sábado, 2 de dezembro de 2023

LAURO DE FREITAS: OPOSIÇÃO DEVERÁ MARCHAR UNIDA PARA AS ELEIÇÕES DE 2024


Cumprindo seu 4º mandato como prefeita da cidade de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) revelou seu interesse em conquistar uma vaga no Senado Federal. Em entrevista recente à Metrópole, a gestora afirmou que está disponível para o pleito de 2026, caso o atual ocupante da vaga, seu companheiro de partido Jaques Wagner, abandone o posto, o que segundo a mesma, “é muito provável que aconteça”.


Sobre os próximos passos na carreira política, a petista revelou ainda uma possibilidade de ir trabalhar diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A gestora sabe que o seu projeto politico depende, em tese, do que vai acontecer em 2024, talvez o poema No Meio do Caminho,  uma das obras-primas de autoria do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade, consiga definir esse momento.


Qual seria a pedra no meio do caminho de Moema? A união das oposições. Se as lideranças oposicionistas compreenderem o momento histórico que estão vivendo, dificilmente a prefeita fará o sucessor.


 A recente filiação ao PT do ex-presidente da Câmara Municipal e atual Secretário da Sedur foi um movimento político inteligente da líder petista, considerando que o advogado e procurador licenciado Dr. Antonio Rosalvo, ex-Progressista é visto como um trunfo da prefeita, considerando que o secretário tem o reconhecimento da classe política como um “homem de palavra”. Ninguém sabe, porém, se Moema vai desconsiderar a pré candidatura de Ailton Florence, seu secretário de Administração e petista “puro sangue”, embora lhe falte o traquejo politico e carisma.


No campo oposicionista o nome do deputado João Leão (Progressista) circula muito bem nas rodas de conversa da turma que quer derrotar o petismo.


 Leão, que se elegeu prefeito em 1988 e a partir daí consolidou sua imagem positiva de político desenvolvimentista que conseguiu eleger três sucessores, possui vários mandatos de deputado federal, foi vice-governador, secretário estadual e idealizador do Projeto que liga Salvador/Itaparica.


O Bonitão em Lauro de Freitas implantou a Escola de Cadetes Mirins, realizou  dragagem do Rio Ipitanga e pavimentação das avenidas do entorno; Duplicou a Estrada do Coco e fez a via Dois de Julho, implantou diversos loteamentos; transformação da Itinga, com a pavimentação de ruas, construção de escolas; aberturas de ruas no Parque São Paulo;  em todas as ruas de vários bairros  da cidade; asfaltamento da via que dá acesso de Caji a Areia Branca; asfaltamento de ruas do centro da cidade; aquisição de carros coletores de lixos; aquisição de dois ônibus de passageiros para transporte municipal; construção da Biblioteca Municipal na Escola e Cadetes Mirins; construção da av. Parque São Paulo ao bairro Areia Branca; construção da Escola Municipal Enock Amaral, na Vila Praiana; construção da Escola Municipal Eurides Santana na Itinga. Foi ele que trouxe a Escola do Sesi, a Unime e as primeiras universidades, além do polo de brinquedos, entre outras realizações. Entretanto o deputado afirma que seu objetivo é unificar as oposições, mas há quem diga que é o nome que pode unificar o movimento oposicionista.


No campo oposicionista circulam também os nomes Mateus Reis (PSDB), ex-vereador, ex-candidato a prefeito em 2016 com 34.101 votos e ex-candidato a vice prefeito na chapa com Teobaldo Costa em 2020. Reis foi suplente de deputado estadual. Débora Régis (PDT), vereadora com 2 mandatos e que faz um enfretamento a prefeita Moema com denúncias sobre sua gestão.  O nome de Debinha tem se fortalecido pela sua postura firme na Câmara Municipal, apesar de estar ameaçada de perda do seu mandato, mas que recentemente obteve uma grande vitória no TSE. Ela tem dito sempre que estará na trincheira da luta pela reconstrução do município.  O empresário Teobaldo Costa (União Brasil), foi candidato a prefeito em 2020 e recebeu 34.216 votos. Teobaldo ainda não decidiu se será candidato, mas tem dito que lutará pela unidade da oposição.


A sorte será lançada no mês de abril, antes do prazo de seis meses para  a filiação partidária e condição para quem almeja ser candidato a cargo eletivo em 2024. Nesse momento vai entrar em cena os interesses nacionais e estaduais dos partido políticos que entrarão no jogo político.  Apesar da politica ser uma ciência é sempre bom lembrar a célebre frase de Magalhaes Pinto que presidiu a UDN foi deputado federal, ministro e Governador de Minas Gerais “Política é como nuvem. Você olha ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.


FONTE: Metropolesnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário