Capoeira e samba são destaques no documentário de Tv estrangeira. Confira.
Aconteceu na manhã do último domingo (01) na comunidade do Vale das Pedrinhas em Salvador, gravação do documentário sobre “Samba”, de responsabilidade de uma emissora de Tv estrangeira com abrangência na Espanha, Bolívia, Alemanha e Austrália.
A partir da produção do documentário, a emissora busca disseminar a cultura afrobrasileira de maneira positiva para o mundo através das “diferentes plataformas digitais”.
Participaram da filmagem: moradores, capoeiristas, equipe cenográfica e produção, o cantor e compositor Tonho Matéria e convidados.
“A escolha da localidade do Vale das Pedrinhas para a realização do documentário foi em razão da valorização da comunidade e pelo trabalho executado há mais de 40 anos por Mestre Boa Gente, na preservação da capoeira e ensinamento dela”, comentou um dos coordenadores da Tv estrangeira.
Esse tipo de ação é importante para o “fortalecimento da cultura local, da prática da capoeira e do samba”, expressou à capoeirista Raquel Torres, diretora da @torreseditorial.
Afinal, o samba nasceu na Bahia ou Rio de Janeiro? Em entrevista a Rádio Comunitária Vale das Pedrinhas, do Mestre Boa Gente, o cantor e compositor Tonho Matéria respondeu:
“O samba nasceu na Bahia, o samba é baiano mesmo, vem da levada africana, ainda essa questão de introduzir os bantos na Bahia, os bantos deixaram grande legado: o candomblé, o samba de roda, a capoeira. Muitas palavras que falamos no dia a dia como: moleque caçula e batuque”.
Para o Portal Tia Ciata, “logo após a cerimônia religiosa, antecedida por uma missa cristã, músicos e capoeiristas amigos da casa armavam um pagode com violões, pandeiro, ganzá e muito samba”.
Neste contexto, pesquisadores atribuem a “Hilária Batista de Almeida (Tia Ciata) como a pioneira em introduzir o samba no Rio de Janeiro”. Ela nasceu em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, em 1854, e faleceu em 1933 no Rio de Janeiro.
De acordo com o Mestre Boa Gente, “a roda de capoeira está sendo realizada exatamente onde acontecia a especialização na capoeira denominada pelo Mestre Bimba, de emboscada”.
Emboscada corresponde a uma “técnica na qual o capoeirista se esconde no mato fechado, e quando Mestre Bimba tocava seu apito, todos apareciam de seus esconderijos para surpreender o capoeirista com ponteiras de metal, e este tinha que se desviar dos ataques. Era praticada pelos escravos para facilitar a fuga”, explicou Mestre Camisa, citado no blog da Capoeira da Boa Vontade.
Donga (Pelo Telefone), Elza Soares, Cartola, Pixinguinha, Jamelão, Riachão, Alcione, Paulinho da Viola, Neguinho do Samba, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Candeia, João Nogueira, Nelson Rufino, Adoniran Barbosa, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Walmir Lima, Agepê, Nelson Sargento, Edil Pacheco, Neguinho da Beija – Flor, Batatinha, Ederaldo Gentil, Bezerra da Silva, Diogo Nogueira, Carolina de Jesus, Mussum, Zeca Pagodinho são alguns dos sambistas brasileiros.
Vale das Pedrinhas faz parte do aglomerado de bairros Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz que juntos somam cerca de 100 mil habitantes, em sua maioria de jovens negros com pouca opção de lazer.
Mais informação assista ao vídeo:
FORTE: ANF.ORG.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário