Na madrugada do dia 18 de maio, Maithê Menezes Ferreira de Freitas, de 37 anos, chegou ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), após ser atacada com 17 facadas pelo seu namorado. Ela não resistiu e morreu na unidade de saúde.
O crime aconteceu no centro da cidade, onde a mulher, que vivia em situação de rua, costumava ser vista. No momento em que foi atacada pelo namorado, ela estava de costas e catando latinhas — a forma que tinha de sustentar o vício das drogas, conforme informou um familiar dela a uma site de notícia.
Oacusado de matar a jovem ainda está foragido da justiça.
O Coletivo de Entidades Negras em parceria com as Mães de Maio do Nordeste convida à todas as pessoas para o Evento Mães de Maio e o enfrentamento ao genocídio da população negra. A partir de uma audiência com mães que tiveram seus filhos feitos vitmas pela violência do Estado, vamos dialogar com organizações governamentais
e não governamentais que atuam diretamente com segurança pública e garantia de
direitos das populações negras e periféricas.
Programação:
Dia 18 de maio de 2022
• 9h às 10h – Mesa de abertura com representações institucionais
• 11h às 12h - Audiência das Mães de Maio e suas demandas para o
enfrentamento do genocídio dos jovens negros.
Local do evento: UNEB - CEPAIA - Rua do Passo, 4 - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador.
Boa noite Paulo.
A Viver d'Artes é um Projeto que acolhe mulheres e ou idosas que fazem seus artesanatos em casa, pois precisam cuidar de si e dos seus filhos com alguma limitação física e ou neurológica.
Fazemos oficina de arte com troca de conhecimento em pintura de tecido e em gesso, costura criativa, Saboaria e artesanato em geral.
Nossa Primeira o ocorreu nos dias 05,06 e 07/04/2022 com o apoio da SECULT e da SETREL. Ambas nós cederam 15 barracas, no entanto em função dos problemas causados pelas chuvas em Portão, nós precisamos fazer o carreto e a montagem das Barracas. Bem como buscamos junto as SESP a liberação de 2 pontos de Iluminação na praça dos artistas durante o nosso evento.
Alugamos som e contratamos um show de Forró como atração musical.
Agradeço muitíssimo ao Secretário André Pereira, ao Coordenador Edmilson Sales e ao Sr Gibout por confiar neste projeto agir como nosso Anjo da Guarda nós protegendo e direcionando. Agradecemos tb aa SETREL e ao apoio Secretário Ulson e ao André.
Agradecemos tb a ASB, Associação Solidária da Bahia e ao seu Presidente.
Gratidão Se Fabio Alves e o Blog Cidade Livre pelo apoio e carinho. Conte conosco.
Gratidão.
Em menos de 24h, a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) prendeu dois suspeitos de envolvimento nos roubos de clientes dos restaurantes Casa de Palha e Pizzaria Lá Strada, localizados na Estrada do Coco. Eles também teriam espancado uma idosa.
As guarnições patrulhavam, na tarde desta quarta-feira (11), na Avenida Amarilio Thiago dos Santos, Centro de Lauro de Freitas, quando avistaram os jovens em um carro modelo Cobalt, o mesmo usado na ação contra os restaurantes.
A dupla tentou fugir da abordagem e acabou colidindo o veículo. Conforme a fonte do Informe Baiano, Mateus dos Santos Batista e Danilo dos Santos Fiúza Alves, que é suspeito de homicídio, seriam moradores do bairro de Narandiba. Os acusados, a arma de brinquedo, os celulares e relógios apreendidos foram apresentados na 23a Delegacia Territorial.
Na tarde desta quarta-feira (11), policiais da 50ª CIPM realizavam rondas na localidade do Charco, em Nova Brasília, quando foram recebidos a tiros por um grupo de homens armados.
Conforme nota da Polícia Militar enviada ao Informe Baiano, “houve o revide” e “cessado os disparos, foram localizados dois homens ao solo, e com eles foram encontrados: cento e setenta pinos de cocaína, vinte oito trouxas de maconha, um revólver calibre .32 com quatro munições deflagradas, uma submetralhadora de fabricação caseira, um simulacro de pistola, dois rádios transceptores, entre outros materiais”.
“Os suspeitos foram socorridos para o Hospital Eládio Lasserre, porém não resistiram aos ferimentos. A ocorrência foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar”, finaliza a PM.
A Polícia Civil desmontou um laboratório do tráfico, neste domingo (15). O local, utilizado para o refino de cocaína, foi localizado em uma casa no bairro de Santa Cruz, em Salvador. Na estrutura foram encontradas 50 quilos da droga, avaliados em R$ 1,5 milhão.
Durante investigações sobre uma organização criminosa, que atua no Nordeste de Amaralina, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) receberam denúncias sobre uma movimentação suspeita em uma casa, no bairro de Santa Cruz.
Thank you for watching
Na operação, foram apreendidos uma prensa hidráulica, dois tonéis na cor branca, contendo produto químico, um liquidificador, adesivos, embalagens plásticas e demais insumos utilizados na produção da droga.
Segundo a diretora do DHPP, a delegada Andréa Ribeiro, “o imóvel estava sendo frequentado por diversos suspeitos de integrarem o tráfico de drogas daquela região, além de um odor químico muito forte, vindo da casa. Esta ação representa uma forte descapitalização de grupos de traficantes daquela região, consequentemente enfraquecendo o poder de compra de armamentos e a possibilidade de que outros crimes, como homicídios, também sejam cometidos”.
Ainda de acordo com a diretora, o prejuízo causado ao tráfico também incide no enfraquecimento aos ataques em regiões de Salvador.
Dois homens armados invadiram o restaurante Casa de Palha, em Lauro de Freitas, na noite de ontemm (10). Na ação criminosa, os suspeitos saquearam os clientes e chegaram a agredir uma mulher, que resistiu a entregar a bolsa.
das foram intensificadas na região.
As imagens das câmeras de segurança do estabelecimento comercial mostram toda a movimentação. No registro é possível ver os acusados derrubando a vítima no chão e atacando ela com chutes e pontapés.
Antes de bater na cliente, outras pessoas também tiveram seus pertences levados. O caso aconteceu por volta das 21h15 e os homens fugiram em um carro branco.
A ocorrência no local foi mais uma das cometidas pela dupla. De acordo com a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), os mesmos estariam envolvidos em diferentes crimes à estabelecimentos realizados em Buraquinho.
Através de nota, a corporação informou que foi acionada através do CICOM. Policiais da 52ª CIPM chegaram a ser deslocados até o restaurante para verificar a situação, mas não localizaram os autores. As rondas foram intensificadas na região.
A Operação Calígula, deflagrada pelo Ministério Público na manhã desta terça-feira (10/05), no Rio de Janeiro, prendeu os delegados Adriana Cardoso de Belém e Marcos Cipriano. A mulher foi titular da 16ª DP (Barra da Tijuca) por anos e atualmente era lotada na Diretoria de Pessoal da Polícia Civil, conhecida como a “geladeira” da corporação.
Os agentes encontraram na casa dela quase R$ 2 milhões dentro de sacos de grife, como da Louis Vuitton, e em uma mala, dentro do closet do apartamento da policial, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. Outro alvo da operação foi o delegado Marcos Cipriano, preso pela manhã.
Adriana Belém deixou seu posto na Barra em janeiro de 2020, logo após o chefe do Setor de Investigações, Jorge Luiz Camilo Alves, ser preso na operação Os Intocáveis 2.
O Ministério Público do Rio (MPRJ) afirma que Jorge Luiz estaria apoiando milicianos que atuam na zona oeste da cidade, como na comunidade Rio das Pedras e na Muzema.
Braço direito da delegada, o homem foi flagrado em “intensa sequência de diálogos” com Ronnie Lessa, de acordo com o MPRJ, acusado pela morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.
Em suas redes sociais, Adriana Belém expõe amizades com nomes famosos, como o jogador Adriano Imperador, que é figurinha repetida em suas fotos. A relação entre os dois é forte ao ponto dele chamá-la de “madrinha”.
Uma mãe é suspeita de matar a própria filha afogada, na manhã desta terça-feira (10), no bairro de Sobradinho, em Feira de Santana, que fica a 108 quilômetros de Salvador. Segundo informações, a mulher teria afogado a menina em uma lavanderia.
A menina, que tinha um ano e noves meses e morava com a avó juntamente com dois irmãos na capital baiana, estaria a alguns dias em uma casa em Feira de Santana, próxima a mãe, que teria levado a filha para a própria casa.
Em declarações, os parentes afirmaram que notaram a ausência da criança, teriam ido procura-la. Segundo a polícia, a criança foi encontrada pelos policiais embaixo de um colchão, sem sinais vitais. A polícia técnica fez a perícia no local.
A mulher foi interrogada e informou aos agentes da policia que a motivação do crime seria uma ordem divina. Depois da declaração, a mulher foi detida e levada para um complexo de delegacias do bairro de Sobradinho.
Dois jovens foram mortos a tiros neste sábado (14), por volta das 21h, em Santo Antônio de Jesus, Portelinha, bairro São Paulo. As vítimas ainda não foram identificadas.
Segundo testemunhas, quatro homens armados entraram em um bar do bairro e dispararam vários tiros nos jovens, que morreram na hora. A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel) esteve no local e confirmou os óbitos.
Thank you for watching
A equipe da PM esteve no local e a Polícia Civil já procura indícios e suspeitos do crime. Os corpos já foram encaminhados para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) do município.
Equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar, desmontaram uma organização criminosa que roubou 820 mil reais em joias e celulares na região Oeste da Bahia. Os seis criminosos foram capturados nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, nesta sexta-feira (13), durante a operação “Ostentação”.
Um sargento da PM lotado na Polícia Rodoviária Estadual, apontado como líder da quadrilha, e mais dois irmãos possuíam mandados de prisão. A esposa e uma namorada do militar, além de um dos seus filhos, foram presos em flagrante com armas e munições.
Thank you for watching
Com o sexteto foram apreendidos uma pistola, uma espingarda, carregador, munições de diversos calibres, joias, uma motocicleta modelo CB600, R$ 5,7 mil em espécie, 300 formulários de CRLV em branco, entre outros itens.
MODO DE AÇÃO
O policial militar, com 25 anos de carreira, até então acima de qualquer suspeita, se aproximava dos estabelecimentos comerciais e iniciava uma relação de amizade com funcionários e proprietários. O objetivo era levantar os horários de funcionamento e de chegada dos materiais.
Depois desse levantamento, o grupo entrava em contato como um cliente normal e agendava para realizar a compra. O policial ficava do lado de fora, enquanto seus irmãos consumavam o assalto.
No ano passado, no mês de março, o grupo roubou ouro, diamante e outras pedras preciosas, avaliadas em 60 mil reais, na cidade de Santa Maria da Vitória. Ainda em 2021, no mês de dezembro, o grupo roubou R$ 760 mil, em celulares, no município de São Félix do Coribe.
O titular da 26ª Coorpin, delegado Alexandre Haas Pinheiro Cunha, não descarta o envolvimento do grupo com outros crimes. “O trabalho continua e aproveito para agradecer o empenho de todas as unidades da Polícia Civil da região Oeste e da Corregedoria da PM”, concluiu.
A medida se refere a episódio ocorrido no mesmo dia, na saída do Palácio da Alvorada, oportunidade em que Jair Bolsonaro indagou a um apoiador negro se ele pesava “mais de sete arrobas”.
De acordo com os autores da ação, Bolsonaro repete o mesmo feito praticado em 2017, durante palestra ao Clube Hebraico do Rio de Janeiro, quando utilizou o termo “arrobas” para se referir a comunidades quilombolas, comparando-as a animais.
Sem sinalização ou tapumes, homem não enxerga cratera, cai e some no buraco. As imagens foram registradas por câmeras de vigilância na rotatória da Praia de Ipitanga em Lauro de Freitas.
Confira as imagens enviadas pelo nosso leitor através do e-mail: itingatv@gmail.com
Apesar de informar o término em Setembro de 2021, essa construção aí tem mais tempo do que você pode imaginar. Lá no passado, durante a gestão do então prefeito Dr. Márcio, moradores já reclamavam da demora para concluir as obras da creche e da unidade de saúde que ficam localizadas na Chácara Taiti, nas proximidades do conjunto Leila Diniz, as famosas "casinhas de Itinga". De acordo com informação de moradores, isso aí tem "mais de 12 anos" que não conclui.
"Já estamos com a prefeita Moema Gramacho em dois mandatos, e até agora nada!", diz uma moradora.
Um homem de 22 anos foi preso, na cidade de Euclides da Cunha, interior da Bahia, por ter arrancado parte da orelha da ex-companheira com uma mordida. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), o mandado de prisão foi cumprido na última quinta-feira (5) por policiais do Setor de Investigação da Delegacia Territorial do município, com o apoio de guarnições da Polícia Militar.
A agressão, que foi motivada por ciúme, aconteceu no início de 2022. Depois de uma intensa investigação, os policiais descobriram que o homem estava há dois meses escondido dentro de uma caixa d’água na zona rural de Euclides da Cunha.
Thank you for watching
O suspeito foi apresentado na DT do município, onde ficará a disposição do Poder Judiciário.
Frente democrática se opõe ao golpismo e à destruição neoliberal produzida por Jair Bolsonaro
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento com Geraldo Alckmin e sindicalistas (Foto: Divulgação)Ocorre neste sábado (7) o lançamento do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, que reúne movimentos sociais e partidos políticos que veem em Lula a esperança de recolocar o Brasil no caminho da justiça social, do crescimento econômico, da soberania nacional e da democracia real. O evento acontece às 10h, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Nos últimos meses, Lula viajou o país e conversou com as mais variadas lideranças políticas e sociais brasileiras para formar esse movimento. Além do PCdoB e do PV, com quem o PT formou uma federação partidária, Lula obteve apoio da Rede, do Solidariedade e do PSB, que indicou Geraldo Alckmin para ser vice de Lula em uma futura chapa na corrida presidencial.
Tudo aconteceu durante uma confusão envolvendo os vereadores, Luciana Tavares(PC do B) e Tenóbio(PSC), na câmara municipal de Lauro de Freitas. No vídeo que circula à rede social, você vê o vereador Edivaldo Palhaço(Cidadania) segurando a mão do assessor de Tenóbio e tentando arremessar a câmera no chão. O equipamento quebrou!
O assunto veio à tona, mais uma vez, durante a transmissão exibida na noite de quarta-feira(4), na TV Record, onde mostrava o último bafafá envolvendo os dois. De acordo com a fala do vereador Tenóbio, a vereadora já foi acusada de ter feito à distribuição de lubrificantes e camisinhas para crianças em Lauro de Freitas. Na rede social da vereadora, é possível ver uma foto onde uma criança carrega um saco com produtos que tem uma coloração e estampas parecidas com as de um preservativo masaculino.
POLÊMICA ANTERIOR
Luciana já ficou conhecida em rede nacional através das emissoras de televisão, infelizmente isso foi da pior maneira possível. Durante uma sessão online da Câmara municipal de Lauro de Freitas, a mesma deixou a câmera aberta e exibiu os seios.
Mulher é presa por matar filho de 5 anos envenenado porque criança era autista — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A mulher presa por envenenar e matar o próprio filho, de 5 anos, na cidade de Ibiquera, a cerca de 400 km de Salvador, não mostrou remorso durante depoimento à polícia. A informação foi divulgada pelo coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin), delegado Geraldo Adolfo.
Durante o depoimento, a mãe da criança, que se chamava Romério Sampaio Vaz, confessou ter cometido o crime porque o menino tinha transtorno do espectro autista, “mexia nas panelas e desarrumava a casa”.
Thank you for watching
“Ela não apresentou nenhum tipo de remorso durante o depoimento. Confessou o crime com tranquilidade”, disse o delegado Geraldo Adolfo. O caso aconteceu no último domingo (1º), mas a polícia só ficou ciente depois de denúncia de moradores, feita na quinta-feira (5) – mesmo dia em que a investigada e outras duas mulheres foram presas. O avô da criança, que também é suspeito de ter participado da ação, é procurado.
Na quinta, quando os policiais chegaram na casa da mulher e questionaram sobre o paradeiro do menino, ela informou que o filho estava viajando. Ao ser questionada mais vezes, ela confessou que matou Romério com veneno para rato, contaminando a água e a comida da criança, ainda no sábado (30).
O menino não resistiu ao envenenamento morreu no dia seguinte, quando ela, as duas mulheres e o avô da criança resolveram ocultar o corpo, em uma área de difícil acesso, na zona rural do município. O corpo foi encontrado e uma cova rasa.
A Polícia Civil segue na investigação e ainda não detalhou a participação das duas no caso, mas disse que elas deverão responder pelos crimes de destruição, subtração ou ocultação de cadáver. A mãe também responderá pelos mesmos delitos, além de homicídio.
O nome de nenhum das investigados foi divulgado, por causa da Lei de Abuso de Autoridade. O caso é investigado pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba.
Parece que estamos vendo uma rinha de galos, mas isso é uma sessão que aconteceu na câmara municipal de Lauro de Freitas na Bahia, região metropolitana de Salvador, na última quinta-feira do dia 5 de Maio. No vídeo que rola nas redes sociais, você poder ver uma confusão envolvendo os vereadores, Luciana Tavares(PCdoB), Edivaldo Palhaço(Cidadania), Tenóbio(PSC) e um assessor dele.
Observando as imagens, você percebe que Luciana se incomoda com o fato do assessor de Tenóbio estar filmando ela: "Você não é meu assessor, grave seu vereador", diz Luciana.
Em seguida, uma voz parecida com a de Tenóbio, autoriza o registro das imagens: "Filme ela, que ela pode e deve ser filmada"
A partir daí, o bafafá se toma proporção maior e o vereador Edivaldo agarra a câmera e tenta arremessar no chão. O vídeo é finalizado com alguém chigando e lamentando a quebra do equipamento.
Confira no vídeo que circula nas redes sociais
A REPORTAGEM DO PIX?
A cena chegou a ser noticiada pela Record local, mas o apresentador Zé Eduardo(Bocão), que normalmente não faz programa à noite, explorou o caso de uma forma que foi julgada pelos telespectadores, como totalmente parcial e tendencioso. Foi dado mais tempo para Luciana, e Tenóbio que teve menos tempo, ainda foi cortado do AO VIVO e não pôde se defender das acusações da edil. Todo mundo comenta que o PIX deve ter cantado de ópera nesse show.
Cadáveres estavam acompanhados de etiquetas com nomes -
Pouco mais de duas semanas após encontrarem cadáveres de cães e gatos descartados nas imediações do Loteamento Portão do Sol, em Buraquinho, os moradores voltaram a se deparar com a mesma situação na última quinta-feira, 28. O mistério, no entanto, pode estar perto de terminar, mas de uma forma ainda mais macabra, já que os corpos dos animais apresentam indícios de procedimentos clínicos ou cirurgias, o que pode indicar que eles tenham sido descartados por alguma clínica ou profissional da área veterinária. Um suspeito foi identificado pelas câmeras de segurança do local.
Os primeiros corpos foram encontrados no Loteamento na manhã do dia 10 de abril. Os cadáveres, dentro de sacos imersos em uma lagoa, estavam acompanhados de etiquetas com nomes. No dia 28, um morador avistou novos sacos por volta das 17h30, em outra lagoa, e acionou a diretoria do condomínio.
“Nos dirigimos até o local, onde comprovamos a existência dos sacos, mas, em função do horário e da baixa luminosidade, apenas no dia seguinte, logo no início da manhã, é que pudemos confirmar, com a retirada de um dos sacos, a presença do corpo de um cão de pequeno/médio porte”, relatou o presidente da Associação de Moradores, Paulo Lordelo.
Quatro cães e um gato estavam dentro dos sacos e, assim como no dia 10, também havia etiquetas para identificá-los. Zeus, Bodó, Pimpo, Mab, Morena e Agatha são alguns dos supostos nomes dos animais mortos encontrados nos dois episódios. Dois cães e o gato não tinham raça definida; os outros dois cachorros eram das raças poodle e pinscher. Nenhum deles pertence a moradores do Loteamento e não há informações sobre possíveis tutores.
Mistério
De acordo com a perícia realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os corpos dos animais apresentavam sinais de procedimentos recentes. Um cão e um gato, por exemplo, tinham marcas de tricotomia na barriga - raspagens do pêlo em determinados locais para realização de intervenções clínicas -, enquanto outro cachorro apresentava um acesso venoso (introdução de um cateter para cirurgias) em uma das patas.
O órgão também observou que os óbitos eram recentes, em função do estado de decomposição dos corpos. Os cadáveres foram recolhidos e devem passar por mais avaliações.
De acordo com Paulo, uma nova ocorrência foi registrada na delegacia local. Ele diz que as câmeras de segurança do Loteamento já foram verificadas e que flagraram o motorista de um veículo descartando os sacos de lixo com os corpos na lagoa.
“Foi possível identificar o exato momento em que um veículo, por volta das 22h30 do dia 27, chega ao local. O motorista desce e começa a retirar sacos do porta-malas e os joga na lagoa. As imagens do veículo trafegando pelas ruas do Portão do Sol, bem como o momento do descarte, já foram entregues à delegacia de Lauro de Freitas para a adoção das medidas cabíveis e necessárias”, informou a diretoria do Loteamento, por meio de comunicado aos moradores.
“Estes episódios causaram muita revolta nos moradores, em vista da crueldade no trato com os animais. Na irresponsabilidade no descarte em local e a forma inadequada de animais que, pelo que foi apurado, devem ter vindo a óbito após procedimentos médico/veterinários. Além da questão do desrespeito aos cadáveres, tem também o crime ambiental, com a possibilidade de contaminação do solo e do lençol freático”, lamenta Paulo.
Em nota enviada ao Portal A TARDE, a Polícia Civil disse que o fato está sendo apurado pela 23ª DT/Lauro de Freitas e que diligências são realizadas para tentar identificar e localizar o suspeito.
Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Coordenação de Operações Especiais (COE), com apoio de policiais da Corregedoria da Polícia Militar, cumprem três mandados de prisão contra integrantes de um grupo criminoso, responsável por sequestros em Salvador e Região Metropolitana (RMS), durante a Operação “Só Rasteira”, realizada nesta terça-feira (3). Um homem e dois policiais militares tiveram os mandados de prisão cumpridos nos bairros de São Caetano e no Bonfim e no município de Camaçari.
Durante a prisão realizada no bairro de São Caetano foram apreendidos uma pistola calibre 380, com munições e três carregadores, uma espingarda de ar comprimido, uniformes militares, um brasão falso do Poder Judiciário, uma toca tipo balaclava, maquinetas, aparelho celulares, além de documentos com indicativo de fraude.
Presente nas ações, o diretor do Draco, delegado José Bezerra Júnior, explicou a atuação do grupo de sequestradores. “Eles são responsáveis por crimes de extorsões, que tinha como alvos, suspeitos de crimes e comerciantes. O grupo também é investigado por homicídios”, detalhou.
Sete mandados de busca e apreensão ainda estão sendo cumpridos. Os materiais apreendidos vão complementar as investigações. “A importância da operação também é a coleta de provas acerca dos crimes atribuídos ao grupo”, informou o delegado Odair Carneiro, a frente das ações da Operação “Só Rasteira”.