No dia 20 de dezembro, o Congresso Nacional promulgou a Reforma Tributária, que tem como objetivo, simplificar o sistema fiscal no Brasil. Uma grande vitória alcançada pelo governo do presidente Lula.
Os politicos comemoraram, o mercado. financeiro reagiu bem, a bolsa de valores subiu e o dólar caiu. As agências de avaliação de risco elevaram a nota do Brasil para BB-. Um verdadeiro frenesi na economia nacional e internacional. Mas, afinal de conta, quais os reais beneficios que essa Reforma traz para a vida das pessoas simples, trabalhadoras e assalariadas?
O Folha Popular ouviu o Secretário Municipal da SEDUR, Antônio Rosalvo, que fez uma pequena sistematização dos principais impactos trazidos pela reforma. Veja.
‘Para a classe trabalhadora, a vantagem mais visível da reforma tributária aprovada pelo Congresso é a isenção de impostos sobre a cesta básica, que vai ficar mais barata. Mas há também, vantagens claras que o cidadão não sente tão diretamente, como a extinção de uma série de impostos que serão substituídos por apenas dois. Isso tende a baratear o custo de vida de forma geral porque reduz os custos das empresas. A Reforma acaba com os chamados, impostos em cascatas, aqueles que você paga de novo, o que alguém já pagou lá atrás.
A reforma traz ainda, mudanças na tributação do patrimônio, sobre aviões e heranças o que promove justiça social, ou seja, quem pode mais, vai pagar mais, contribuindo mais para o orçamento da União e dos Estados, que poderão reverter isso em projetos de desenvolvimento, programas assistenciais e serviços públicos que beneficiam os mais pobres’..
Fonte: folha popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário