segunda-feira, 11 de maio de 2015

'Só peço força a Deus', diz jovem que perdeu mãe, irmão e tio após chuvas em Salvador


Testemunhas do desabamento que matou quatro pessoas, entre elas, Lucas Silva Santana, de 14 anos, afirmam que o garoto soterrado entrou na casa justamente para avisar à mãe sobre o risco de desmoronamento. Ele, a mãe, Sandra Silva Santana, de 37 anos, e um tio de 28, morreram. "Já perdi minha mãe, meu tio, agora meu irmão, que estava internado. Só pedir força a Deus, só força a Deus", lamenta a irmã, Mariana Santana, que fala ao lado do irmão, dois sobreviventes. O garoto Lucas foi retirado dos escombros oito horas após ser soterrado. Ele foi levado com vida para o Hospital do Subúrbio no domingo (10) após ser socorrido pelo Corpo dos Bombeiros, mas não resistiu. A morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira (11). Ao todo, quatro pessoas morreram na Baixa do Fiscal. No local, a Rua Coronel Pedro Ferrão, perto de Nilo Peçanha, cinco casas foram destruídas. Em uma delas, estava um idoso de 64 anos, que era cadeirante e não conseguiu sair a tempo do desmoronamento. Os filhos tinham acabado de sair de casa. O deslizamento de terra aconteceu depois de uma forte chuva que caiu no domingo (10).
Flagrante - Um vídeo gravado após as chuvas mostra o momento exato em que um imóvel com três pavimentos desaba no bairro do Vale dos Lagos. O vídeo foi exibido no Bahia Meio Dia, da TV Bahia, emissora afiliada da Rede Globo. O desmoramento registrado no Vale dos Lagos ocorre de forma muita rápida. As imagens revelam que em menos de cinco segundos a residência já estava destruída. O prédio, que não tem reboco, ficava em uma encosta. Apesar do susto, o incidente não deixou feridos. As imagens foram registradas por Danilo Pereira, de 25 anos, morador de um condomínio da região. Em contato com o G1, ele disse que estava fazendo compras em um mercado local, quando percebeu que um grande número pessos olhava o imóvel. "Vi que o fundo da casa estava meio torto. Foi aí que comecei a filmar o prédio. As pessoas que estavam na região gritaram e outras ficaram assisitindo das suas lajes o desabamento", detalhou.
Reforço de ônibus - Um reforço de seis ônibus foi deslocado para a região de Cajazeiras, em Salvador, segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), da manhã desta segunda-feira (11). O número de coletivos aumentou devido à cratera formada na descida de Campinas de Pirajá, que dá acesso à BR-324, na altura de Jaqueira do Carneiro, o que tem impossibilitado o tráfego na região e atrapalhando a operação de transporte na Estação Pirajá. As linhas que recebem reforço são Cajazeiras X Lapa, Cajazeiras X Pituba e Cajazeiras X Ribeira.
A cratera - Uma cratera de cerca de 10 metros foi aberta na Jaqueira do Carneiro, região de Pirajá, em Salvador, com as chuvas do fim de semana. A pista que cedeu é via de ligação para quem segue do bairro de São Caetano, Capelinha, Boa Vista, Marechal Rondon, Pirajá e quer ter acesso à BR-324. Um jovem que estava num ponto de ônibus chegou a cair no buraco e foi resgatado por outros pedestres com uma corda. A área na via marginal está interditada. Só no fim de semana, a Transalvador registrou 17 acidentes com 17 feridos. Não há acidentes na manhã desta segunda-feira.
Nova tragédia - Quatro pessoas morreram soterradas após deslizamento de terra na Rua Coronel Pedro Ferrão, nas proximidades da Rua Nilo Peçanha, região da Baixa do Fiscal, em Salvador, no domingo (10). Três deles morreram no local. O quarto é um garoto de 14 anos que foi resgatado após 8h soterrado. Ele morreu na manhã desta segunda-feira (11), no Hospital do Subúrbio. O adolescente é filho de uma mulher de 37, que está entre as três vítimas. As demais são o irmão dela, de 28 anos, e um idoso de 64 anos. A informação é confirmada pela Secretaria de Saúde do Município (SMS), Defesa Civil (Codesal) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), órgãos que prestaram assistência às vítimas. No mês de abril, deslizamentos de terra deixaram 15 mortos em Salvador em decorrência das chuvas. 
Pevisão do tempo - A segunda-feira amanheceu com tempo nublado e chuva fraca em alguns pontos de Salvador. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas. No recôncavo e leste da Bahia, há possibilidade de chuva; já o sul do estado tem variação de nuvens e pancadas de chuva pela tarde. A temperatura mínima 25°C e máxima de 30°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário