quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Com maior assembleia “negra” do Brasil, 17 dos 38 deputados autodeclarados negros têm raça contestada por banca

 


Imagem sobre Com maior assembleia “negra” do Brasil, 17 dos 38 deputados autodeclarados negros têm raça contestada por bancaFoto: Bahia Notícias

A Bahia foi o estado que elegeu a maior quantidade de deputados estaduais autodeclarados negros do Brasil, chegando a 38 dos 63 representantes na Assembleia Legislativa (AL-BA). Apesar de ser o estado mais negro do país, os números em relação aos parlamentares da AL-BA podem estar equivocados, por conta de autodeclarações duvidosas. Para a elaboração da reportagem foi utilizado o conceito da Lei 12.288, que considera pardos e pretos como negros.


A maioria da bancada na Assembleia Legislativa, na verdade, é composta por brancos, de acordo com a Banca de Heteroclassificação consultada pelo Bahia Notícias. Dezessete (44,73%) dos 38 deputados estaduais eleitos, que se autoclassificaram como negros, tiveram sua raça contestada, sendo, na verdade, cidadãos que são lidos socialmente como brancos. Numericamente, a Bahia foi o estado com mais refutações, empatado com o Piauí. Todos os deputados baianos com autodeclaração contestada se consideraram pardos.


Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário