreno pertence à prefeitura de Feira”, disse Trindade. Turbilhão Feminino: Confira o resumo da 3ª rodada do Brasileirão Feminino! Terça-Feira, 14/03/2023 - 16h05 Por Fernanda Barros Imagem sobre Turbilhão Feminino: Confira o resumo da 3ª rodada do Brasileirão Feminino! Foto: João Aurelio Chegou ao fim a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro! Com duas goleadas, dois empates e apenas duas equipes com 100% de aproveitamento (Corinthians e Ferroviária), os times viraram a chave e agora se preparam para a 4ª rodada da competição, que acontece entre a sexta-feira (17/03) e a segunda-feira (20/03). Na ponta de cima da tabela estão na sequência: Corinthians, Ferroviária, Palmeiras e Flamengo. Já na zona de rebaixamento, estão: Atlhetico – PR, Avaí/Kindermann, Real Ariquemes e Ceará. Confira os resultados da última rodada: Sábado (11) Internacional 2x0 Real Brasília Bahia 10x0 Ceará Domingo (12) Santos 0x1 Ferroviária Kindermann – SC 2x2 Palmeiras Atlético MG 2x1 Athletico – PR Real Ariquemes 0x2 Flamengo São Paulo 2x2 Cruzeiro Segunda-feira (13) Corinthians 4x0 Grêmio Vale destacar que na partida de sábado entre Bahia e Ceará, o Turbilhão Feminino esteve presente. Confira o material neste link! Artilharia – Com 5 gols na competição (3 deles no último jogo), Nathane é a artilheira da competição. Em seguida, estão: Millene (Corinthians), Priscila (Internacional) e Letícia Ferreira (Palmeiras), todas com 3 gols. Bento Albuquerque muda versão e diz à PF que joias dadas a Bolsonaro seriam para a União Terça-Feira, 14/03/2023 - 16h00 Por Redação Imagem sobre Bento Albuquerque muda versão e diz à PF que joias dadas a Bolsonaro seriam para a União Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O ex-ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, prestou depoimento para a Polícia Federal nesta terça-feira (14) e alterou sua versão referente às joias dadas de presente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. Segundo Albuquerque, os pacotes que continham os objetos seriam dados para a União. LEIA TAMBÉM: Ex-ministro Bento Albuquerque depõe à PF nesta terça-feira no caso das joias sauditas; veja detalhes “Joias iriam para acervo presidencial”, diz ex-chefe da Secom de Bolsonaro De acordo com o Estadão, a versão dada em seu depoimento à PF difere do que o ex-ministro disse no momento em que foram abordados pelos fiscais da Receita, em 26 de outubro de 2021, e do que o próprio Albuquerque disse no dia 13 de março. Conforme relatou Bento Albuquerque, o conjunto de diamantes de R$ 16,5 milhões e que foi apreendido era para a então primeira-dama Michelle. “Isso era um presente. Como era uma joia, a joia não era para o presidente Bolsonaro, né... deveria ser para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. E o relógio e essas coisas, que nós vimos depois, deveria ser para o presidente, como dois embrulhos”, disse o ex-ministro. Albuquerque também deu certeza de que o segundo pacote com relógio, estimado em ao menos R$ 400 mil, era para Bolsonaro. Naquele dia da apreensão, Bento retornou até a área da alfândega para liberar as joias. Já naquele momento a diretoria da Receita Federal foi acionada, um ato completamente irregular, para que interviesse nas ações dos auditores e liberasse as joias. Os fiscais, no entanto, deram andamento à apreensão. Foto: Reprodução / Twitter O ex-presidente da República também deu mais de uma versão sobre o caso. Primeiramente, Bolsonaro afirmou que não tinha conhecimento sobre as joias e atacou a imprensa. Depois da divulgação das provas sobre o assunto, Bolsonaro admitiu que recebeu um pacote e decidiu entregá-lo. "Bahia de Todas as Cores": Salvador recebe festival de grafite Terça-Feira, 14/03/2023 - 16h00 Por Redação Imagem sobre "Bahia de Todas as Cores": Salvador recebe festival de grafite Foto: Reprodução/Instagram Entre os dias 16 e 19 de março, Salvador vai receber cerca de 100 artistas de grafite. O evento é uma realização do coletivo Vai e Faz, Trevo Produções e Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos. O festival recebeu o nome de “Bahia de Todas as Cores”, e o objetivo é que os grafiteiros usem sua arte para colorir alguns espaços do Centro Antigo. A abertura será realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), onde será realizada uma mesa de abertura às 19h da quinta-feira (16). A festa também conta com o “BTC sound”, no largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, no sábado (18). O rapper Ravi Lobo, as bandas Roça Sound e Fúria Consciente e os sets de Sista K e Dj Branco serão as atrações da edição. VÍDEO: Criminosos deixam rastro de destruição durante ataque a cidades do Rio Grande do Norte Terça-Feira, 14/03/2023 - 15h40 Por Redação Imagem sobre VÍDEO: Criminosos deixam rastro de destruição durante ataque a cidades do Rio Grande do Norte Foto: Reprodução Redes Sociais Criminosos atacaram pelo menos 17 cidades do Rio Grande do Norte durante a madrugada desta terça-feira (14). Os bandidos deixaram um rastro de destruição com ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. A polícia local informou que ao menos uma pessoa morreu em confronto com forças de segurança e outras duas foram presas. Além da capital, Natal, foram alvo de ataques as cidades de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D'anta, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul , Touros e São Miguel do Gostoso. Entre os alvos, estão um fórum de Justiça, duas bases da PM, uma prefeitura e um banco. Carros que estavam estacionados em ruas e em garagens públicas, além de uma loja de motos, também foram atingidos. A suspeita é de que os ataques tenham sido comandados pelo Sindicato do Crime, facção criminosa que atua na região. O coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário da Segurança Pública, confirmou que as forças de segurança já sabiam ontem que ocorreria um ataque coordenado pela facção, mas disse não ter informações sobre a motivação dos ataques. Porém, uma apuração do UOL com três diferentes fontes ligadas às forças de segurança do Rio Grande do Norte que o ataque teria sido motivado por restrições no sistema prisional. A facção fez uma série de exigências às autoridades por melhorias nos presídios. Em um comunicado apócrifo atribuído à facção, as exigências incluiriam visitas aos internos, aumento do período de banho de sol, material de higiene, medicamentos e até mudança da empresa que fornece alimentos no presídio. Criminosos deixam rastro de destruição em ataques a cidades do Rio Grande do Norte Veja ? pic.twitter.com/yWpjUUNKrm — Bahia Notícias (@BahiaNoticias) March 14, 2023 Moro ataca Zanin e candidatos ao STF temem ajuda indireta a advogado Terça-Feira, 14/03/2023 - 15h20 Por Mônica Bergamo | Folhapress Imagem sobre Moro ataca Zanin e candidatos ao STF temem ajuda indireta a advogado Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Apoiadores de candidatos à vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF) ficaram tensos com as críticas que o senador Sergio Moro (União Brasil) fez ao advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula (PT) na Operação Lava Jato e é tido como um dos preferidos para ocupar o cargo. Eles acreditam que os ataques de Moro a Zanin reavivam em Lula a memória do que definem como perseguição sofrida por ele na Justiça. E reforça ainda mais a preferência pelo defensor, já enaltecido pelo presidente publicamente. Moro estaria, assim, reforçando, na prática, a campanha para que o advogado seja indicado — ainda que não perceba. Zanin foi, durante os anos da Lava Jato, um dos principais contrapontos à atuação de Moro, e personificou a resistência de Lula na prisão. Quanto mais apanhar do ex-juiz, portanto, ainda mais bem posicionado ficaria para a indicação. Lauro de Freitas: Vigilância Sanitária interdita restaurante Torre de Pizza Terça-Feira, 14/03/2023 - 15h15 Por Redação Imagem sobre Lauro de Freitas: Vigilância Sanitária interdita restaurante Torre de Pizza Foto: Divulgação A Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas interditou nesta segunda-feira (13), o restaurante e pizzaria Torre de Pizza, na Estrada do Coco. Segundo o órgão, o estabelecimento foi inspecionado no dia 6 de março, após denúncias. Em nota, a Vigilância informa que foram identificadas inúmeras irregularidades sanitárias, com destaque para o fato que o estabelecimento não possui Alvará Sanitário. Dentre as irregularidades encontradas, destacam-se: higiene precária, equipamentos oxidados, utensílios armazenados inadequadamente, alimentos prontos expostos e fora da temperatura, área de preparo de alimentos com presença de pragas e animais, presença de inseticida na cozinha e outros. Segundo o órgão, o restaurante continuará interditado até a correção das irregularidades que comprometem as boas práticas de manipulação dos alimentos. Prefeito Bruno Reis é reeleito vice-presidente de Concessões e PPPs da FNP Terça-Feira, 14/03/2023 - 15h00 Por Redação Imagem sobre Prefeito Bruno Reis é reeleito vice-presidente de Concessões e PPPs da FNP Foto: Ana Licia Menezes / PMA O prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi reeleito nesta segunda-feira (13) vice-presidente de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), durante a 84ª Reunião Geral da entidade municipalista, em Brasília. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também foi reconduzido para a presidência da entidade para o biênio 2023-2025, assim como os chefes do Executivo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (1º vice-presidente), e de São Paulo, Ricardo Nunes (2º vice-presidente). A FNP reúne cidades com mais de 80 mil habitantes, dentre eles todas as capitais. Bruno Reis ressaltou o trabalho da entidade em prol das pautas municipalistas. “Na vice-presidência de Concessões e PPPs, vamos continuar nossa luta por mais desenvolvimento para os municípios. As concessões e PPPs são instrumentos fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, e a FNP tem cumprido um papel essencial neste debate”, salientou o prefeito. Ainda nesta segunda, foi instituída a bancada da FNP no Congresso Nacional. Quase 100 parlamentares, entre eles mais de 80 deputados federais, integram o grupo, que será coordenado pelo ex-presidente da Frente Nacional, o deputado federal Jonas Donizette. O ato contou com a participação de dezenas de prefeitos. Durante o dia, Bruno Reis também participou, na 84ª Reunião Geral da FNP, de debates sobre a reforma tributária com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sobre os desafios da Educação no Brasil, com o ministro Camilo Santana. O prefeito da capital ainda participou de uma mesa sobre novas regras para as Compras Públicas e o Marco legal das Startup, com Esther Dweck, ministra de Gestão Pública e Inovação de Serviços Públicos. A programação do evento da Frente Nacional segue nesta terça-feira (14), com debates sobre parcerias institucionais e projetos FNP, políticas de habitação, sustentabilidade urbana e mudanças climáticas, financiamento das cidades e perspectivas para a repactuação federativa. Nesta segunda, o prefeito Bruno Reis participou de uma mesa sobre mobilidade urbana e defendeu a adoção de medidas conjuntas entre municípios, estados e União para resolver os problemas do transporte público no Brasil, principalmente nas grandes e médias cidades. Ele ressaltou, entre outras ações, a implantação de um subsídio federal entre as medidas para dar uma solução definitiva para os problemas do setor, que enfrenta dificuldades em todas as grandes e médias cidades do país. “Tive a oportunidade de participar do painel sobre mobilidade e de dar o testemunho da grande dificuldade que vive o transporte público em especial de Salvador. Realidade essa que vivem todas as médias e grandes cidades do Brasil que têm transporte público regular. Aqui discutimos uma série de alternativas de propostas que vamos defender junto ao governo federal e aos governos estaduais para melhorar esse serviço que é tão essencial para a população”, afirmou o prefeito de Salvador. Ex-companheiro de Barcelona, Piqué comenta caso Daniel Alves: "Dá a sensação de que não o conhece" Terça-Feira, 14/03/2023 - 14h40 Por Redação Imagem sobre Ex-companheiro de Barcelona, Piqué comenta caso Daniel Alves: "Dá a sensação de que não o conhece" Piqué e Dani Alves ( D) nos tempos de Barcelona | Foto: Divulgação/ FC Barcelona Companheiros nos tempos de Barcelona, o ex-zagueiro Gerard Piqué falou do caso Daniel Alves nesta terça-feira (14). O jogador baiano está preso na Espanha desde o último dia 20 de janeiro, acusado de estuprar uma mulher numa boate na cidade catalã no final de dezembro do ano passado. O espanhol disse que sentiu uma sensação ruim quando soube da notícia. "É um caso complicado. O conheço e o aprecio. Tudo, para seus companheiros, é muito pesado. Quero que a Justiça faça seu trabalho. Até que não me digam que fez, temos que esperar. É fácil dizer que é culpado, quero esperar o que o juiz disser, e o que disse temos que acatar. E ajudar a vítima no processo", disse durante entrevista à rádio RAC 1. "Quando sai a notícia, eu, como ex-companheiro... Dá a sensação de que não o conhece. Se fica em estado de choque, pois pensa "Compartilhamos tudo". Você o vê e não pensaria nunca", completou. Caso seja confirmada a culpa no caso de estupro, Piqué declarou que será "mais duro que a Justiça" com Daniel Alves. Os dois chegaram do Barcelona na temporada de 2008/2009. O baiano atuou no clube até 2015/2016, enquanto o espanhol só deixou a equipe no final de 2022 quando encerrou seu contrato e decidiu pela aposentadoria. Semob inicia vistorias de veículos de transporte escolar em Salvador Terça-Feira, 14/03/2023 - 14h20 Por Redação Imagem sobre Semob inicia vistorias de veículos de transporte escolar em Salvador Foto: Ascom / Semob Os proprietários de veículos que atuam com transporte escolar devem ficar atentos. A Secretaria de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), iniciou as vistorias do primeiro semestre para os veículos que realizam este tipo de atividade. A ação segue até o dia 17 de março, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Cotae, nos Barris. A Semob possui hoje cerca de 900 alvarás cadastrados para transporte escolar. Para realizar o procedimento, o autorizatário deverá agendar o atendimento através do site, e aparecer à Cotae na data escolhida com a documentação exigida para realizar a vistoria, que inclui o cartão de identificação do autoritário ou auxiliar (caso tenha), o alvará de circulação da última vistoria, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D e selo GNV. “Estas vistorias têm o objetivo de garantir que o transporte das crianças que utilizam esse serviço está sendo feito por profissionais capacitados, em veículos vistoriados, buscando sempre promover uma maior segurança a todos”, destacou a coordenadora da Cotae, Luila Neves. Uma das novidades para este ano é que a idade máxima do veículo passou de 15 para 20 anos. Além disso, também serão observadas as condições de higienização do veículo, estado de conservação, pneus e parte elétrica, controlador de velocidade (tacógrafo) – que já deve estar devidamente aferido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) -, além dos equipamentos de segurança como extintor de 4 kg, macaco, triângulo e chave de roda. Quem tiver qualquer tipo de pendência na documentação precisa resolver antes da realização da vistoria. Caso o motorista não possua toda a documentação no momento da vistoria, ou ainda que seja identificado algum item que não esteja em conformidade, o condutor deverá solucionar o problema para então solicitar uma nova vistoria. O permissionário que perder o prazo poderá fazer o procedimento após a data, porém já será considerado irregular pela fiscalização e não poderá atuar na atividade até que a vistoria seja realizada. Expectativa é que ações na área dos transportes aconteçam ainda nesse semestre, afirma Bruno Reis Terça-Feira, 14/03/2023 - 14h04 Por Nicole Angel, de Brasília Imagem sobre Expectativa é que ações na área dos transportes aconteçam ainda nesse semestre, afirma Bruno Reis Foto: Nicole Angel/ Bahia Notícias O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse nessa terça-feira (14) que espera que ações voltadas para a área dos transportes ocorram ainda esse semestre. A declaração foi feita ao Bahia Notícias durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. "Isso é fundamental, até porque nós estamos na iminência de dar os reajustes e precisamos de sinalizações do Governo Federal porque isso vai impactar nas decisões que nós prefeitos teremos que tomar com base nos contratos concessões que regulamentam esse serviço”, explicou Bruno Reis. Sobre as medidas que estão sendo adotadas para que ações aconteçam nas cidades, Bruno Reis afirmou que um calendário de reuniões está sendo implementado juntamente com o Ministério das Cidades. "O ministro esteve hoje no evento e estará aguardando na próxima semana uma visita nossa entre o secretário nacional de mobilidade e a equipe dele com prefeitos e com técnicos da frente onde a gente vai apresentar as nossas sugestões”, detalhou o prefeito de Salvador. Entre os temas da reunião está a questão do subsídio, a desoneração da cadeia do transporte público, além também de incentivos fiscais que precisam ser dados. Outro ponto que será pautado será a questão do financiamento para os entes públicos adquirir ônibus, em especial elétrico, para que possa reduzir o custo do sistema como também para que as empresas possam ter uma linha diferenciada pra aquisição de novos ônibus, e também a questão do refis dessas empresas que estão todas quebradas. "Então, tem uma série de medidas que precisam ser adotadas pra reequilibrar o sistema de transporte do Brasil que está quebrado”, avaliou Bruno Reis. REUNIÃO DA FNP A 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é um evento que reúne gestores municipais, parlamentares e integrantes dos governos estaduais e federal e vai até esta terça-feira (14). Na reunião, Bruno Reis foi reeleito como vice-presidente de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) da FNP. Além disso, no primeiro dia de evento, Bruno Reis participou de uma das mesas de debate onde pontuou que é necessário que ações conjuntas sejam adotadas por municípios, estados e União para resolver os problemas do transporte público no Brasil, principalmente nas grandes e médias cidades. No evento, o gestor da capital baiana participou, com os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, presidente da FNP; de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; além do deputado federal Isnaldo Bulhões, relator na Câmara do projeto que institui o subsídio para o transporte no país, da mesa sobre mobilidade urbana, que discutiu a necessidade de uma repactuação federativa em relação ao transporte público para implementar um novo modelo de governança e financiamento, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. Ainda no evento, o prefeito da capital baiana destacou a necessidade da aprovação do subsídio na Câmara dos Deputados - a proposta já passou pelo Senado. Para ele, a medida é emergencial e por isso é preciso avançar para uma solução definitiva para o transporte público no país. Após pedido de casamento em Dubai, Marcelo Castro e Dani Mazzei apagam fotos juntos na redes sociais

 


                                                                       Foto: Reprodução/Instagram

O casal de jornalistas Marcelo Castro e Dani Mazzei da Record TV Itapoan, já não aparecem mais juntos nas redes sociais. Até a manhã desta terça-feira (14), era possível ver fotos do casal juntos e até do registro do pedido de casamento feito à jornalista durante as férias em Dubai, nos Emirados Árabes. 

 

Os repórteres, que retornaram de Dubai na noite desta segunda-feira (13), apagaram ou arquivaram os registros onde compartilham momentos juntos em seus perfis no Instagram, o que levantou a suspeita de um término. 

 

Os destaques da viagem ainda estão no perfil dos dois jornalistas, mas os comentários nas publicações foram limitados ao público. 

 


Perfil do casal na manhã desta terça-feira (14)

 


Perfil do casal atualmente

 


Marcelo Castro e Dani Mazzei em Dubai


Fonte: bahianoticias

Bahia recebe 412 mil doses de vacinas contra varíola dos macacos

 A previsão de início da vacinação ao público e detalhes sobre as estratégias ainda não foram divulgadas


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) confirmou o recebimento de 412 mil doses da vacina contra a Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. De acordo com a pasta, os imunizantes serão distribuídos a partir de quarta-feira (15) aos municípios baianos. A previsão de início da vacinação ao público e detalhes sobre a estratégia ainda não foram divulgadas.

Na Bahia, o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no dia 13 de julho do ano passado, em Salvador. Desde então, 154 casos confirmados no estado. Outros 2.282 foram descartados, 36 são prováveis e 413, suspeitos.

Thank you for watching

A monkeypox é uma zoonose viral que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. O paciente apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A erupção cutânea começa a surgir entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. (bahia.ba)

Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada

 



Imagem sobre Acusada em redes sociais, Dani Mazzei lamenta "insinuações" e diz que Record garantiu que ela não é investigada                                                                  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A repórter da Record TV Itapoan, Daniela Mazzei, ao Bahia Notícias, na noite desta terça-feira (14), lamentou as “insinuações” de que seu nome estaria ligado a uma investigação de desvio de doações por pix e disse que a Record TV Itapoan garantiu que ela não é investigada.

 

“Eu não [vou depor]. Não sei nem se estou sendo investigada. Eu procurei a RECORD hoje e a resposta que tive é que não existe nenhuma queixa contra mim e que eu não estou sendo investigada porque eu não entro em nada”, disse Mazzei.

 

A jornalista, que segue de férias, disse que recebeu a notícia pelas redes sociais e que isso a deixou bem abalada. “Do mesmo modo que recebi a notícia do escândalo do pix. Pelas redes sociais e pelos sites que, de forma irresponsável, não citaram meu nome, mas insinuaram que uma repórter que estaria de férias e viajando também estaria envolvida e seria demitida”, acrescentou.

 

Nas redes sociais, seguidores chegaram a questionar a viagem que Mazzei fez com o noivo Marcelo Castro, que também é repórter da Record, para Dubai, nos Emirados Árabes. Sobre o assunto, ela pontuou que parcelou no cartão e vendeu o carro para conseguir fazer o passeio. 

 

“Quem me conhece sabe que eu sempre gostei de viajar para fora do país, inclusive sozinha. Meu relacionamento com Marcelo tem 4 meses. Mas, durante toda uma trajetória de vida, eu trabalhei e gostei de viajar com meu dinheiro honesto e suado. O irmão de Marcelo mora lá com a esposa e os dois filhos pequenos. Ele já ia com os pais para Dubai. Quando começamos o relacionamento, pedimos pra eu tirar férias junto com ele pra que eu pudesse ir também nessa viagem. Além de pagar a passagem em 9x no cartão, ainda vendi meu carro pra conseguir viajar mais folgada. Eu planejo essa viagem há pelo menos 4 meses, que é o tempo que estamos juntos”, detalhou.

 

Até a manhã desta terça-feira (14), era possível ver fotos de Marcelo Castro e Dani Mazzei juntos, mas ao chegarem na Bahia, os registros foram ocultados, até mesmo o do pedido de casamento feito à jornalista durante as férias. Questionada se o namoro teria chegado ao fim, Dani negou o término. 


“Não. Apenas estamos afastados por enquanto. Estou com minha família e ainda não conversamos sobre nosso relacionamento”, disse.


Fonte: bahianoticias

segunda-feira, 13 de março de 2023

Homem morto após ação policial em Portão será enterrado nesta segunda; família diz que ele teria sido confundido com suspeitos por PMs

 Homem que morreu em ação policial no bairro de Portão, na RMS, será enterrado na segunda — Foto: Redes sociais 

Homem que morreu em ação policial no bairro de Portão, na RMS, será enterrado na segunda — Foto: Redes sociais

Um corpo do homem que morreu após uma ação policial no sábado (11), no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, será enterrado nesta segunda-feira (13), às 10h, no Cemitério municipal do bairro.

O corpo de Givanildo Lino Silva foi liberado neste domingo (12) pelo Instituto Médico Legal, em Salvador. A família diz que o homem de 36 anos teria sido confundido com criminosos e que policiais militares chegaram ao local atirando. 

 Veja também:

Após a morte de Givanildo Silva, um grupo fez um protesto na noite de sábado, na BA-099, conhecida como Estrada do Coco, no trecho de Lauro de Freitas.

Família acusa PM, que acusa homem morto

A Polícia Militar afirmou que durante rondas feitas na localidade conhecida como Vila Nova de Portão no Pé Preto, no bairro de Portão, os PMs viram um grupo de homens armados e houve um confronto.

De acordo com a PM, quando a troca de tiros terminou, os militares encontraram Givanildo Silva caído no chão. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos.

A PM afirmou ainda que encontrou uma pistola calibre .40, sete munições de .40, 34 pinos de cocaína e 79 trouxas de maconha com Givanildo Souza. A família do homem nega a informação e diz que a polícia chegou ao local disparando tiros.

Grupo fez protesto na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas na noite de sábado — Foto: Redes Sociais

Grupo fez protesto na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas na noite de sábado — Foto: Redes Sociais

Fonte: itinga tv

terça-feira, 7 de março de 2023

Placa em homenagem a Mestre Bozó Preto é alvo de vandalismo

 



A placa em homenagem ao Mestre Bozó Preto, colocada no Largo das Baianas, em Amaralina, foi alvo de vandalismo. Inaugurada em agosto de 2020, juntamente com a entrega da obra de revitalização da orla do bairro, a placa prestava referência ao famoso mestre de capoeira da região.

De acordo com uma das baianas, que preferiu não se identificar, a peça foi retirada logo após o carnaval:

“É bem provável que tenham levado, pois é toda de inox. Fiquei uns dias sem trabalhar e quando voltei não vi mais. O povo não deixa nada lá…”

O Mestre – Carlos Alberto Conceição dos Santos ou Mestre Bozó Preto, iniciou sua prática na capoeira aos quatro anos de idade no Nordeste de Amaralina. Era sobrinho de Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional. Fundador da Associação de Capoeira Regional da Bahia, Mestre Bozó Preto era uma das grandes referencias da capoeira no mundo. Conhecido pelo seu gênio forte e sempre cheios de histórias de Luta e superação, Bozó Preto, formou diversos mestres e professores que matem viva o legado da Capoeira Regional pelo mundo através da ACRB, que completa 42 anos de fundada no proximo dia 25 de agosto.

Fonte: nordesteusou

Ivoneide diz estar pronta para disputar a prefeitura de Camaçari, mas defende candidatura do marido



 A deputada federal Ivoneide Caetano (PT) defendeu a candidatura de seu marido, o secretário estadual das Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), à prefeitura de Camaçari em 2024. A declaração da parlamentar ocorreu na tarde desta segunda-feira (6), em entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias.

 

De acordo com Ivoneide, ela também estaria preparada para disputar a prefeitura camaçariense nas próximas eleições municipais, mas que, neste momento, ela está focada em cumprir seu mandato em Brasília, na Câmara dos Deputados.

 

“Eu hoje represento um projeto político, liderado pelo presidente Lula; por Rui Costa, nosso ministro; e pelo nosso governador Jerônimo. A política é um pouco complexa. Não é uma decisão isolada. Se você me perguntar assim: ‘Ivoneide, por você, você quer ser prefeita?’; eu vou dizer: ‘não, eu estou bem, quero cumprir o meu mandato, porque eu fui eleita deputada federal’. Mas, se o meu grupo político entender que o nome é o meu, eu estarei pronta para ser prefeita”, disse a deputada.

 

Ivoneide também citou outros nomes que poderiam disputar a prefeitura de Camaçari pelo PT contra o atual gestor municipal, Elinaldo Araújo (União). No caso, seriam os vereadores Tagner Cerqueira e Dentinho do Sindicato, além do próprio presidente petista no âmbito do município, Professor Márcio Neves.

 

“Muito feliz, eu digo aqui que tem outros nomes importantes na cidade de Camaçari. O nome de Tagner, por exemplo, que é um vereador do PT. Jovem! Vocês não têm noção de como Tagner trabalha pela cidade. Ele é 24 horas fazendo política, cuidando de gente. Ele está preparado. Nós temos outros nomes, como o professor Márcio, que é o presidente do nosso partido. O próprio Dentinho, que também é vereador. Acho que é preciso renovar também”, comentou Ivoneide.

 

Apesar de se colocar à disposição para a disputa e citar o nome de companheiros petistas também visando as eleições de 2024, Ivoneide demonstrou mesmo preferência pelo nome do próprio marido, o ex-prefeito Luiz Caetano.

 

“Eu, particularmente, acho que Camaçari precisa de uma pessoa como Caetano para consertar aquela cidade. Pela capacidade de gestão, pela experiência que ele tem. Camaçari, infelizmente, vive hoje um tempo de muito atraso. São 12 anos de retrocesso”, defendeu Ivoneide.

 

“Eu sou fã dele. É preciso separar marido de líder político. Primeiro, eu me apaixonei pelo líder político. Depois, veio a paixão de homem e de mulher. Eu brinco com ele e é verdade: ele é um gestor de excelência. Não é que eu não possa fazer ou que Tagner não possa ser. Mas, se você me perguntar como eleitora ou como munícipe, eu diria que o nome hoje seria o de Caetano”, continuou a deputada.

Segundo Ivoneide, a gestão de Elinaldo possui a ausência de um transporte público como o principal problema.

 

“Vocês não t?m noção do que eu ouço das mães, que seus filhos vão fazer curso técnico no Instituto Federal e saem 10h30 [da noite] e vão andando. Sair daquele instituto para o Verde Horizonte andando 10 da noite é desumano. Profissionais que trabalham na maternidade, que a gente inaugurou recentemente, me ligaram: ‘deputada, eu quero pedir as contas, porque não estou dando conta de sair da universidade tarde da noite. Não tenho como ir para casa porque não tem transporte’”, continuou a deputada.

 

A parlamentar ainda citou outros problemas, como o fato da sede de Camaçari ter apenas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a mais de 200 mil habitantes e o desemprego crescente no município.

 

“A Ford foi embora. O prefeito não se movimentou. Na época, eu fui para a porta da Ford com Caetano e outros companheiros. E o prefeito estava viajando, de férias fora do país. Sequer mandou um representante. E aí o reflexo disso são escolas superlotadas. Ele não preparou para acolher esses trabalhadores que ficaram desempregados, os filhos dos trabalhadores que saíram da escola particular e obviamente foram para a escola pública. Está um desastre”, concluiu a deputada.


Fonte: bahianoticias

Por adesão do União Brasil à gestão Lula, PT pode não ter candidatura em Salvador; entenda mais

 

O principal opositor do grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União) em Salvador, o PT, pode não disputar a prefeitura da capital baiana. Informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças da legenda indicam que o movimento pode sofrer intervenções federais. 

 

Interlocutores do partido sinalizaram que a tentativa da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cooptar o União Brasil para a base na Câmara dos Deputados pode influenciar na colocação de nomes para a disputa nas prefeituras. Com a chegada do partido no arco de sustentação, o Partido dos Trabalhadores não colocaria um nome na principal cidade baiana. 

 

Nas últimas eleições, o grupo liderado pelo então governador Rui Costa (PT) colocou em prática a estratégia de pulverização da base aliada, incluindo o da candidata do partido, Denice Santiago. O movimento culminou com a eleição de Bruno Reis (União), sucessor do chefe do executivo soteropolitano ACM Neto. 

 

Segundo as mesmas lideranças, a ideia pode ser "colocar um vice" em uma das candidaturas que orbitam a base. "Se Bruno Reis vai ser candidato da base de Lula, por que vou colocar alguém para perder?", questionou uma das lideranças.

 

Outro ponto que pode reforçar o movimento é a vontade do grupo em retomar a hegemonia em outras cidades da Bahia. O grupo estaria vendo a necessidade de assumir o comando de grandes cidades da Bahia, como Feira de Santana e Vitória da Conquista. "A matéria seria essa, ao invés de Salvador”, indicou outra liderança.

 

O PT já realizou a primeira reunião juntamente com a federação que compõe, integrada ainda por PCdoB e PV. O grupo já deve começar a afunilar os debates sobre as eleições municipais de 2024 e aprofundar as articulações para o interior do estado. 

 

SEM FILIAR ALIADOS

Os debates já inciados pelo partido tem dados alguns indicativos sobre a estratégia utilizada no próximo pleito. Um dos pontos seria a possibilidade de não filiar nenhum político da base aliada, pensando na disputa pelas prefeituras.

 

O assédio a políticos de outros partidos aliados, pensando nas eleições municipais de 2024, não está no radar do Partido dos Trabalhadores, na Bahia. Lideranças da legenda sinalizaram ao Bahia Notícias que a filiação de aliados não está em análise. 


Fonte: bahianoticias

domingo, 5 de março de 2023

O 1º homem a vencer a aids na história com tratamento inédito; HIV: Quem foi Timothy Brown,

 

Quem via Timothy Ray Brown não imaginava que ele foi a primeira pessoa na história a ter sido curada da infecção por HIV. O americano de Seattle, Washington, passou por um tratamento complexo e quase mortal para se livrar do vírus da aids.

Registrado na literatura médica como “Paciente de Berlim”, Brown decidiu abandonar o anonimato em 2010 e mostrar ele mesmo ao mundo a própria a cura. Em 2020, após o retorno da leucemia em um estágio terminal, ele não resistiu e morreu na Califórnia.

Brown esteve em São Paulo em 2019 para participar de uma convenção sobre HIV na USP. Na ocasião, ele conversou com o Estadão, contou a própria trajetória e como lidava com o fato de ser a primeira pessoa a ser curada da doença. A história dele volta à tona em todo 1º de dezembro, data escolhida como Dia Mundial de Combate à Aids.

Timothy não gostava de ser identificado como o “Paciente de Berlim”. “Se os casos são realmente interessantes os cientistas têm de encontrar um modo de se referir àquela pessoa e identificar mais rápido de quem estão falando sem precisar expor o nome do paciente. Como o meu caso ocorreu em Berlim, me chamaram de o ‘Paciente de Berlim’, embora eu não seja de lá”, diz. “Em 2010, decidi dizer ao mundo meu nome e mostrar meu rosto. Quando as pessoas ainda usam ‘Paciente de Berlim’ eu fico meio irritado. Basicamente, dei permissão para usarem meu nome e disse que estou ok com isso.”

Aos 53 anos, Brown aparentava mais idade do que tinha, mas trazia também no olhar o brilho de quem decidiu viver. Ele enfrentou primeiro a Aids em meados de 1990, época em que ser infectado pelo HIV era uma sentença de morte. Depois, em 2006, descobriu ter leucemia que, embora não relacionada com a Aids, foi a chave para lhe devolver a saúde e eliminar o vírus da doença.

Depois de tentar quimioterapia sem muito sucesso, Brown estava desenganado quando a equipe médica decidiu fazer uma última tentativa: um transplante de medula. A sacada foi tentar combater não só a leucemia, mas também o HIV. O vírus precisa de uma proteína presente no sangue para se instalar e reproduzir. Ocorre que algumas pessoas não produzem essa proteína – uma mutação que os permite ser imunes ao vírus.

Estratégia

A estratégia inédita era tentar encontrar para Brown um doador de medula compatível e que tivesse aquela rara mutação genética. A ideia era destruir o sistema imunológico e substituir a medula dele pela do doador, criando um novo mecanismo de defesa e exterminando não só a leucemia, mas também o HIV.

Embora tivesse recebido dois diagnósticos de doenças potencialmente mortais anteriormente e mantido a calma, Brown revelou que só quando estava sozinho no quarto do hospital e com o próprio sistema imunológico destruído é que começou a “enlouquecer”. O grau de vulnerabilidade que sentiu foi tamanho que o fez perder a praticidade com que lidava com a vida.

A experiência deu certo para eliminar a Aids e tornar Brown imune ao HIV, mas a leucemia ainda não tinha sido derrotada. “Neste sentido, a Aids tinha sido ‘fácil’ curar… Não é realmente fácil curar, mas eles tinham feito isso. A leucemia foi bem mais difícil”, lembra. Foi preciso fazer um novo transplante com o mesmo doador para combater o câncer.

O caso pioneiro de sucesso foi publicado em 2009 no periódico New England Journal of Medicine. Em março de 2019 foi anunciado que a eliminação da doença tinha sido obtida uma segunda vez no “Paciente de Londres”.

Brown contou como se sentia com o título de primeira pessoa curada da Aids. “Em algum momento eu já pensei… e eu estou compartilhando algo que nunca falei antes, exceto para meu namorado… Às vezes penso que se houver mais pacientes curados eu não serei mais tão importante. Mas quero que haja sim muito mais curas. Meus pensamentos negativos não estão em sincronia com o meu desejo mais profundo (de uma cura universal).”

Leia a entrevista com Timothy Brown em 2019

O que o senhor pensa sobre te chamarem de o ‘Paciente de Berlim’?

Se os casos são realmente interessantes os cientistas têm que encontrar um modo de se referir àquela pessoa, então eles conseguem entender e identificar mais rápido de quem estão falando sem precisa expor o nome do paciente. Então, como o meu caso ocorreu em Berlim, me chamaram de o ‘Paciente de Berlim’, muito embora eu não seja de lá. Em 2010 eu decidi dizer ao mundo o meu nome e mostrar o meu rosto para que as pessoas me chamassem pelo meu nome.

Mas como se sente sendo chamado assim?

Eu fico meio irritado porque as pessoas às vezes fazem isso para se proteger de processos e usam ‘Paciente de Berlim’ ao invés do meu nome. Eu não vou processar ninguém! Usem meu nome! Basicamente eu dei permissão para usarem meu nome e disse que estou ok com isso. Então em parte eu aceito e em parte não, porque eu entendo os motivos.

Como eram os seus relacionamentos amorosos?

Houve uma época em que eu estava em um relacionamento aberto e eu e meu namorado costumávamos sair com outros caras também. Geralmente eram só encontros casuais, sem compromisso. Às vezes eu os encontrava em parques e bares e ele fazia o mesmo. Mas acabamos terminando o namoro.

Suspeita de quando foi contaminado pelo HIV?

Houve um momento em outubro de 1993 quando fui visitar um amigo e não parava de sentir calafrios. Eu acho que foi ali a minha soroconversão [momento em que o indivíduo passa a ser reagente ao HIV e se torna soropositivo, o que pode ser acompanhado de uma série de sintomas como os da gripe]. Até então o que eu entendia por sexo seguro era dizer para meus parceiros não ejacularem em mim, o que não é exatamente muito esperto. Era o que eu tinha feito em Barcelona pouco tempo antes. Não sei se ele não tinha me entendido ou o que aconteceu, mas ele não me obedeceu e eu fiquei muito irritado. Basicamente, este é o único momento em que eu posso pensar, porque em outros momentos o comportamento foi diferente.

Existem pessoas que praticam o bareback [sexo sem preservativo] desejando contrair HIV. O que você pensa sobre isso?

Isso é algo que nunca entendi. Vez ou outra encontro com pessoas que querem receber uma “ejaculação soropositiva”, ou seja, querem que alguém com HIV ejacule nelas. Eu posso até entender que seja excitante para elas por causa do risco, mas não entendo o desejo.

E quando foi que soube que era soropositivo?

Foi em 1995, eu estava me envolvendo com um cara que me disse: ‘Preciso te contar uma coisa. Fiz o teste de HIV e deu positivo, acho que você deveria fazer também’. E nós não tínhamos nos preocupado em fazer sexo seguro de nenhuma forma, porque ele não queria. Então eu fui e na época era preciso esperar por cerca de três dias. Estava em época de exames na faculdade e acabei não me saindo tão bem quanto poderia, porque não parava de pensar que não tinha tomado cuidado em fazer sexo seguro. Ele achava que se era soropositivo eu também seria. E eu concordava com isso. HIV era algo que eu pensava que provavelmente pegaria em algum momento. Pensava ser inevitável, de certa forma, por ser homem e não muito cuidadoso em fazer sexo seguro. Mas após o diagnóstico o médico sabia bem o que fazer com pacientes soropositivos e ele disse que eu tinha que começar com o tratamento imediatamente.

Como se sentiu?

Eu fiquei chateado, mas eu sempre fui o tipo de pessoa que pensa que não importa o que aconteça eu consigo lidar com a situação e seguir em frente.

Não ficou assustado?

Bom, eu pensei “isso pode ser fatal”, mas… Logo comecei a tomar doses pequenas de AZT, receitadas pelo meu médico para evitar efeitos colaterais.

Que tipo de impacto o diagnóstico teve na sua vida sexual?

Não me impediu, para valer. Eu somente procurava por pessoas que imaginava que não seriam infectadas por mim, que já eram soropositivas. Eu não queria infectar ninguém e procurava me assegurar disso.

Como foi viver com HIV na Alemanha?

Berlim é muito aberta e não muito preconceituosa com pessoas com HIV, então eu me senti confortável o bastante para contar aos meus chefes no café em que trabalhava e também aos colegas que eu era soropositivo. Não é que eu anunciasse em voz alta “ei, eu tenho HIV, quer um café?”, mas todo mundo foi bastante acolhedor e me apoiou como em uma família, então foi tudo bem. Por muitos anos eu não pensei mais no HIV de nenhuma forma. Eu basicamente não queria me lembrar que tinha HIV. Era algo que eu tinha, só que não me afetava realmente. Mas continuava tomando os remédios.

Depois do transplante e de combater HIV e leucemia, qual foi a pior e a melhor parte disso tudo?

Depois do segundo transplante eu me lembro de estar no hospital, me sentindo muito solitário, embora meu ex-namorado viesse sempre me visitar – e eu esqueci de mencionar que ele tinha rompido o namoro comigo por causa de um cara hétero da academia. Ele disse ‘eu vou me mudar para o apartamento dele e é assim que vai ser, nós nunca mais vamos voltar a ficar juntos’. Porque ele sentia que tinha feito tanto por mim e eu nunca tinha dado o devido valor. Mas eu tinha dado! Eu sentia que eu realmente precisava dele, e, de fato, mesmo depois que ele rompeu comigo, ele ainda vinha me acompanhar no hospital todo dia. E ele sempre estava ao meu lado para tudo. Por exemplo: em um momento a equipe médica chegou à conclusão de que tinha feito tudo o que poderia por mim. Então eles me mandaram para casa e enviaram um enfermeiro para me administrar morfina. Basicamente, eles iriam me deixar morrer sob o efeito da morfina. E meu ex disse ‘isso não pode ficar assim. Eu acho que nós podemos sim reverter esse quadro! Por que eles estão desistindo?’. Ele me conseguiu um centro de tratamento de pessoas com danos cerebrais severos, porque na época eu não conseguia me mexer, e com a ajuda de um fisioterapeuta eu recuperei a capacidade de andar. A comunidade médica tenta tomar todo o crédito por ter me curado, mas na realidade ele foi uma das razões porque eu me curei. E eu o amo muito por isso!

E aí ele terminou contigo! (risos) Está me dizendo que depois disso tudo a pior parte foi um coração partido?

Sim, apesar de que eu realmente posso entender [o lado dele]. Mas nós ainda somos muito próximos um do outro. Ele está na Alemanha, eu aqui, mas a gente se fala por WhatsApp o tempo todo. Tim [o atual namorado] o conheceu e nós vamos juntos para Berlim no aniversário dele, em junho. Então ainda somos muito próximos.

E a melhor parte?

A melhor parte… Esqueci de dizer que teve um momento enquanto eu estava no hospital que eu senti que não queria viver mais. Foi a primeira vez na vida que eu me senti assim. E eu sempre tive uma vontade muito forte de viver, então esse foi um sentimento realmente estranho. A melhor parte é que eu estou curado, evoluindo bem e eu praticamente nunca fico doente. Eu me sinto muito saudável agora.

Mas eu tenho a impressão de que esta é a resposta esperada… Ser grato à cura. Mas é isso mesmo? Qual foi o impacto da cura na sua vida?

O principal impacto é que eu posso ter uma vida sexual totalmente livre. [Risos] Uso Prep [a profilaxia pré-exposição, um remédio de uso contínuo para prevenir o contágio pelo HIV] e, para me prevenir de outras doenças sexualmente transmissíveis, eu uso doxiciclina. Basicamente, previno tudo antes de acontecer. Essa é a melhor parte.

Você enfrentou vários momentos de vida ou morte. Qual é a sua relação com a morte?

Eu não quero morrer! Definitivamente eu tenho uma determinação muito forte de continuar vivo. E eu acho que seria realmente muito trágico se eu fosse atropelado por um carro qualquer dia desses! [risos] Eu ando de bicicleta sem capacete, então eu me acho ‘o invencível’.

Qual a importância que você dá para este título, de primeira pessoa curada do HIV?

Em algum momento já eu pensei… e eu estou compartilhando algo que nunca falei antes, exceto paro o meu namorado… Às vezes eu penso que se houver mais pacientes curados eu não serei mais tão importante. Mas, ainda assim, eu estou expressando a minha opinião de que eu quero que hajam sim muitas mais curas. Então meio que meus pensamentos negativos não estão em sincronia com o meu desejo mais profundo [de uma cura universal].

Fonte: agenciaaids.com.br