*Direitos dos povos indígenas é abordado por Carlos Martins durante o Fórum Social Mundial*
"Os direitos indígenas foram garantidos após um longo processo de luta e resistência. O nosso grande desafio é a implementação, na prática, de cada um deles. Então, ouvir as comunidades é fundamental nesse processo" , disse o secretário, Carlos Martins, titular a Secretaria de Justiça, Direitis Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), na tarde de hoje (16), numa visita ao acampamento indígena, integrante Fórum Social Mundial.
Durante o encontro, a questão da propriedade de terra foi abordada, tendo em vista que a Constituição Federal garante aos povos indígenas o direito sobre as terras que são tradicionalmente ocupadas por eles. Entretando, algumas comunidades, travam longas lutas pela posse do chão, muitas vezes, ameaçadas pelo agronegócio. Temas como a criminalização do índio, valorização das tradições e cultura, apoio às comunidades também foram abordados.
Ao todo, 453 índios, e 20 etnias, estão acampados no gramado da Assembleia Legislativa, participam do Fórum e levantaram a necessidade de permanecerem firmes na luta, sendo apoiados por Carlos Martins, comprometido com o tema e responsável pela instalação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, como ressaltou o coordenador do Mupoiba, Kâhu Pataxó, "Martins é um homem transparente e comprometido, que cumpre sua palavra e executa importantes políticas públicas para os índios".
Acompanhando o secretário, esteve o coordenador executivo da SJDHDS e militante histórico dos direitos humanos e causa indígena, Yulo Oiticica.
*Crise Política*
Num momento de grave crise política vivida pelo Brasil, os retrocessos e desmandos do Governo Temer foram lembrados. Com destaque para o sucateamento da Funai, desaparelhada e praticamente inexistente.
"Não vivemos nenhuma crise econômica e financeira . Disseram isso para destituir uma presidenta eleita, para acabar com as políticas públicas que foram implementadas nos 13 anos do governo do PT, que tirou os índios da invisibilidade, que passou a discutir os direitos dos povos indígenas", disse Martins.
Por esse motivo, se faz necessário e urgente ter Lula como presidente do Brasil novamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário