sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
Não cumpriu o acordo: família de "seu Caranguejo" repudia a forma que foi instalada estátua do morador que deu nome à praça
terça-feira, 17 de janeiro de 2023
A Corrida pela sucessão da cidade de Lauro de Freitas já teve inicio.
Na Festa da padroeira que aconteceu no último sábado em Lauro de Freitas, a corrida pela sucessão municipal foi intensa entre os pré-candidatos Ailton Florêncio, Decinho e Leila. Os três marcaram presença na caminhada, mas o destaque ficou para a surpresa do meio político Ingred Leila, pois várias lideranças de diversos seguimentos políticos e sociais.
Seis conselheiros tutelares são investigados por omissão e abuso de autoridade
Até o momento, não há mais atualizações a respeito destas investigações
O Diário Oficial do Município divulgou que, em Salvador, um Processo Administrativo de Sindicância foi aberto para investigar a conduta de seis conselheiros tutelares, denunciados por abuso de autoridade e omissão.
O documento, publicado nesta segunda-feira (16), afirma que as investigações estão sendo conduzidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA).
Apesar de não especificar sobre o que os casos se tratam, o texto afirma que os profissionais atuavam nos bairros de Narandiba, Itapuã, Pituba e nas ilhas de Bom Jesus dos Passos, da Maré e dos Frades.
Até o momento, não há mais atualizações a respeito destas investigações. O Metro1 entrou em contato com o CMDCA em busca de mais detalhes sobre o ocorrido e aguarda o retorno do órgão. (metro1)
domingo, 15 de janeiro de 2023
Ônibus invade Praça do Caranguejo em Lauro de Freitas
O motorista de um ônibus perdeu o controle da direção e invadiu a Praça do Caranguejo, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, na noite desta sexta-feira (13).
De acordo com a TV Bahia, o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (Cimu), informou que a causa do acidente foi um problema no freio do veículo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para ajudar no atendimento das pessoas no local, que fica no bairro de Itinga, mas não há registro de ferimentos graves.
Bloqueiro cometer novamente Homofobia em rede social.
Homofóbicos: 'Não Passarão'
Bom dia!
Agradeço por toda manifestação de carinho e reconhecimento do meu trabalho, neste município. Mas gostaria de aproveitar e fazer uma crítica construtiva, a esse comunicador Ladislau, a quem eu sempre tive respeito e admiração. O evento que me concedeu honradamente o título de Cidadã Lauro Freitense, não só a mim, mas a um nobre empresário da cidade, bem como a maior homenageada da noite, a Prefeita, pelo Troféu nossa história rumo aos 60 anos. No qual fui também agraciada coma faixa de Defensora LGBTQIA+ pela instituição UNIGAY Lauro de Freitas, nas pessoas de Pirikito, assim conhecido por todos e Alan Nery.
Aí vem minha crítica, primeiro que o evento da magnitude a que se construiu e pela lotação do espaço referendada pelo povo desta cidade na indicação da Camâra Municipal de Vereadores, aos homenageados, não pode ser rebaixado a um post, jocoso e homofóbico ( trechos de print abaixo) . Ainda que eu fosse isso ou aquilo da minha opção sexual, não cabe a ninguém essa falta de respeito, que se estende a uma instituição criada para defender essas adversidades. Quem define minha pessoa ou pessoas, não são suas escolhas sexuais, políticas ou religiosa, mas sim o seu caráter, ou sua falta de caráter.
Ficam aqui meus sentimentos de indignação de repúdio a esses posts, que tenho certeza que que foi uma “brincadeira” de mal gosto e infeliz, mas nem por isso não caiba, um pedido de desculpas, principalmente a UNIGAY que representa o LGBTQIA+ nesse município e todos(as) os LGBTQIA+. Minha solidariedade a todos vocês meus amigos e meus irmãos. Em Pleno 2023 o ano inicia e o que precisamos? AMOR, quem ama respeita e se iguala principalmente aos que supostamente se encontram na sociedade identificados como “diferentes”. Inglid Leila
Fonte: vqvnoticias
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
BRASIL É LÍDER MUNDIAL DE ASSASSINATOS TRANS PELO 14º ANO
Brasil é líder mundial de assassinatos trans pelo 14º ano consecutivo (Elineldo Meira | Fotos Públicas)
Pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é líder mundial de assassinatos trans no mundo, de acordo com o ranking anual da Transgender Europe (TGEU). O País corresponde a 29% de todos as mortes violentas sofridas por travestis e transexuais. Dos 327 casos registrados pela organização, 96 foram aqui.
Os dados foram coletados entre 1º de outubro do ano passado e 30 de setembro deste ano. Segundo a TGEU, a média de idade das vítimas está entre os 31 e os 40 anos. O Brasil, entretanto, registrou quatro das cinco mortes cometidas contras adolescentes de 15 a 18 anos – a outra foi nos Estados Unidos, que ocupa o terceiro lugar do ranking com 51 assassinatos. O México continua na vice-liderança, com 56 registros.
Pela primeira vez, a TGEU registrou assassinatos na Estônia e na Suíça. Segundo a organização, ambos os casos referem-se a mulheres imigrantes e negras, esfaqueadas em suas próprias residências – a brasileira Cristina Blackstar e a jamaicana Sabrina Houston.
Vítimas do gênero feminino correspondem a 95% de todas as mortes listadas no último ano. Dentre aquelas cuja profissão era conhecida, metade trabalhavam como profissionais do sexo.
“Esses números são apenas um pequeno vislumbre da realidade. A maioria dos dados vieram de países com uma rede forte de organizações trans e LGBTIQ que conduzem o monitoramento. A maioria dos casos continua não sendo notificada e, quando o são, recebem muito pouca atenção”, frisa a TGEU no relatório.
No Brasil, o trabalho de monitoramento é feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Apesar de manter-se na liderança, o país registrou menos assassinatos motivados por transfobia do que no ano anterior, quando o total de casos chegou a 125 e correspondia a 33% de todas as 375 vítimas no mundo.
A maioria dos assassinatos foram cometidos por tiros, esfaqueamento, espancamento, estrangulamento, atropelamento ou tortura. Os locais mais frequentes dessas ocorrências foram as ruas e a própria residência das vítimas.
“Os dados continuam a indicar uma tendência global preocupante quanto se trata das intersecções entre misoginia, racismo, xenofobia e ‘whorephobia’ [peconceito contra profissionais do sexo], com a maioria das vítimas sendo mulheres trans pretas e imigrantes, e trans profissionais do sexo”, observa a TGEU.
Ainda segundo a organização, “o alto número de assassinatos relatados na América Latina e no Caribe podem ser consideravelmente atribuídos à existência de sistemas de monitoramento bem estabelecidos”. A TGEU aponta também que os dados nessa região, que concentra 69% de todas as ocorrências, devem ser considerados “no contexto social, político, econômico e histórico específicos em que ocorrem”.
Realizado pela equipe do Transrespect versus Transphobia Worldwide (TvT), o “Observatório de Pessoas Trans Assassinadas Globalmente” é um boletim da TGEU publicado anualmente próximo ao 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Memória Trans. Desde que o relatório foi criado, em 2008, o Brasil assume com folga a liderança entre os países nos quais a transfobia faz o maior número de vítimas.
Ainda segundo os dados da TGEU, o Brasil já teve 1741 assassinatos de travestis e transexuais desde que o levantamento foi iniciado. Apesar de o País ter uma forte rede de coleta e divulgação dessas informações pela Antra, a própria organização reforça que esse total pode estar subnotificado, uma vez que não há uma estrutura oficial de coleta e monitoramento dos casos pelo governo federal.
Fonte: revistahibrida
Com pendências internas, lideranças do PV reivindicam maior espaço no governo Jerônimo; entenda
Algumas arestas ainda precisam ser aparadas junto a aliados de Jerônimo Rodrigues (PT) neste começo de governo do petista. É o caso do Partido Verde (PV), que ficou com a Secretaria de Turismo (Setur), mas ainda busca maior espaço na gestão estadual com algumas alas do partido. A situação tem causado desconforto entre lideranças verdes na Bahia, que pedem que o partido seja tratado como "parceiro", principalmente por estar na federação junto com o PT e o PCdoB.
Apesar de estar filiado ao PV, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, não é uma indicação direta do partido para a pasta e é considerado como um nome da cota pessoal do irmão, o deputado federal Bacelar, que também migrou para o PV após deixar o Podemos. Titular da Setur desde maio de 2021, quando foi nomeado por Rui Costa, Maurício teve a permanência no cargo garantida para o mandato de Jerônimo.
Ao Bahia Notícias, um importante quadro do PV baiano relatou que em conversas capitaneadas pelo governador, pelo chefe de gabinete Adolpho Loyola e pelo secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, já havia a sinalização para manter algumas estruturas de lideranças que já tinham espaço no governo anterior, com Rui Costa (PT), como o caso de Bacelar.
Além disso, inicialmente a ideia era que o partido ocupasse um espaço no governo de Jerônimo Rodrigues na área ambiental. A justificativa seria a "experiência e conexões" da legenda sobre o tema. O desejo não foi atendido e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) ficou com Eduardo Sodré Martins, advogado especialista em legislação ambiental e enteado do senador Jaques Wagner. Na oportunidade, questionado sobre o peso do padrinho político de Sodré, um membro influente do PV admitiu que a disputa foi "injusta". "Com Wagner não tem como competir", pontuou.
Com o desenho, o governo ficou de apresentar contrapropostas ao partido, algo que ainda não foi feito, de acordo com a liderança. A indefinição também impossibilita que o PV aponte nomes como indicações, já que o espaço a ser ocupado não é certo. "Ficou definido que o diretor da Fapesb só seria exonerado quando houvesse uma posição definida do partido, e isso não ocorreu porque ele já foi exonerado e até então não temos uma definição do partido. É claro que isso tem deixado o partido muito chateado até pelo empenho que o partido teve no processo eleitoral", revelou a fonte ao BN. Jerônimo já nomeou Handerson Leite para a Fapesb, em uma indicação que teria sido do deputado federal Jorge Solla (PT).
"A gente gostaria de ser tratado como parceiro, que é algo que até então não vem ocorrendo, entendemos que início de governo tem um pouco de ansiedade para arrumar as coisas, mas é preciso que o governo entenda e avance nessas tratativas para deixar os parceiros mais tranquilos e mais satisfeitos em relação à participação no governo. É muito natural que quem ajuda a eleger, quer ajudar a administrar também e quer ajudar na gestão, isso é muito comum. Então estamos aguardando uma definição quanto a nossa participação", acrescentou.
O Partido Verde se uniu ao PT e PCdoB na Federação Brasil da Esperança. Na Bahia, o partido elegeu os deputados estaduais Vitor Bonfim, Marquinhos Viana, Ludmilla Fiscina e Roberto Carlos. Para a Câmara, o PV elegeu Bacelar. Nenhum deles com militância ligada à sigla.
Fonte: bahianoticias
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
TCE aponta necessidade de aprimoramento na política estadual de moradia popular
Outro aspecto constatado foi a ausência de dados relacionados ao déficit habitacional desde 2019
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) identificou a necessidade de um aprimoramento do programa de moradia popular na Bahia. Por meio de uma auditoria que avaliou os dispositivos previstos na Política Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS, Lei Estadual nº 11.041/2008) e no seu respectivo plano (PANEHAB), o TCE-BA viu fragilidades na captação, na gestão e na execução dos recursos do fundo financeiro criado para a área de habitação, tendo como efeito a dependência da atuação do governo federal.
O documento apontou ainda irregularidades nos controles utilizados pela gestão para monitorar e avaliar as ações executadas no âmbito do PLANEHAB e da PEHIS, além de resultados pouco significativos das ações de regularização fundiária.Outro aspecto constatado foi a ausência de dados relacionados ao déficit habitacional desde 2019, de 414 mil unidades, que deve ser atualizado a partir da pesquisa realizada em 2022 pelo IBGE. A tendência, que já era de crescimento nos anos anteriores a 2019, é de um déficit ainda maior, em virtude, inclusive, dos efeitos da pandemia da Covid-19.De acordo com o TCE, as situações constatadas comprometem a eficácia da PEHIS, sendo necessário um maior esforço do governo estadual para aperfeiçoar suas ações e reduzir o grau de dependência dos programas federais, a fim de alcançar as metas previstas no PLANEHAB e melhorar a condição de vida da população mais carente, público-alvo desta importante política pública.
Thank you for watching
“Moradia digna é um direito do cidadão e um dever do estado. A gestão pública precisa se estruturar para que os recursos gastos em suas ações materializem este direito”, destacou Bruno Ventim, coordenador responsável pela auditoria.
No documento, o TCE propôs encaminhamentos à Sedur relacionados ao adequado funcionamento do fundo financeiro, ao fortalecimento das ações de fiscalização, à divulgação de informações obrigatórias nos seus portais eletrônicos e à implantação de um sistema de informações para monitoramento e avaliação permanente dos resultados da PEHIS.
A auditoria sugeriu ainda o encaminhamento das informações às Comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para que adotem as providências que julgarem cabíveis. Após a autuação, o processo seguirá para sorteio do conselheiro relator. (ba)
Fonte: vozdabahia
Mulher tem 50% do corpo queimado após ser atacada com água fervente em Santo Amaro; ex-companheiro é o principal suspeito
Santo Amaro, no Recôncavo Baiano — Foto: Reprodução/TV Bahia
Uma mulher teve 50% do corpo queimado após ser atacada com água fervente em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, no domingo (1º). De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima. Até esta segunda-feira (2), ninguém foi preso.
Ainda segundo a polícia, o suspeito não aceita o fim do relacionamento, o que teria motivado o crime.
Thank you for watching
A vítima, que não teve o nome revelado, foi socorrida por testemunhas e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Já o suspeito, que fugiu logo após o crime, já foi identificado pela polícia. O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher de Santo Amaro investiga o caso. (G1)
Pai espanca crianças na praia de Itapuã e flagrante choca população
Um vídeo com cenas chocantes de um homem espancando as filhas na praia de Itapuã, em Salvador, viralizou em grupos de WhatsApp, nesta segunda-feira (02/01). O caso aconteceu no domingo, primeiro dia de 2023.
Uma mulher ficou revoltada com a atitude do agressor e registrou o flagrante. As imagens enviadas ao Informe Baiano mostram batendo nas vítimas de com a sandália. Uma das meninas chega a ser pega pelo pescoço e jogada na areia de forma bastante violenta.
As duas crianças, antes mesmo do homem encostar, já começam a chorar, o que leva a crer que as agressões já fazem parte da rotina da família. Diante do espancamento, elas gritam de dor e desespero. Uma das mulheres que faz o registro chega a falar: “Cadê os caras para arregaçar ele?”. Porém, nenhum homem se aproxima e tenta evitar a covardia.