sábado, 23 de fevereiro de 2019

CAMPANHA PARA VALORIZA O COMERCIO DE LAURO DE FREITAS


O Lidér comunitário JUCA, começou uma campanha nas redes sociais. Valorização do comercio local, para gera mas renda e empregos na nossa comunidade, vamos abraça essa nova ideia? 

ESCOLA DE LAURO DE FREITAS FAZ LISTA DE MATERIAL ESCOLA


Escola de Lauro de Fritas faz lista de Material escola para alunos. E a direitora da escola municipal Dom Avelar Brandão, faz nota de esclarecimento a população da cidade alertando de acordo com a constituição Federal isso é inlegal para alunos de escola circulando nas redes sociais da cidade, espero que as direitoras sigam o mesmo exemplo da escola Dom Avelar.

BIOMETRIA EM LAURO DE FREITAS


O Lidér Comunitário JUCA estava no IFBA fazendo a biometria, o SITE CIDADE LIVRE NEWS encontrou com ele no local, ele faz alguns comentários, sendo que a falta de organização frequentes, poucos lugares de atendimento, muitas pessoas com dificuldades de locomoção aos postos de atendimento no Ginásio de esportes, e no IFBA.
Ele solicita a prorrogação por mas um mês, e a colocação de 2 postos de atendimento para atender toda população 1 em areia Branca, e o outro no próprio cartório eleiitoral que não estava fazendo a biometria, e um carro sac móvel para tá ajudando o resto da população.
 


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Depois de muito tempo Semarh multa empresa que ergueu muro nas margens do Rio Picuaia


Equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vistoriaram as margens do rio Picuaia na altura do bairro da Itinga, em Lauro de Freitas, na tarde desta terça-feira (12). Acompanhados do gestor da pasta Alexandre Marques, o grupo percorreu uma área crítica onde um muro, erguido pela empresa Mais Galpões à beira das matas ciliares, causa impactos a natureza como a desertificação por conta da retirada de espécies de plantas.

De acordo com Marques, a empresa recebeu notificações e multas da Semarh e tem prazo para a retirada do muro. “Essa é uma APA (Área de Preservação Ambiental), ou seja uma área em que deve ser protegida toda a diversidade biológica e assegurado o uso dos recursos naturais com sustentabilidade. É proibida a construção a menos de 30 metros do curso d´água”, disse.

A empresa também lança no Picuaia, através de uma manilha, água semelhante a esgoto. A Semarh solicitou análise de amostras desta água para confirmar se os dejetos despejados no afluente são poluidores ou se são previamente tratados por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Não tem odor, mas é necessária uma análise mais criteriosa”, pontuou Marques.

A Mais Galpões já havia sido notificada e multada, no ano passado, pela construção do muro em área de preservação, mas recorreu. A invasão da área foi levada ao Ministério Público que também notificou o proprietário da empresa e solicitou a retirada da construção irregular.
  

LAZER NO RIO

Sentados à beira d’água uma família se refrescava do calor, aproveitando a sombra das árvores e a brisa do local. “Nosso lazer é esse rio”, disse a moradora da região Ana Santos, acompanhada de parentes e amigos que pescavam. “Temos que preservar o Picuaia e aproveitar porque é um rio tranquilo para as crianças brincarem”, completou Teresa Santos.

A equipe flagrou ainda restos de alimentos, materiais plásticos, pneus e isopor boiando no rio. O secretário alerta a comunidade para a necessidade de uma maneira consciente de garantir a diversão respeitando o meio ambiente. “É importante vir para cá com sua sacolinha de lixo e recolher no final da diversão”, alertou.

saiu: www.laurodefreitas.ba.gov.br