domingo, 28 de novembro de 2021

Mostra online - MOSTRA + ARTE - AIDS 2021 - Agencia de Noticias da Aids

 A Agência de Notícias da Aids, uma das maiores organizações de notícias relacionadas ao hiv/aids do país, e até mesmo da América Latina, trouxe na data de ontem (27/11/2021) o festival virtual "+ Arte - AIDS 2021", mostra virtual de arte com artistas que vivem com hiv.



Já falamos aqui no blog do livro "O Valor da Vida - 40 Anos de Agência Aids - Roseli Tardelli", que conta a história da mesma:


https://www.lhivrosearthivismo.com/post/livro-o-valor-da-vida-dez-anos-da-agencia-aids-roseli-tardel


Na abertura da mostra, Adriana Bertini @adribertini e Flip Couto @flip.couto apresentaram o conceito da mesma, assim como conversaram sobre a influência da arte nestes 40 anos de aids no mundo. Adriana tem como instrumento artístico a confecção de roupas a partir de preservativos. Ela ainda promoveu uma exibição do processo de elaboração de uma de suas obras de arte.


Foi transmitido o filme curta "O Beijo" de Vik Muniz de 2009, produzido pelo Ministério da Saúde, que mostra o processo envolvido na elaboração da obra fotográfica de mesmo nome, a partir de mais de 600 pessoas segurando cartazes.


Flip Couto também apresentou sua vídeo performance "Okó - Maskulinidades Transatlânticas", em que apresenta um corpo que desfila uma masculinidade e se transforma em diálogo com as coreografias sociais presentes nos territórios por onde caminha. O trabalho foi gravado nos entornos dos terminais rodoviários do Jabaquara, Cachoeirinha e Lapa e inspirado no pensamento de Beatriz Nascimento, e mapeia corpos que se fundem com os espaços públicos revelando subjetividades esquecidas nos trânsitos transatlânticos, expandindo a ideia da performance de gênero através de um olhar plural e sensível.


Em um segundo momento, Priscila Obaci @priscilaobaci , Thais Renovatto @thaisrenovatto e Salvador Côrrea @salvadorcamposcorrea bateram um papo sobre arte, aids e literatura. Os jovens escritores leram trechos dos livros que já publicaram e textos de autores que morreram em decorrência da aids, como Betinho e Caio Fernando de Abreu.


Rafael Bolacha @rafaelbolacha, Drew Persi @drewpersi e Gabriel Comicholi @gabrielcomicholi apresentaram a performance "40 Anos de Aids - Vivendo com Arte e Dignidade", desenvolvida pelos três, que também conversaram ao vivo sobre os desafios da arte contra a aids em tempos de pandemia.


Depois foi a vez da música com Gaê (Gabriel Estrela) @somdegae , que cantou sucessos de Cazuza e Renato Russo, além de trazer três músicas autorais.


E para encerrar a mostra, Micaela Cyrino @micaelacyrino conversou com Adriana Bertini sobre a influência da questão do hiv/aids em suas obras artísticas, iniciando com uma coletânea sobre suas atuações (pinturas, performances, direção de arte para cinema, educação, lambes com bulas de antirretrovirais, entre outros).


O link para acessar a mostra está abaixo.



Fonte: lhivrosearthivismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário