domingo, 16 de abril de 2023

Funcionários da secretaria de saúde do município de Lauro de Freitas, não estão respeitando o espaço reservado para a população

 


Funcionários da secretaria de saúde do município de Lauro de Freitas, não estão respeitando o espaço reservado para a população se for esperado do sol e mau tempo, estão utilizando o espaço específico para fins de guarda de motocicletas, visto que o local onde a secretaria está localizada Um espaço amplo e possui um estacionamento enorme. A população se pergunta onde está o atual secretário de saúde Augusto César, mas ele está sempre na unidade e não toma as providências necessárias.




terça-feira, 11 de abril de 2023

Polícia Civil identifica adolescentes responsáveis por ameaças a escolas

O trabalho de inteligência e investigação da Polícia Civil da Bahia resultou na identificação, nesta segunda-feira (10), de dois adolescentes responsáveis por ameaças de ataques a escolas no interior do estado. As ações ocorreram separadamente em Vitória da Conquista e Itarantim.

No primeiro município, equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) conseguiram identificar o autor de ameaças feitas no último domingo (9) a alunos e funcionários de uma escola. Assim que tomou conhecimento das informações, que foram difundidas nas redes sociais, a Polícia Civil da Bahia iniciou a apuração do caso, encontrou a pessoa e, na manhã desta segunda (10), conduziu-a a uma delegacia.

O suspeito é um adolescente, que foi encaminhado, junto com seu pai, para o Núcleo para o Adolescente Infrator (NAI). Foi registrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) pelo ato infracional análogo ao crime de ameaça. A rede de apoio psicossocial do município, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), fará o acompanhamento do jovem.

No segundo caso, em Itarantim, funcionários de um colégio estadual registraram ocorrência na qual relataram a ameaça realizada por um perfil apócrifo em uma rede social. Os policiais da Delegacia Territorial do município apuraram se tratar de um aluno do centro educacional e, em diligência realizada no endereço do adolescente, encontraram o celular usado para fazer as postagens, além de um caderno com desenhos que remetiam ao nazismo. O jovem foi apreendido e, na unidade policial, também foi registrado um BOC, pelos atos infracionais análogos aos crimes de ameaça e apologia ao crime.

A Polícia Civil continua monitorando as redes sociais e ocorrências registradas. Quem tiver conhecimento de ataques sendo planejados pode ligar para o número 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), sem precisar se identificar

Fonte: bahiapolitica.

Mário Negromonte Jr. pode suceder João Leão na presidência do PP estadual

 

Os próximos dias serão decisivos para o Partido Progressista (PP). A escolha para o novo nome da sigla está se afunilando e dois nomes estão disputando o favoritismo dos 10 parlamentares progressistas, são eles: o deputado federal, Mário Negromonte Jr. (foto ilustração) e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

O atual presidente do partido João Leão já escolheu o seu favorito e sucessor do seu cargo: o seu colega de cadeira na Câmara dos Deputados, Mário Negromonte Jr.. Segundo interlocutores do bahia.ba, Negromonte Jr. “tem passos largos” para assumir a vaga e Leão já se movimenta para isso acontecer.

A reunião que deve definir o presidência estadual da sigla está marcada para o próximo dia 17 deste mês. 

Fonte:(bahia.ba)

Dalai Lama beija menino na boca e pede desculpa após vídeo viralizar

 

O Dalai Lama, o líder espiritual dos tibetanos, se desculpou nesta segunda-feira (10) por um vídeo no qual puxa o rosto de um menino para beijá-lo na boca em um evento público e, de acordo com a agência de notícias Reuters, pede para que ele chupe sua língua, segundo mostram imagens que vêm circulando em redes sociais. (Foto ilustração)

Em uma nota, o Dalai Lama, de 87 anos, chamou o ato de "inocente e brincalhão".

O vídeo mostra o líder espiritual, que já recebeu o Nobel da Paz, puxando o rosto do menino e aproximando seus lábios dos dele - não está claro se houve um beijo. O caso ocorre na presença de uma plateia, que é ouvida batendo palmas e rindo.

O comunicado afirmou ainda que o líder espiritual "muitas vezes provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente".

O Dalai Lama, que fugiu para a Índia em 1959 após um levante fracassado contra o domínio chinês no Tibet, é considerado por Pequim um líder separatista.

Ele trabalhou por décadas para obter apoio global para a autonomia linguística e cultural na região. Agora, vive em um complexo perto da cidade de Dharamshala, no norte da Índia.

Fonte: (g1)

domingo, 9 de abril de 2023

A falta de projetos verdes em Lauro de Freitas e seus impactos na qualidade de vida da população e no meio ambiente

 


A falta de projetos verdes em uma cidade pode trazer diversos problemas, tanto para a qualidade de vida da população quanto para o meio ambiente. No caso específico da Prefeitura de Lauro de Freitas, a ausência de iniciativas voltadas para o aumento da vegetação urbana pode estar contribuindo para a degradação do ambiente e para a perda de qualidade de vida da população.

As plantas e árvores têm um papel fundamental na redução do calor urbano, já que promovem sombra e evapotranspiração, que são processos que contribuem para a diminuição da temperatura. Além disso, a vegetação também é responsável por capturar poluentes do ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar respirado pela população. A presença de áreas verdes na cidade também contribui para a melhoria da paisagem urbana, tornando o ambiente mais agradável e convidativo.

A falta de vegetação urbana pode trazer consequências graves para a saúde da população, especialmente devido ao aumento da poluição do ar e do calor excessivo. Doenças respiratórias, como asma e bronquite, podem ser agravadas em ambientes com alta concentração de poluentes. Além disso, a exposição ao calor intenso pode contribuir para o aumento da desidratação e da exaustão térmica, que podem ser prejudiciais à saúde.

Por outro lado, a presença da selva de pedra também pode trazer problemas como o aumento da incidência de doenças causadas pelo estresse e pela falta de contato com a natureza, além de contribuir para a degradação do ambiente urbano e para o aumento da poluição sonora.

Portanto, é importante que a Prefeitura de Lauro de Freitas leve em consideração a importância da vegetação urbana e promova iniciativas para aumentar a presença de áreas verdes na cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

Fonte: itingatv.blogspot

Seguida por segurança, professora tira a roupa em protesto contra racismo em mercado


Como forma de protesto, uma professora entrou em um supermercado da rede Atacadão, em Curitiba, vestindo apenas roupas íntimas, após ter sido seguida por um segurança no local. As imagens da manifestação, feita por Isabel Oliveira, circularam nas redes sociais neste sábado (8). 

"Quando eu vim vestida, estava com um segurança atrás de mim. Aí eu voltei, agora nua, para garantir que eu leve a latinha de leite da minha filha e não tô roubando nada", diz a professora durante o ato.

Na manhã deste domingo (9), após a repercussão do protesto, Isabel fez um vídeo, chorando, falando sobre o ocorrido. "Eu ontem errei ao fazer isso, mas eu preciso fazer a denúncia", disse, ao iniciar o relato do que teria acontecido. "Fui tratada como se fosse uma marginal. Fiquei sendo seguida por um segurança dentro do mercado por mais de meia hora. Aguardei e esperei para observar se ele realmente tava me seguindo", completou.

De acordo com a Revista Fórum, o Atacadão, por meio da assessoria de imprensa, diz que "apurou o caso, ouvindo os funcionários e analisando as imagens de câmeras de segurança, e não identificou indícios de abordagem indevida".


Fonte:metro1




Reconhecimento facial encontra dois foragidos em Salvador

 

             Suspeitos fugiam da Justiça da Bahia e do Mato Grosso

Foram presos no sábado (8) em Salvador dois homens que estavam foragidos da Justiça da Bahia e do Mato Grosso. Os suspeitos foram identificados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Caso 1

Thank you for watching

A SSP-BA informou que o primeiro caso aconteceu logo pela manhã, quando o homem passou por uma das câmeras de monitoramento. Foi disparado o alerta de 95% de similaridade com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele foi identificado por equipes da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) e conduzido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde teve cumprido o mandado de prisão expedido pela 13ª Vara Criminal de Salvador.

Caso 2

O segundo alerta apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) no Centro de Operações e Inteligência (COI) no período da tarde.

O homem foi preso depois de ser identificado por uma equipe da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) e, após verificação dos documentos de identificação pessoal, ele foi conduzido para a sede da Polinter.

Na unidade foi cumprido o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A SSP-BA detalhou que, com a prisão dos homens, sobe para 767 o número de criminosos capturados pelo sistema desde o seu lançamento em dezembro de 2018. (JM)

Bahia é campeã no Brasil na infecção por HTLV, vírus da família do HIV

 

                          Na Bahia, em média 60 mil famílias convivem com o vírus; saiba mais

A casa no Nordeste de Amaralina, em Salvador, precisou ser adaptada para atender Adjeane. As escadas foram cercadas por corrimão, um amparo à psicóloga, com dificuldades de locomoção. As primeiras precauções surgiram em 2010, quando um hóspede desacordado por 26 anos resolveu despertar.

Era a primeira vez que o HTLV, retrovírus similar ao HIV que pode causar problemas como doenças neurológicas, revelava seus sintomas em um dos seis integrantes da família, todos portadores. Na Bahia, em média 60 mil famílias convivem com o vírus. O estado, com 1,8 mil diagnósticos entre 2012 e 2017 – o equivalente a cinco casos por semana – apresenta a maior incidência do país. 

A segunda filha de Admilton e Maria Sônia descobriu ser portadora do vírus, ainda pouco conhecido pela população, aos 12 anos. O ciclo teve início com o pai, cujo diagnóstico foi confirmado dias depois da desconfiança médica durante uma tentativa de doação de sangue. Não demorou para os três irmãos de Adjeane e a mãe também serem diagnosticados. O vírus, afinal, é transmissível por via sexual e também pela chamada via vertical, da mãe para o bebê durante a amamentação. Na época, muito nova e sem informações, pouco entendiam do que significa ter HTLV. 

Thank you for watching

“Lembro dos médicos dizerem: Ah, isso aí nem vai desenvolver, vocês não vão ter nada”.

Viveu sem nenhum sintoma até os 24 anos. Enfim, o vírus acordou em Adjeane. Os sintomas apareceram na forma de incontinência urinária e dificuldades de locomoção, comuns em alguns casos de ativação do vírus. No cálculo de pesquisadores, geralmente o vírus manifesta-se de forma assintomática. Ou seja, não chega a desencadear nenhuma doença.

“Somente 5% a 10% vão apresentar doenças graves, como doenças neurológicas que impedem a pessoas de urinas e andar, a mielopatia associada ao HTLV, e a Leucemia de Células T [responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos]”, explica o infectologista Carlos Brites. 

Em 2013, Adjeane já não conseguia seguir a rotina: foi aposentada por invalidez quando trabalhava uma auditoria de qualidade em um call-center, em Salvador. Ainda hoje, lembra do dia em que percebeu a gravidade do HTLV: “Fui atravessar a pista para chegar no Vale das Pedrinhas. No meio da segunda pista, era 22h da noite, eu cai e não conseguia levantar. Simplesmente não consegui. A ficha caiu ali... fiquei pensando nisso em casa. De lá para cá, começamos a viver a realidade”. A história de Adjeane é o retrato de boa parte dos casos notificados, mais comuns entre mulheres.

As mulheres correspondem a 74,2% das infecções por HTLV de 2012 a 2017, segundo cálculo da Secretaria de Saúde da Bahia. Em 2015, a porcentagem atingiu os 77%. As razões para maior incidência na parcela feminina são explicadas pelas próprias características do vírus, acreditam especialistas ouvidos pela reportagem, e pelos meios de transmissão.

“A primeira coisa é que parece que há maior preferência maior pelo sexo feminino, porque a transmissão sexual é mais eficiente nesses casos. A amamentação é outro motivo”, justifica, novamente, o infectologista Carlos Brites”. 

O aleitamento materno, mostra a Sesab, tem sido a principal via de infecção na Bahia. O índice de infecção de mães infectadas para os bebês ocorre em até 30% dos casos, estima a Sesab. Por isso, Adjeane evitou até mesmo engravidar, uma vez que as doenças provocadas pelo HTVL podem ser tratáveis, mas o vírus nunca é eliminado do organismo. “Minha mãe mesmo amamentou todo mundo. Imagine, se fosse lá atrás, ela não faria isso, porque sabia... seria diferente”, supõe Adjeane.

O risco de infecção é ainda maior em casos de longa exposição. A infectologista e pesquisadora ligada à Fiocruz Fernanda Grassi explica. “Diferentemente do HVI, o HTLV está incorporado às células, não é um vírus livre [presente nos fluidos corpóreos]. Quanto maior o tempo de amamentação, maior o perigo”.

As mães podem solicitar, em unidades de saúde, o fornecimento de leite com fórmula especial até o primeiro ano do bebê. Já o motivo pelo aparecimento de doenças é completamente desconhecido, embora, com frequência, seja associado a questões genéticas. As descobertas ainda empacam no financiamento a pesquisas sobre o vírus. Mesmo descoberto em 1980, antes da descoberta do HIV, em 1983, trata-se mais as consequências que se buscam os porquês, acredita Carlos Brites:

“Entendeu-se como o vírus age, mas, se você compara com o HIV, você vê a diferença. NO HTLV. É como se houvesse um entendimento de que não é grave, porque o grau de letalidade é baixo, mas o custo social é caro, muito caro. Porque você vai ter indivíduos, por exemplo, impossibilitados de funções básicas”. Acredita-se que o HTLV tenha desembarcado no Brasil direto de navios negreiros saídos da África Ocidental, de onde foram retirados à força a maioria dos escravizados. Hoje, as pesquisas são categorias ao afirmar: onde houve grande incidência de tráfico de escravos, é superior a presença do vírus.

É um dos porquês de a Bahia ser considerado o local com maior número absoluto de portadores de HTLV, seguido do Maranhão. Nos centros urbanos brasileiros, a infecção é estimada em menos de 1%, taxa que cresce para 1,8% na Bahia. Até hoje, são mais infectados negros em condição de vulnerabilidade social, de acordo com a Sesab. 

A outra face de uma infecção ainda marcada por estigmas. Na região onde mora Adjeane, por exemplo, o rendimento mensal é de R$ 649, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, R$ 304 a menos que o valor do salário mínimo. Quando elabora políticas de ação, é justamente para as regiões mais populosas e pobres que o olhar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é direcionado. Atenção especial para os distritos de São Caetano, Subúrbio e Liberdade, onde, embora de maneira tímida, os 49 casos registrados em Salvador, de 2015 a 2018, aparecem mais frequentemente. 

Os centros especializados e gratuitos de tratamento, inclusive, estão localizados em regiões próximas: o Semae, na Liberdade, e o Sae, no Bonfim. Também é possível encontrar tratamento no Centro de Tratamento ao Portador de HTLV, na Escola Bahiana de Medicina, e no Hospital das Clínicas. 

A Coordenadora do setor de Infecções sexualmente transmissíveis da SMS,  Helena Lima, explica a linha de atuação, atenta à presença do vírus na cidade:

“O HTLV acontece em bolsões, então, realmente se fosse a nível do que precisássemos, é de uma política ministerial. Porque em toda família com um infectado existe uma cadeia de transmissão”.

Quando retornou de São Paulo para Salvador, Carlos Brites, em 1988, as primeiras pesquisas sobre HTLV começavam a ser iniciadas, em parceria da Universidade Federal da Bahia com a Universidade Cornell, de Nova York. Participou das empreitadas até que, cinco anos depois, houve uma transição considerada fundamental, na Bahia, para o catálogo de casos. Na falta de uma política ministerial específica e diante dos primeiros diagnósticos, uma lei estadual obrigou a testagem de HTLV no pré-natal. A ideia era romper pelo menos alguns os bolsões dos quais falou a coordenadora Helena. Também começou a expor casos existentes, mas até então ignorados. 

A detecção do vírus é sempre realizado por meio de um exame de sangue, o chamado exame sorológico. Se começou a expor as infecções entre as grávidas, continuou mascarada a situação entre os homens. A SMS começou, então, a convocar os homens, em um sábado do mês divulgado previamente pela pasta, para testagens. “A busca tinha sido prioritariamente em mulheres grávidas, então esse número pode ser maior”, diz Helena. 

Mas, a descoberta de novos casos é realmente impulsionada em 2011, quando a Bahia inclui na sua lista de doenças e agravos de notificação compulsória, aqueles de comunicação obrigatória à autoridade de saúde, o HTLV. Os estados e municípios tê autonomia de ascrescentar tópicos à lista definida pelo Ministério da Saúde. E a Bahia o fez, fala a coordenadora Helena, após "luta dos próprios ativistas, como o HTLV Vida [associação de portadores do vírus, em Salvador], que começaram a expor as consequências da infecção".

Abandono do tratamento 
Todos os dias, às 22h, o celular de Francisco Daltro, 63, presidente do HTLV Vida, localizado no Dique do Tororó, toca. Do outro lado, Cátia* desabafa sobre o dia a dia. Ou reafirma a indignação quanto ao diagnóstico de HTLV ou pede carona para Francisco a alguma consulta ou encontro da associação de portadores do vírus. Sempre parece distante, em qualquer uma das situações. Enquanto ouve as queixas, Francisco está quase certo do que está por vir: o abandono do tratamento, um dos problemas envolvidos pós-diagnóstico. 

Descobrir a presença do vírus no corpo para, logo em seguida, abandonar o acompanhamento médico é um hábito frequente. O tratamento é iniciado apenas na fase sintomática e depende da doença manifestada. Entre 2004 a 2012, na tese de mestrado em Ciências da Saúde pela Ufba, Leilane da Silva Dias mostrou que, de 479 pacientes do Ambulatório Magalhães Neto, do Hospital das Clínicas, 36% abandonaram o tratamento. As razões principais: desinteresse pela patologia (27%) e a ausência de sintomas (18%). 

A psicóloga Mariluce Cunha levanta outra suspeita: a não aceitação do diagnostico ou desconhecimento completo da doença. Há quatro anos, atende portadores de HTLV por duas sextas-feiras do mês. Percebe um comportamento rotineiro, para o qual adota uma estratégia. “A perspectiva é de fazer ele entender que, ao cuidar dos sintomas, e se aceitar, ele terá uma melhor qualidade de vida. E também de fazer com que ele saiba até o que é a doença”, conta.

Muitos não aceitam, por exemplo, o uso de bengalas e fraldas, comum no caso de aparecimento de doenças. Por isso, quando o celular de Francisco toca e o número de Cátia aparece no visor ele segue estratégias parecidas.

“A gente tenta mostrar que é importante tratar, dar força para essa pessoa continuar”, conta.

Desde criança, Francisco ouve e também vive momentos de fraqueza. Em São Gonçalo dos Campos, no centro-norte do estado, via os primos jogarem futebol sem conseguir participar. “Desde lá eu já sentia uma fraqueza muscular, eu mesmo comecei a me excluir”, lembra. Só foi diagnosticado, no entanto, em 2001, quando a esposa descobriu a infecção por HTVL e as dificuldades de locomoção agravaram.  “Tudo indica que eu peguei de minha mãe. Lembro que ela tinha uma dificuldade para andar”, recorda Francisco. 

As lamentações de Cátia e o próprio caminho de Francisco, que esperou por anos um diagnóstico preciso, reforçam a estigmatização em relação ao vírus. “É muito presente e mulheres e negros com menor nível de escolaridade e renda. Então, é uma doença negligenciada por existir esses números”, acredita infectologista Fernanda Grassi.

Em maio deste ano, os médicos pesquisadores Fabíola Martin e Robert Galo lançaram uma carta aberta em pedido à Organização Mundial da Saúde. Pediam a inclusão da doença na lista de doenças negligenciadas pela organização

Os diagnosticados e médicos acreditam que a inclusão pode dar maior visibilidade a um vírus perigoso, mas negligenciado. “Durante muito tempo, acreditou-se que o vírus não causava doença nenhuma. Depois, começou a ser descobrir o que ela causava”, comenta Fernanda. Agora, a luta é mostrar que o vírus não apenas existe, como causa danos muitas vezes irreparáveis. É pela luta que Francisco Daltro atende às quase religiosas ligações de Cátia e responde: “Vai dar certo”. 
 

Saiba mais sobre o HTLV***
O que é? É uma doença causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.
 
Formas de contágio? A transmissão do HTLV ocorre da mãe infectada para o recém-nascido (Transmissão Vertical), principalmente pelo aleitamento materno. Outras formas de infecção são a via sexual desprotegida (sem camisinha)  com uma pessoa infectada e o compartilhamento de seringas e agulhas.

Sinais e sintomas? A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresentam sinais e sintomas durante toda a vida. Dos infectados pelo HTLV, 10% apresentarão algumas doenças associadas a esse vírus, entre as quais podem-se citar: doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas (ex.: leucemia/linfoma associada ao HTLV).
 
Tratamento? O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV.
 
Prevenção? É recomendado o uso de preservativo masculino ou feminino (disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde) em todas as relações sexuais, e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou outro objeto cortante. Da mesma forma, a amamentação está contraindicada (recomenda-se o uso de inibidores de lactação e de fórmulas lácteas infantis). 

 Fonte:  correio24horas.

 

 

Com 836 casos, Bahia é o segundo estado com maior número de infectados de HIV

 


O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral e o início do tratamento é fundamental para uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes

Com a campanha Voltou o carnaval e com a camisinha a alegria é geral, o Ministério da Saúde retoma as campanhas de sensibilização quanto a importância da prática do sexo com responsabilidade para evitar a transmissão de doenças. Um alerta necessário considerando os números do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) de 2022. Só na Bahia, foram 836 novos casos de infecção por HIV, o segundo maior número da região Nordeste.

Nacionalmente, 16.703 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. O maior índice de infecção ocorre entre os jovens de 25 a 29 anos, que respondem por mais de 20% das notificações, entretanto, todas as idades e orientações sexuais precisam estar atentos ao uso de métodos de prevenção contra o vírus, como o uso de preservativos internos e externos além da Profilaxia pré-exposição (PrEP) e, emergencialmente, a Profilaxia pós-exposição (PEP).

As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, com a utilização de materiais perfurocortantes contaminados e da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, o Sistema Único de Saúde disponibiliza exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Além disso, o tratamento para também é acessível e fundamental para garantir a qualidade de vida de quem tem o vírus. 

Publicado em 24/02/2023 11h58

Fonte: www.gov.br/saude

40 Celebridades Brasileiras Que São LGBTQ+

 

                                                 40 Celebridades Brasileiras Que São LGBTQ+

As celebridades brasileiras se tornam tão famosas que muitas pessoas sabem muito a respeito de suas vidas, mesmo que não sejam fãs. Alguns artistas preferem manter sua privacidade e não expor ao público questões pessoais, incluindo sua orientação sexual, para não atrair comentários negativos e preconceituosos, ou simplesmente porque preferem não expor detalhes da sua vida pessoal. Entretanto, algumas celebridades brasileiras são assumidamente parte da comunidade LGBTQ+ e muitas pessoas não sabem disso. Aqui estão reunidas as 40 celebridades brasileiras que são LGBTQ+ e muitas pessoas não sabiam.

Camila Pitanga

Camila Pitanga é uma atriz e apresentadora brasileira que iniciou sua carreira artística como Angelicat, assistente de palco do programa da Angélica. O papel de maior destaque da carreira artística da atriz foi em Paraíso Tropical, novela em que interpretou Bebel.

Camila Pitanga
A atriz já falou abertamente a respeito de sua sexualidade, e não tem medo de dizer que faz parte da comunidade LGBTQ+. Camila Pitanga é bissexual, e atualmente namora o professor de filosofia Patrick Pessoa.

Fabiana Alvim

Fabiana Alvim é uma ex-jogadora de voleibol brasileira, e atuava na posição de líbero quando jogava. Foi bicampeã olímpica em Pequim, em 2008, e atualmente é comentarista esportiva. Fabiana é casada com uma mulher, a gerente de seleções da Confederação Brasileira de Vôlei, Júlia Silva.

Fabiana Alvim
Fabiana e Júlia já estão juntas há seis anos, e têm uma filha juntas, Maria Luiza, que já tem dois anos. A esposa da ex-jogadora ficou grávida ao realizar um tratamento de fertilização in vitro.

Leilane Neubarth

Leilane Neubarth Teixeira é uma apresentadora de telejornal, escritora e jornalista brasileira. Já apresentou programas brasileiros muito conhecidos, como Rede Manchete, Bom Dia Brasil e Globo News. Em uma entrevista à revista Veja, a apresentadora se abriu em relação à sua sexualidade.

Leilane Neubarth
Leilane namora Gaia Maria há mais de um ano, e, em entrevista, relatou que não esperava se apaixonar por uma mulher depois de passar por dois casamentos heterossexuais anteriormente.

Miguel Falabella

Conhecido nacionalmente por seus personagens marcantes nas séries de comédia Sai de Baixo e Toma Lá, Da Cá da Rede Globo, Miguel Falabella é um ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo e roteirista brasileiro. Em 2013, o ator já falou abertamente a respeito de ser LGBTQ+.


Apesar de ser extremamente reservado a respeito de sua sexualidade, o ator Marco Aurélio Pacheco se declarou para Falabella no dia dos namorados, levantando na internet a hipótese de que os dois estejam juntos.

Ludmilla

A cantora Ludmilla é extremamente famosa no Brasil e até internacionalmente, e assumiu seu relacionamento com Brunna Gonçalves em 2019, o que foi uma surpresa para muitas pessoas. Apesar de muitos não saberem, a cantora já havia tornado público o fato de ser LGBTQ+.


As duas estão juntas até hoje, e a cantora já teve outros romances com mulheres anteriores a esse. Ludmilla já namorou com a dançarina Isabelly Costa e com a cantora MC Rebecca.

Nanda Costa

Fernanda Costa é uma atriz, cantora e compositora brasileira que se tornou extremamente conhecida em todo o país devido a sua personagem Morena, em Salve Jorge. Também já participou de produções de cinema, no filme Sonhos Roubados, em que interpretou a protagonista Jéssica.

A atriz se assumiu LGBTQ+ em 2018, quando já completava quatro anos de relacionamento com Lan Lahn. Após uma gravidez turbulenta, o casal tem duas filhas gêmeas, Kim e Tiê.

Rodrigo Sant’Anna

Rodrigo José Sant’Anna é um ator, dublador, humorista e roteirista brasileiro que se tornou famoso em todo o país por integrar o elenco de A Turma do Didi durante 4 anos e por fazer parte do programa humorístico Zorra Total, em que interpretava o mulherengo Admilson.

O ator já falou publicamente sobre a dificuldade de ser LGBTQ+ dentro de uma família machista e humilde do Rio de Janeiro. Rodrigo é atualmente casado com Júnior Figueiredo.

Marco Nanini

Marco Antônio Barroso Nanini é um ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor e humorista brasileiro, que participou na segunda versão de A Grande Família, que estreou em 2001 e ficou no ar até 2014. Marco está em uma união estável com Fernando Libonati desde 1988.


O ator falou sobre sua experiência em relação à sua sexualidade em 2011, quando assumiu que era LGBTQ+ publicamente, e afirmou que se sentiu pressionado a falar sobre o assunto diante de uma crescente onda de ódio e violência contra essa comunidade.
Luiza Possi
A artista é bissexual assumidamente, apesar de possuir maior preferência por relacionamentos com homens, e é atualmente casada com o diretor responsável pelo Domingão e Show dos Famosos.

Fabiano Augusto

Fabiano ficou conhecido em todo o país por ser o garoto propaganda das Casas Bahia, e apareceu em mais de 200 comerciais. Seu bordão “Quer pagar quanto?” se tornou bastante característico e atrelado à sua imagem. Além disso, já participou do Teleton Brasil e já foi entrevistado no programa The Noite com Danilo Gentili.

Fabiano Augusto
O garoto propaganda das Casas Bahia se assumiu gay ao apresentar seu namorado em suas redes sociais no dia dos namorados, ao fazer uma declaração ao diretor Dan Nakagawa.

Laryssa Ayres

Laryssa Ayres é uma atriz e modelo brasileira que estreou sua carreira na televisão em 2013, na novela Flor do Caribe, da Rede Globo. Atualmente, faz parte do elenco da novela Gênesis, da Record TV, em que interpreta Sara.

Laryssa Ayres
A atriz é LGBTQ+ e namorou a atriz e diretora de teatro brasileira Maria Maya entre 2019 e 2020. Apesar do término do casal, as atrizes afirmam que continuam sendo amigas e parceiras de vida.

Thalita Carauta

Conhecida principalmente por seus personagens de humor no programa de comédia Zorra Total, da Rede Globo, Thalita Carauta é uma atriz, diretora e autora brasileira que atua em áreas diferentes, como teatro, cinema e televisão. Atualmente, faz parte do elenco da novela Segunda Chamada, da TV Globo.

Thalita Carauta
A atriz é assumidamente lésbica, e afirma que sua sexualidade nunca foi segredo para seus amigos e para aqueles que a acompanhavam, que sempre souberam que Thalita era LGBTQ+. Atualmente, namora a atriz Tamirys Ohanna.


Ana Karolina Lannes

Ana Karolina é uma atriz que estreou sua carreira na televisão com apenas sete anos de idade na novela Duas Caras, da Rede Globo. Seu papel de maior destaque foi a personagem Ágata, filha da vilã Carminha, na novela Avenida Brasil.

A sexualidade da atriz foi revelada após uma entrevista por telefone, na qual Ana Karolina falou sem querer a respeito do assunto. O fato da atriz ser LGBTQ+ foi exposto sem o consenso da atriz, mas ela afirma que ficou feliz de todos saberem a respeito.


Letícia Lima

Letícia Lima ficou bastante conhecida na internet por atuar em diversos vídeos da produtora Portas dos Fundos. Em 2015, Letícia assinou com a Rede Globo e atuou na novela A Regra do Jogo. Fez parte do elenco de Amor de Mãe, novela que estreou em 2019, e atualmente participa da série Desconjuntados, do Prime Video.

Letícia Lima
A atriz falou a respeito de sua sexualidade em uma entrevista para a revista Quem, e afirmou que não sabia exatamente como se definir, mas que acreditava que bissexual seria o mais correto.


Alessandra Maestrini

Alessandra Maestrini é uma atriz e cantora brasileira que iniciou sua carreira artística em musicais de sucesso, como O Abre Alas, Rent, Les Miserables e Ópera do Malandro. Na televisão, atuou nas novelas A Lua Me Disse, Tempos Modernos e Guerras dos Sexos.

Alessandra Maestrini
A atriz é assumidamente LGBTQ+ e conta que, na época em que se assumiu bissexual, se sentiu ridícula e com vontade de se esconder, por acreditar que contar sua sexualidade seria se expor.

Anitta

A cantora Anitta é extremamente reconhecida nacional e internacionalmente, e não tem problemas em se posicionar publicamente a respeito de assuntos que defende e acredita. Um exemplo desses assuntos está relacionado à comunidade LGBTQ+, que constantemente é vítima de ataques e agressões.

Anitta
Anitta, além de se posicionar a respeito do assunto, é assumidamente bissexual e fala a respeito de como sua sexualidade é muitas vezes apagada pelo fato da cantora nunca ter namorado uma mulher.

Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer é uma atriz brasileira que se tornou bastante conhecida em todo o país devido a sua personagem autista na novela Amor à Vida, Linda, de 2014. A atriz também se destacou por O Filme da Minha Vida, filme de 2017, em que interpretou Luna.

Bruna Linzmeyer
Bruna é extremamente aberta a respeito de sua sexualidade e sempre fala sobre pautas a respeito de ser LGBTQ+. A atriz é pansexual e já namorou a DJ Marta Supernova.

Luiz Fernando Guimarães

O ator e humorista brasileiro Luiz Fernando Guimarães é bastante conhecido em todo o país principalmente por interpretar Rui Muniz em Os Normais, Nicolau Burgel em Cordel Encantado e o deputado Rui Fontes, em A Grande Família. Luiz é bastante discreto a respeito de sua sexualidade, mas já falou algumas vezes à respeito.

Luiz Guimarães falou sobre ser LGBTQ+ em uma entrevista para o site Retratos da Vida, do jornal Extra, e contou que era casado com um homem, Adriano, com quem é casado até hoje.

Cássio Scapin

Cássio é um ator, diretor e produtor brasileiro que ficou conhecido por interpretar Nino no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. O ator também já interpretou Santos Dumont na minissérie da Rede Globo Um Só Coração e Olavo Bilac em Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, minissérie de 2007.

Cássio Scapin é assumidamente gay e não esconde o fato de ser LGBTQ+. Em 2019, assumiu seu namoro com o farmacêutico Diego Redondaro, com quem está junto até hoje.

Diego Hypólito

Diego Hypólito é um ex-ginasta brasileiro que competia em provas de ginástica artística e é o único brasileiro que conseguiu conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial nessa modalidade. Também foi o único representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Diego falou sobre sua sexualidade pela primeira vez em 2019, ao revelar que é gay em um depoimento publicado no UOL. Namorou com o advogado e fisioterapeuta Marcus Duarte, mas o casal terminou em 2020.

Reynaldo Gianecchini

O ator é conhecido em todo o país por interpretar o personagem Edu em Laços de Família, novela da Globo exibida em 2000. Além de ator, Reynaldo Gianecchini é modelo, e iniciou sua carreira em 1991, participando de desfiles e editoriais de moda até 1998

Reynaldo Gianecchini
O que muitas pessoas não sabem é que o ator é LGBTQ+, apesar de preferir manter sua privacidade e não falar muito sobre o assunto publicamente. Reynaldo não gosta de se definir, mas acredita que pansexual seria a sexualidade que melhor o define.

Carol Duarte

Carol Duarte é uma atriz brasileira, filha de Ivete Duarte e Romeu Duarte. Começou sua carreira artística em peças como A Visita da Velha Senhora, dirigida por Celso Frateschi, e O Alvo, de Pedro Garrafa, ambas de 2015. Em 2017, atuou em A Força do Querer, novela da Globo.

Carol Duarte
A atriz se assumiu lésbica ao falar publicamente sobre seu relacionamento com Aline Klein quando A Força do Querer estava sendo exibida. As duas iniciaram o namoro em 2012 e estão juntas até hoje.

Leonardo Vieira

Leonardo de Pinho Vieira é um ator brasileiro que se tornou conhecido no país por interpretar personagens como Leandro Ferreira da Silva na novela Senhora do Destino, novela de 2004, e o vilão Vitor Lopo Júnior na novela Prova de Amor.

Leonardo Vieira
O ator se assumiu gay em 2017, após ter fotos divulgadas beijando um amigo. Essa exposição ocorreu contrária à vontade de Leonardo Vieira, que afirma que, depois disso, não conseguiu mais trabalhos no ramo.


Monique Evans

Monique Evans é uma apresentadora, ex-modelo e atriz brasileira que já apresentou diversos programas famosos brasileiros, como TV Fama, Noite Afora e a A Casa É Sua. Também foi repórter do programa Domingo Legal, no quadro Bate Coração, e Manhã Maior, da RedeTV!.

Monique Evans
Monique sempre falou abertamente a respeito da sexualidade em seus programas de TV. A apresentadora é casada com a DJ Cacá Werneck e diz que se descobriu lésbica com 57 anos.

Alice Braga

Alice Braga é uma atriz brasileira que se tornou bastante conhecida por ter estrelado filmes brasileiros bastante famosos como Cidade de Deus e Cidade Baixa. Também atuou em filmes estrangeiros como I Am Legend, Predators e Redbelt, além da série Queen of the South.

Alice Braga
No início de janeiro de 2021, a atriz assumiu o namoro Bianca Comparato, protagonista da série 3%, da Netflix. As duas estão juntas há cerca de três anos, mas preferem ser discretas a respeito de suas vidas pessoais.

Liniker

Liniker é uma cantora, compositora, atriz e artista audiovisual da banda Liniker e os Caramelows, em que é a voz principal. A banda foi formada em 2015, quando lançaram o EP Cru que continha o single Zero, um dos maiores sucessos da banda.

Liniker
A cantora também é atriz e já participou da série 3%, da Netflix e faz parte do elenco de Manhãs de Setembro, da Amazon Prime. Liniker é uma mulher trans bastante engajada em questões sociais como LGBTQ+ e lutas raciais, as quais enfrenta diariamente.

Cazuza

Cazuza é um dos maiores músicos brasileiros e já foi aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira. Cazuza foi cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro, que se tornou conhecido por ser vocalista da banda Barão Vermelho. Posteriormente, seguiu carreira solo.

O que muitos não sabem a respeito do cantor é que ele era LGBTQ+, se assumindo bissexual em entrevistas. Inclusive, Cazuza e o cantor Ney Matogrosso tiveram um breve romance durante a década de 1970.


Ana Carolina

Ana Carolina é uma cantora brasileira de MPB e Pop muito famosa em todo o país. Iniciou sua carreira em 1998 e produziu seu primeiro álbum, Ana Carolina, no ano seguinte. Além de cantora, é compositora, empresária, produtora e multi-instrumentista que já ganhou 8 vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira e três Troféus Imprensa.

Ana Carolina
Ana Carolina é assumidamente bissexual, e fala naturalmente a respeito de sua sexualidade publicamente. Atualmente, namora a cantora italiana Chiara Civello.

Daniela Mercury

Daniela Mercury é uma cantora brasileira conhecida como Rainha do Axé. Além de cantora, é bailarina, compositora, instrumentista, atriz, empresária e produtora musical brasileira. Já ganhou um Grammy Latino, seis Prêmios da Música Brasileira, três prêmios Multishow e dois prêmios pelo VBM.

Daniela Mercury
Daniela é bastante aberta a respeito de ser parte da comunidade LGBTQ+, e afirma não se rotular de maneira nenhuma. Daniela é casada com a jornalista Malu Verçosa.


Fonte: www.instantlymodern.com/trending/brasileiras-lgbtq-pt-fb