O Conselho de Saúde em Lauro de Freitas enviou ofício, nesta segunda-feira (1), pedindo a abertura imediata do Hospital Metropolitano, com o objetivo de ampliar o número de leitos para pacientes contaminados com o coronavírus.
O documento foi enviado à prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT); secretário municipal de Saúde; secretário estadual de Saúde; presidente do Conselho Estadual de Saúde; além de dois promotores de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
"Considerando a necessidade emergencial de leitos para salvar vidas diante do eminente risco de colapso dos serviços de saúde e do crescimento de casos, solicitamos que sejam ampliados o número de leitos para covid pelo governo do estado da Bahia, bem como realizada a abertura do Hospital Metropolitano com leitos para atendimento da covid-19", diz trecho do ofício.
Licitação
Atualmente, o hospital está em fase licitatória. Em janeiro, o governo do estado divulgou que uma delegação do Hospital Israelita Albert Einstein inspecionou o Hospital Metropolitano acompanhada do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Com as obras físicas concluídas, o Hospital Metropolitano será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde.
À época, o governo estimou que o leilão estava previsto para o final do mês de janeiro na Bolsa de Valores de São Paulo.
Entre obras e equipamentos, a unidade recebeu investimentos superiores a R$ 173 milhões. O hospital é de grande porte, com 27.900 metros quadrados de área construída e seis pavimentos.
“Este é um marco para a saúde no estado. A unidade localizada no município de Lauro de Freitas possui 265 leitos, mas será ampliada pelo parceiro privado, alcançando 330 leitos, sendo 75 de UTI. A qualidade na construção tem possibilitado atrair hospitais de excelência para sua gestão”, afirmou, à época, Vilas-Boas, que estimou o início da operação em abril deste ano.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria estadual de Saúde, mas não obteve um posicionamento até a publicação desta matéria.
Taxa de ocupação
De acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto está em 83% na Bahia, enquanto 67% é registrado na UTI pediátrica.
Já na enfermaria adulto, a taxa de ocupação registrada é de 64%, enquanto a enfermaria pediátrica registra 75%.
O boletim epidemiológico mais atualizado da secretaria mostra que, até hoje, 686.057 casos de covid-19 foram confirmados na Bahia, sendo 654.292 considerados recuperados, 19.851 ativos e 11.914 mortes.
FORTE: www.bnews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário