sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Os "Ligeirinhos" carros de cooperativas que rodam em Lauro de Freitas podem ganhar regulamentação



Lauro de Freitas está em vias de regulamentar o serviço de transporte de passageiros em veículos particulares que há mais de dez anos opera do Centro para Vida Nova – e que agora já chega a Areia Branca, Jambeiro, Caji e outras regiões. São bairros em que o transporte público é ainda mais deficiente do que no restante da cidade ou apenas inexistente.

Os chamados “ligeirinhos” são uma alternativa aos micro-ônibus do transporte alternativo – os “topiqueiros” que circulam muito lentamente pela cidade na tentativa de maximizar o número de passageiros por viagem. Uma das queixas mais frequentes dos usuários desse transporte é o exagerado tempo de viagem, três a seis vezes maior que o normal.

Vem daí, justamente, o apelido dos ligeirinhos, carros-lotação que cumprem o percurso dos topiqueiros numa fração do tempo destes. Enquanto um topiqueiro leva de 60 a 90 minutos para ir do Jambeiro ao Centro, os ligeirinhos cumprem o mesmo trajeto em 20 minutos.

A fórmula surgiu quando o poder público se ausentou. Como em muitos outros casos, a sociedade acaba encontrando soluções para os seus problemas por conta própria. Isso é verdade especialmente no que se refere ao transporte público, tradicionalmente insuficiente e de baixa qualidade na maior parte do país. O serviço de moto-táxi, regulamentado em Lauro de Freitas em anos recentes, também apareceu como solução para resolver insuficiências de transporte.

Uma das soluções mais discutidas atualmente nas grandes cidades brasileiras é o serviço do Uber, que veio compensar a pouca qualidade dos serviços de taxi oferecendo, entre outras coisas, veículos de melhor padrão. Em Lauro de Freitas, por enquanto, é o usuário de micro-ônibus Ligeirinhos da cidade podem ganhar regulamentação que busca simplesmente chegar ao destino em tempo hábil. E às vezes, apenas chegar.

Em várias regiões da cidade os ligeirinhos são a única alternativa de transporte público. É o caso da rua Teócrito Batista, no Caji, onde nos últimos anos surgiram diversos condomínios. A chegada das famílias não foi acompanhada pela oferta do serviço público de transporte. Quem não tem carro próprio depende dos carros-lotação.

Como, ao contrário, a oferta de transporte dos ligeirinhos acompanhou a demanda da expansão imobiliária, a atividade popularizou- se, passando a exigir regulamentação e supervisão. “Está na competência dos municípios regular o transporte por ser de interesse local”, explica o vereador Antônio Rosalvo (PSDB), presidente da Câmara e autor do projeto de lei que regulamenta a atividade em Lauro de Freitas.

“Não se trata de admitir ou não os ligeirinhos”, diz – “eles são uma realidade há muitos anos e prestam um serviço essencial à população, não só compensando a insuficiência dos outros meios de transporte, mas também atendendo regiões que não têm transporte público algum”.

A regulamentação que vem sendo discutida na Câmara prevê normas de segurança para usuários e motoristas, submetendo a atividade à fiscalização da prefeitura. Rosalvo destaca ainda que os ligeirinhos já são amplamente aprovados pelos usuários, ao contrário do que ocorre com o serviço de micro-ônibus, que teria 80% de rejeição de acordo com pesquisa da prefeitura mencionada pelo vereador.

Com custo igual ou inferior ao dos topiqueiros (R$ 2,50 por passageiro do Centro ao Caji, por exemplo) os ligeirinhos ganharam facilmente ampla preferência popular, mas enfrentam a oposição dos operadores das linhas de micro-ônibus. As linhas que operam na cidade são concessões do poder público e não passaram por licitação apesar do que prevê a lei.



Fonte: Vilas Magazine

Funcionários da Limpurb interditam via em protesto na Barros Reis

A motivação da manifestação ainda não foi confirmada; cerca de 50 pessoas participaram do ato
Funcionários da Limpurb acusam guardas municipais de agressão durante blitz na Pituba (Foto: Reprodução)
Cerca de 50 funcionários da Limpurb fizeram um protesto, na manhã desta sexta-feira (30), na Avenida Barros Reis, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, o grupo chegou a interditar uma via, sentido San Martin, em uma manifestação pacífica.
A polícia informou ainda que o grupo reivindicava melhores condições trabalhistas. No entanto, segundo o Sindilimp, que representa a categoria, a motivação do protesto foi uma agressão feita por guardas municipais a trabalhadores da Limpurb na madrugada de quinta-feira (29), na Av. Manoel Dias, na Pituba. A situação, no entanto, não foi detalhada pelo sindicato. Procurada, a assessoria da Limpurb disse que apenas o Sindilimp poderia explicar o que ocorreu.
De acordo com a assessoria da Guarda Municipal de Salvador, o problema teria ocorrido quando agentes que participavam da Operação Lei Seca, coordenada pela Transalvador, pediram que o motorista do ônibus de placa policial JNW-7027, que fazia o transporte dos funcionários da Revita, encostasse o veículo para liberar a via depois de ter colidido o retrovisor em um poste situado na canalização demarcada pela Transalvador para realização da blitz. O pedido foi feito para que a passagem de carros que trafegavam na região ficasse livre.
Em nota, a Guarda Municipal disse que o motorista do ônibus, de prenome Gilson, desdenhou dos agentes, atendeu em parte a solicitação e continuou a obstruir a via, sendo necessária a retirada dos cones para liberação do tráfego. Neste momento, seis trabalhadores que eram transportados no veículo desceram para ver o que ocorria. Os guardas então teriam exigido que eles se identificassem, sendo surpreendidos por comentários inadequados em tom agressivo, necessitando a solicitação de apoio de outros agentes. 
A partir daí, foi realizada abordagem preventiva pela Guarda Municipal, procedimento de segurança padrão, e solicitação de documento do motorista e veículo por agentes da Transalvador, constatando-se irregularidades no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, que foi encaminhado para o pátio do órgão de trânsito. A Susprev ressalta que está apurando o fato e segue averiguando todas as informações.
saiu :ww.correio24horas.com.br

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cortejada pelo PT para ser cabeça de chapa, Lídice comemora pesquisa

A senadora Lídice da Mata (PSB) comemorou a pesquisa eleitoral lançada nessa terça-feira (27) pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do R7 Bahia, onde aparece em um dos cenários em segundo lugar, com 6,7%, atrás do prefeito ACM Neto (DEM) que tem 68% na estimulada. "Fico satisfeita de ter o meu nome aparecendo nas pesquisas em Salvador, cidade que é a minha base política principal. Onde me elegi vereadora, deputada estadual duas vezes, a deputada federal mais votada até hoje de Salvador. Me elegi a mais votada senadora, fui prefeita da cidade, tenho uma generosidade enorme pela confiança do povo de Salvador. Claro que isso, pode indicar uma participação maior nossa no processo político eleitoral, mas nosso partido ainda não discutiu isso”, afirmou a senadora socialista em entrevista à Metrópole FM na manhã dessa quarta-feira (28).
Segundo informações da coluna Raio Laser, do jornal Tribuna da Bahia, após o aparecimento de Lídice bem posicionada nas pesquisas, o PT estaria cogitando dar fôlego à candidatura da senadora no intuito de indicar o vice na chapa da ex-prefeita. A estratégia da cúpula petista se daria pela falta de um nome natural e forte no quadro do partido.
Matérias relacionadas:

saiu; www.bocaonews.com.br/

Secretário 'envia' foto de mulher seminua para grupo do WhatsApp de governador


As fotos mostram uma loira apenas de calcinha, deitada de bruços sobre uma cama
Foto enviada pelo celular do secretário de Justiça do DF 
(Foto: Reprodução)
Fotos sensuais foram enviadas do celular pessoal do secretário de Justiça do Distrito Federal, João Carlos Souto, para um grupo de WhatsApp com várias autoridades, incluindo o governador Rodrigo Rollemberg, a primeira-dama Márcia Rollermberg e o vice, Renato Santana. Também estão no grupo presidentes de públicas e chefes das outras 15 pastas do Executivo local. O secretário negou ser o responsável por enviar as fotos e disse que o seu telefone é usado por outros familiares.
As fotos mostram uma loira apenas de calcinha, deitada de bruços sobre uma cama. Souto, casado e com filhos, afirmou ao G1 que não sabe quem é a mulher. Ele não quis dizer quem mandou as imagens, afirmando que não quer expor outras pessoas.
"É um erro meu em ter deixado meu celular, em ter cedido", declarou. "É uma situação desagradável, não fui em quem enviou. É lamentável, é constrangedor. Foi um mal-entendido", finalizou.
O incidente aconteceu na tarde da segunda-feira. O secretário estava em casa quando um colega o alertou para as imagens.
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vereadores que apoiam o governo de Márcio não querem Alexandre Marques como secretário de saúde


Em ofício, encaminhado nesta quinta-feira (22), os vereadores aliados ao prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), se posicionaram contra a ida do também vereador – afastado por assumir a secretaria de Cultura desde 2013- Alexandre Marques a direção da pasta da Saúde.

Em uma breve argumentação, os edis afirmam que os boatos que apontam uma possível transferência e afirmam não apoiar devido o “grande individualismo do atual secretário de cultura na condução dos assuntos que atende demandas do interesse político”.

Entre os vereadores que assinaram o manifesto, estão os edis Antonio Rosalvo, Jorge Bahiense, Adelon Mira
PRB, Mateus Reis PSDB, Junior Neves PCdoB, Alexandre Céo PP, Aline Oliveira PP, Décinho PRB, Augusto César PSD, Paulo Aquino PSB é Dona Augusta PR.

Bahia no Ar

Detento tenta fugir de presídio usando máscara de idosa e roupas femininas em Goiânia

A ação foi percebida por um segurança que estranhou o modo como a "senhora" caminhava

Um detento foi flagrado tentando fugir, vestido de mulher, em um complexo prisional de Goiânia. Segundo a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), ele usava uma máscara de silicone com feições de uma idosa, além de roupas femininas. 
Ainda segundo a Seap, a tentativa de fuga aconteceu durante o horário de visitas. O detento se misturou aos demais visitantes, mas a ação foi percebida por um segurança que estranhou o modo como a "senhora" caminhava. 
Detento tentou fugir com máscara de mulher idosa, mas foi impedido, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Durante a abordagem, o preso chegou a tentar se desvencilhar do segurança correndo, mas acabou detido e voltou ao complexo prisional após registrar uma ocorrência sobre o caso. 
Por ser considerada uma falta grave, a tentativa de fuga pode render o isolamento do detento por 30 dias, além da restrição de visitas. Uma sindicância interna será instaurada dentro da penitenciária para apurar como o detento conseguiu a máscara e as roupas femininas.
Homem, que cumpre pena por assalto, também usava roupas femininas, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
saiu ;ww.correio24horas.com.br

DUZINHO NERY ESTREIA EM NOVEMBRO O SEU MAIS NOVO ESPETÁCULO SOLO, "O CANDELABRO"

Espetáculo aborda violência contra a mulher, onde a atriz Ruth Marinho dá vida a Maria Aurora


“O Candelabro” é um solo teatral, escrito por Duzinho Nery, com atuação de Ruth Marinho. A sua temática provoca ao público uma reflexão sobre a crueldade dos atos de violência, que vitimam milhares de mulheres e revela a dimensão de aspectos que circundam as vidas de quem está diante desta situação. A peça se divide em lapsos de memória que marcam a vida de Maria Aurora, abordando os seus conflitos e o seu sofrimento, mostrando como em uma atitude transgressora ela consegue ser a sua própria luz, isso de maneira, forte, tocante, poética e sublime.

Esta montagem é fruto de uma pesquisa do autor, iniciada há 3 anos, mas que é contínua, pois a cada dia depararam com novos dados e atos de atrocidades sofridas por mulheres em seus lares e em outros meios. O estudo teve início com algumas leituras do livro “Sobrevivi posso contar”, escrito por Maria da Penha Fernandes e publicado em 1994.

A atriz Ruth Marinho que atuou no espetáculo "Ó Paí Ó" do Bando do Teatro Olodum, em 2009/2010, dá vida a Maria Aurora, no solo "O Candelabro".

O caso de Maria da Penha ganhou repercussão internacional ao ser denunciado a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) e o governo brasileiro sancionou a lei que trata da punição para os casos de violência doméstica. História que foi uma das inspirações para “O Candelabro”, pois Maria da Penha compartilha com muita generosidade seu sofrimento ao se perceber oprimida e violentada.

A partir daí debruçaram também sobre as relações estabelecidas entre o opressor e o oprimido sob a ótica de Augusto Boal, onde ele ajudou em seus escritos e na prática teatral a elaborar as estratégias de ruptura de opressão. O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia surgida nos anos 60, pretendendo usar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético. Buscando sempre lutar contra todas as formas de opressão, desenvolvendo na sua luta a favor dos explorados e oprimidos. Um teatro de cunho político, libertário e transformador. O TO de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, que assume uma forma passiva diante do teatro aristotélico, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, de forma que o espectador, passa a protagonista e transformador da ação dramática.

Paralelamente, foram realizados levantamentos de dados e correlacionados com a apreciação de alguns livros e filmes, como “Preciosa - Uma História de Esperança” (2009), filme do diretor Lee Daniels; “A montanha cega” (2007), de Mang Shan, longa dirigido por Yang Li; Cairo 678 (2010), do diretor Mohamed Diab; “Terra Fria” (2006), dirigido por Niki Caro e o livro de Alice Walker, “A Cor Púrpura” (1982). Todos relatam histórias de vidas degradantes de mulheres, submetidas a situações inconcebíveis de violência por esta sociedade ainda machista.

O Diretor e Dramaturgo Duzinho Nery, estreia o seu segundo solo na carreira

Por este tempo de preparação, fizeram visitas em algumas instituições e conversaram com profissionais que desenvolvem trabalhos com mulheres vítimas de violência. Tudo isso serviu de suporte para o solo que traz o candelabro como um signo de busca incessante pela luz, ressignificado na própria vida “fictícia“ de Maria Aurora.

A estreia do espetáculo da Cia. Távola de Teatro, “O Candelabro”, que tem atuação da atriz Ruth Marinho (Ó pai Ó – 2009/2010), e Direção e Dramaturgia assinadas por Duzinho Nery (Gaiola, O Caçador de Solidão/Paixão de Cristo de Lauro de Freitas), será no dia 11 de novembro, no Cine de Teatro de Lauro de Freitas, com público limitado a 50 pessoas, permanecendo em cartaz todas quartas e quintas-feiras, até o dia 3 de dezembro às 20h. O valor do ingresso R$ 20 (inteira) e R$10 (meia), classificação 16 anos.

Para maiores informações: (71) 98704-3494/99115-4462 – E-mail:tavolacultural@hotmail.com.

Serviço:

O quê: Espetáculo Teatral "O CANDELABRO"
Quando: De 11 de novembro a 3 de dezembro 2015, quartas e quintas-feiras
Onde: Subsolo Cine Teatro de Lauro de Freitas-BA
Horário: 20h
Quanto: R$20 (inteira) R$10 (meia)

saiu; blog catiripapu

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Governador em exercício, Leão deixa aberta chance de apoiar Moema em Lauro


"Política é a arte de conversar". Com essa tirada, o governador em exercício da Bahia, João Leão (PP), respondeu ao Metro1 sobre a possibilidade de o PP, conhecido rival do PT em Lauro de Freitas, aproveitar a união em caráter estadual para apoiar o nome de Moema Gramacho (PT) para a Prefeitura da cidade da Região Metropolitana de Salvador.

"Márcio é o nosso candidato. Moema é nossa amiga, nossa aliada. Política é a arte de conversar. Nós temos muito o que conversar. Eleição tá muito longe ainda, falta um ano. Tem muita coisa a acontecer. Em um ano, o universo pode ser totalmente diferente do que é hoje", disse ao Metro1.

Nas eleições 2004, João Leão, então prefeito, tentou eleger seu filho, o hoje deputado federal Cacá Leão (PP), para o cargo. Foi derrotado, porém, por Moema, que governou Lauro até 2012. O PP, então, voltou ao poder com Márcio Paiva, cuja impopularidade é crescente na cidade.


Metro1

Prefeitura antecipa matricula da rede municipal de 2016

 
Considerando que a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) terá o mês de janeiro de 2016 especifico para planejamento, o secretário de educação (Semed), Marcelo Abreu, ponderou e discutiu com a equipe pedagógica sobre a necessidade do cumprimento de todo o programa da rede, antecipando resultados, também, para atender outras demandas tal como o Carnaval que tem data para acontecer mais cedo; 4 de fevereiro.
 
Foram feitas observações acerca do tempo para avaliação dos 28 mil alunos da rede no ano letivo, em tempo hábil, o que ficou claro ser possível.  Segundo apontamento dos gestores, comprovadamente, 90% dos alunos já alcançam nota para aprovação já no mês de novembro, ficando apenas 10%, em geral, demandando reavaliação ou recuperação, o que não compromete em nada antecipar o resultado do ano letivo. Foi levado em conta, também, o fato de existir 62 escolas em Lauro de Freitas (fora as 18 creches), sendo que apenas 10 a 15 desse total ainda não estão automatizadas. Para o secretário, isto representa uma margem já suficiente para implantar a matrícula eletrônica.

Todo mês novembro a diretoria de cada escola já está apta à computar números de alunos para a inter-rede, sem necessariamente já destiná-los às escolas em específico, mas já garantindo as matriculas na Rede. As escolhas por esta ou aquela Unidade, continuam nos mesmos moldes existentes, ou sejam, pelos pais e/ou por adequações do sistema, sem descuidar do conforto do alunado.
 
Método novo
 
Para maior conforto e agilidade, um aplicativo será instalado com uma tela de uma matricula para cada gestor.  Assim, elimina-se volumes de planilhas, agiliza-se o trabalho, com maior segurança. O secretário determinou que todas as escolas recebam o sistema, para a próxima matricula escolar;  que todas tenham um plug. “Isto significa modernizar, eliminar filas, facilitar a vida dos pais e dos gestores, enfim de todo o sistema. Precisamos trocar papel por pen drive”, determina.
 
Para a matricula de novos alunos, a data de janeiro será antecipada para 21 e 22 de dezembro enquanto que, para os alunos da casa, a matricula ocorrerá de 12 a 27 de novembro, encerrando todas as matrículas antes do Natal de 2015. Fonte: Decom PMLF.
saiu no blog Letras e Ton

Inauguração da Orla em Itapuã terá homenagem a Dorival Caymmi e mistura de ritmos

              Programação está prevista para começar às 16h, com cortejo do Malê Debalê
Uma programação especial vai marcar a inauguração da nova Orla de Piatã e Itapuã nesta sexta-feira (23). O evento começa com uma caminhada às 16h, do grupo Malê de Balê para acompanhar o prefeito ACM Neto. E os ritmos da programação são os mais variados: axé, forró, MPB... 
As apresentações vão acontecer em um palco de oito metros de comprimento e seis de largura, que já está sendo montado em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, a partir das 17h30.  Vão participar da inauguração Danilo Caymmi, Duas Medidas e dos grupos Malê de Balê, Orquestra de Pandeiros e Ganhadeiras de Itapuã.
Segundo o presidente da Saltur, as atrações foram escolhidas para agradar aos mais diversos públicos e também homenageia os artistas locais. “Convidamos Danilo, um membro da família Caymmi, que vai fazer uma apresentação especial. É uma justa homenagem ao artistas que sempre valorizaram aquele lugar”, disse. 
O músico vai fazer uma homenagem ao pai, Dorival Caymmi, levará para o público releituras de canções que falam do amor pelo bairro, a exemplo de “Saudade de Itapuã” e “A Lenda do Abaeté”, e também canções autorais que não poderiam faltar, como “Casaco Marrom” e “Andança. O show de Danilo começará por volta das 18h30.
A cerimônia de entrega está prevista para as 16h, no monumento Caramuruguaçu, do artista Ray Viana, instalada em Piatã. Em seguida, acontece a solenidade em Itapuã. Ao todo, foram investidos mais de R$ 28 milhões nas obras.  
Equipamentos novos vão ser entregues nesta sexta-feira (23) (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
Trânsito e segurança
Durante a festa, a Transalvador vai realizar algumas interdições no trânsito. Entre as 17h e as 23h, estarão interditadas a Rua Aristides Milton, entre a Dorival Caymmi e a Ladeira do Abaeté. Como opções de tráfego, os motoristas têm como opção, no sentido Octávio Mangabeira – Farol de Itapuã, seguir pela Dorival Caymmi até a Av. Caribé, acessando a Alameda das Praias. Para chegar à Lagoa do Abaeté, é necessário também seguir pela Av. Dorival Caymmi, acessando a Rua Paulo Afonso Baqueiro. 
Para garantir a segurança, mais de 15 guardas farão a segurança do palco e outros 16 circularão em rondas preventivas e darão apoio à Transalvador. Também vão atuar  50 policiais militares, entre o efetivo da 15ª CIPM, Esquadrão Águia, Esquadrão de Polícia Montada, Operação Gêmeos e Operação Apolo.
saiu ww.correio24horas.com.br

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Manifestantes colocam pneus e madeiras no acesso ao bairro de Areia Branca


Cerca de 40 pessoas realizam uma manifestação no acesso ao bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (20). De acordo com informações da Central de Polícia, os manifestantes colocaram pneus e madeiras na pista.

Ainda de acordo com a polícia, a manifestação ocorre nas proximidades da pedreira Omacil. Uma viatura da 81ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) já foi encaminhada para o local.

A polícia ainda não soube informar a motivação do protesto.


R7 BA | Imagem Ilustrativa
saiu Lauro news

Prefeitura notifica comerciante por escavar encosta em Itinga



Atendendo à solicitação de moradores da localidade do Fazendão, no bairro de Itinga. A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), por meio da Superintendência de Ordem Pública (Suop), e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com a Defesa Civil, notificaram uma escavação irregular de encosta no local, na manhã desta terça-feira (13).

Técnicos da Suop e da Defesa Civil estiveram no local e avaliaram a intervenção feita pelo comerciante de uma barraca, que também foi notificado por não ter alvará para atividade comercial. O cidadão terá que recompor a remoção de terra e a estrutura concretada. A escavação oferece risco a cinco casas, algumas de dois andares, que estão localizadas na parte superior da encosta.

O único responsável encontrado no momento da ação da Suop e Defesa Civil foi a esposa do comerciante, que se recusou a assinar a documentação. Porém o fiscal da Suop deu fé pública na lavratura do ato.

saiu no Lauro news

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Atriz de 'Pé na Cova', Laura Keller fala sobre sexo anal: "Tenho tesão, não sinto dor"

Atriz também relembrou polêmico vazamento de vídeo íntimo
A atriz Laura Keller posou para o Paparazzo nesta semana e fez uma revelação. A loira, que vive Luiziane em 'Pé na Cova', confessou que, entre quatro paredes, rola de tudo entre ela e o marido Jorge Souza, inclusive sexo anal.
Laura Keller e marido Jorge Souza
(Foto: Reprodução/Instagram)
"Rola, claro, eu gosto. Tenho tesão, não sinto dor. Tudo que é feito com carinho é sempre bom. É muito tranquilo", disparou ela, que tem um bumbum que deixa o marido fissurado: "mas ele acha tudo lindo em mim! É suspeito".
Laura ainda comentou sobre o polêmico vídeo que vazou na internet recentemente. Nas imagens, ela aparece com outra mulher na cama, enquanto é filmada e orientada pelo próprio marido. 
Segundo a atriz, ela ficou abalada emocionalmente com a divulgação do vídeo, mas superou quando reencontrou o companheiro: "Jorge me buscou no aeroporto e fizemos as pazes, foi lindo. Mas vídeos nunca mais".
ww.correio24horas.com.br

Cobrador é assassinado durante assalto em Lauro de Freitas


Um assalto a um micro-ônibus na comunidade do conjunto residencial Dona Lindu, no bairro Itinga, em Lauro de Freitas terminou em tragédia, no início da noite desta quarta-feira (14). O cobrador identificado como Robson dos Santos Oliveira, 23 anos, que trabalhava no transporte complementar, da cooperativa Cooperlotação, linha Jambeiro - Praia do Flamengo, foi assassinado com cinco tiros na cabeça após entregar o dinheiro.

Segundo um dos rodoviários que não quis ser identificado, o bandido aguardou o último passageiro descer, em seguida rendeu motorista e o cobrador. Ainda segundo o relato, o assaltante obrigou o motorista a apagar as luzes enquanto cometia o roubo. Após o Robson entregar o dinheiro, o criminoso exigiu mais. Porém o cobrador informou que não tinha mais nenhuma quantia, o assaltante disparou cinco tiros na cabeça da vítima e fugiu em seguida.

Mesmo ferido gravemente, o motorista tentou socorrer Robson até o Hospital Menandro de Faria, na Estrada do Coco, mas ele já chegou sem sinais vitais. Rodoviários de transportes complementares de Lauro de Freitas recolheram os ônibus na noite desta quarta-feira (14) e prometem realizar uma manifestação nesta quinta-feira (15). Robson era natural do município de Gandu e trabalhava na cooperativa há mais de um ano.

Policiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sob o comando do major Elsimar Leão, fazem buscas com a finalidade de prender o criminoso.


Fonte: Bocão News

Lauro de Freitas não tem Fiscalização para os ricos

                                                      só em Lauro de Freitas - Bahia
Passeios são ocupados com materiais.
 
Moradores do bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, reclamam da falta de fiscalização e atuação da Secretaria de Trânsito transporte e Ordem Pública (Settop), na rua do Bompreço. Segundo eles, motoristas estacionam nos passeios, fazendo de estacionamento privado, além de conter um contêiner que impede a passagem dos pedestres.
Há mais de 180 dias foram feitas várias denúncias no órgão, porém até o momento, nada foi feito para resolver o problema.
 “Na realidade isto é falta de compromisso de vergonha de quem ocupa os cargos sem capacidade administrativa, infelizmente basta ter um cassetete para ser autoridade, porque se usar uma caneta mal sabe fazer um ' O ' com um copo ! Esta é o buraquinho que você não o total abandono pelos poderes públicos á décadas !” diz nas redes sociais.
 
saiu no blog de Adailton Reis

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dilma ignorou sinal de apoio, diz Aécio



A presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)
Na semana em que o Tribunal Superior Eleitoral abriu uma ação de impugnação de mandato de Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer – ajuizada pelo PSDB -, o senador e ex-presidenciável tucano, Aécio Neves (MG), afirma que logo após a derrota no 2.º turno da disputa de 2014 deu “um sinal” de apoio à presidente reeleita “em torno de uma agenda para o País”. Segundo ele, Dilma não compreendeu e agiu com “soberba” e “arrogância”. Quase um ano depois da eleição, Aécio avalia em entrevista concedida ao Estado na terça-feira passada que seu mérito na disputa foi reeditar a polarização com o PT. O senador também revela mágoa com o comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele se apequenou.” Leia entrevista completa no Estadão.
Estadão

veículos da Translalf atrapalham outros ônibus no ponto do Maxxi na Estrada do Coco



No minimo uma tremenda falta de respeito com os usuários do transporte público em Lauro de Freitas. Com esta afirmativa, nós do portal Lauro News Online chamamos pela atenção dos órgãos responsáveis por fiscalizar os ônibus que agem com a má conduta, ações estas provocadas pelos seus empregados motoristas.

A nossa reclamação tem o embasamento do leitor Janderson Oliveira, final do telefone (2097), que entrou em contato com o nosso portal via e-mail e denunciou que é bastante constante e arriscado ter acesso aos ônibus que param fora do ponto nas imediações do Maxxi Atacado na Estrada do Coco sentido Aeroporto.

"Poderiam verificar a falta de fiscalização que ha pela manhã nos pontos em frente ao Maxxi, paraa poder pegar, no meu caso o ônibus da empresa, algumas vezes temos que ir para o meio da pista por que as topics param nos pontos e não saem mais chamando passageiros. É rotineiro a mais de 30 dias eu percebo isso", disse o leitor.

E se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão de pauta, entre em contato com a nossa redação através do e-mail: lauronewsonline@hotmail.com

Saiu: Lauro News Online - Silva Jr

sábado, 10 de outubro de 2015

Dilma fica, mas Jaques Wagner toma rédeas do governo, diz colunista

O ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma, Jaques Wagner, ganhou ares de Primeiro Ministro, esta semana, após a presidente Dilma ter praticamente jogado a toalha no cargo. Dilma revelou a interlocutores que acredita ter feito o que “achou certo”, de acordo com informações do colunista Claudio Humberto. Mas agora, diante da rejeição das contas do seu governo pelo Tribunal de Contas da União e o processo na Justiça Eleitoral, ela está “esgotada”.
 
Dilma “passou o bastão” para Jaques Wagner, que é o representante quase-oficial no governo do ex-presidente Lula, o “mentor” da reforma. O abatimento da presidente Dilma na primeira reunião ministerial após a desastrada reforma administrativa confirma a crise institucional. Segundo o colunista, visivelmente desalentada, Dilma mal falou durante o encontro e a reunião foi chefiada pelo ex-governador baiano e ex-ministro de Lula.
 
Por enquanto, Wagner se transformou no chefe de fato do governo, negociando até cargos e indicações com parlamentares e aliados.

Mirela usa a rede social para criticar a aprovação das contas do governo Márcio Paiva



A vereadora licenciada de Lauro de Freitas, Mirela Macedo (PSD), usou sua página no facebook para criticar a aprovação das contas do prefeito Márcio Paiva sem parecer técnico. “#‎absurdo‬ ‪#‎revolta‬ R$ 348 milhões de reais foi o valor que a prefeitura diz ter gasto em Lauro de Freitas em 2013. Uma articulação, para não dizer manobra, dos vereadores que apoiam a atual gestão acabou aprovando as conta do prefeito de 2013, sem a devida avaliação minuciosa destes gastos públicos. Enquanto relatora das contas, pedi por duas vezes que a Câmara Municipal pudesse contratar uma empresa que auxiliasse na auditoria desses gastos de forma amiúde, mas infelizmente o casa se omitiu. Como pedi licença da câmara, na primeira sessão em que não estava, os vereadores da base resolveram colocar em cima da hora na pauta do dia e simplesmente aprovar sem o devido rigor as contas de quase $400 milhões do atual prefeito”, relatou.

A votação que aprovou as contas, realizada na última quinta-feira (1), contou com os votos favoráveis de dez dos 17 vereadores da Casa. Para a bancada de oposição, faltou responsabilidade da maioria com o bem público e respeito ao colegiado. De acordo com os edis, As contas aprovadas sem discussão na Casa, foram avaliadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios por apresentar irregularidades na contratação de serviços sem licitação, na locação de veículos e nas despesas com publicidade.

Fonte: Bahia No Ar

Ferry boat: espera para embarque de carros é de 2h neste sábado (10)


 
Na manhã deste sábado (10), o fluxo para embarque de carros e de pedestres é considerado intenso no Terminal de Bom Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, de acordo com informações da Internacional Travessias, concessionária que administra o sistema. A espera para carros é de cerca de duas horas e, para pedestres, de uma hora e meia.
 
Em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o movimento é menor na manhã de hoje. Sete embarcações fazem a travessia - Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho, Anna Nery, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu e Juracy Magalhães Júnior. A embarcação Ivete Sangalo está em stand by.
 
 
Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), neste feriadão, o terminal Marítimo de São Joaquim, que liga a capital baiana a ilha de Itaparica, através do terminal de Bom Despacho, vai operar com oito Ferries Boats durante todo o feriadão para atender a demanda. Já o terminal Náutico da Bahia, localizado no bairro do Comércio, que faz a ligação Salvador x Mar Grande, contará com 13 lanchas que vão operar durante todo o feriado saindo de 30 em 30 minutos.

www.bocaonews.com.b

domingo, 4 de outubro de 2015

ELEIÇÃO DE CONSELHO TUTELAR GERA MANIFESTAÇÕES E REPÚDIO DA POPULAÇÃO, MAIS UMA VEZ, O PODER PÚBLICO POUCO AJUDA


A eleição do Conselho Tutelar, neste Domingo (04), na Escola Ana Lúcia, no centro de Lauro de Freitas foi marcada por muito tumulto, muitas manifestações e repúdio da população que foi, por livre e espontânea vontade, votar e escolher os  cinco conselheiros para um mandato de quatro anos, com ajuda de custo de dois salários mínimos. A indignação da população foi motivada pela falta de estrutura e espaço que atendesse o grande número de votantes. A fila estava tomando toda a parte interna da Escola e do lado de fora, todo o passeio e dobrando a esquina do Colégio Américo Simas até a porta da Seinfra. Muita gente idosa e Senhoras com crianças de colo, chorando e esperneando com a alta temperatura e com os raios solares. Alguns desistiram das urnas e voltaram para as suas casas.  O principal absurdo foi a falta de apoio da prefeitura que não orientou aos conselheiros para  fazer a eleição em mais de um colégio. Cabia aos responsáveis saber que numa cidade do tamanho de Lauro de Freitas, com quase 200 Mil habitantes era necessário dividir os locais de votação em quatro regiões, com urnas em pelo menos oito escolas. Mas também, numa cidade administrada por um prefeito que nada faz e em nada dá a sua opinião, o resultado é sempre esse: tumulto e desorganização. Nossa cidade não aguenta mais esse dr. e pede socorro!!!

Deus lá do Céu está vendo tudo isso e, com certeza, vai ter misericórdia desse povo enviando uma pessoa com bagagem e experiência já comprovada na cidade para colocar Lauro de Freitas nos trilhos do desenvolvimento com sensibilidade, respeito e carinho para com os moradores do município. 

A deputada federal Moema Gramacho (PT) sempre presente na vida da cidade.

O presidente do PTC local, Major Alonar; O blogueiro Paulo Andrade do Blog Cidade Livre e Marcinho do Saiunoblog

Moema sempre demonstrando amor e o carinho para com o povo de Lauro de Freitas.

A família Carlucho ama Moema e Moema os ama


A ex-prefeita e deputada saudando o povo na fila.

Alessandro (Lequinho) nos braços de Moema. É nós!!!!

Faltou ar para o povo respirar!!!
  
Vixe Mainha!!! Que loucura!!! Esse povo todo debaixo do sol escaldante, sem sequer um copinho de água, suco e sanduíche!!! Ah! Também não teve banheiro químico para as necessidades fisiológicas.
Essa terra está desgovernada!!!

Texto e Fotos: Marcinho e Paulo Andrade

sábado, 3 de outubro de 2015

Retrospecto do Ba-Vi esquenta 10º clássico da Arena Fonte Nova

Com média de 3,3 gols por clássico, Bahia e Vitória se enfrentam na tarde deste sábado (3), na Fonte Nova

Goleadas, gozações, comemorações inusitadas, cantorias, sorrisos e lágrimas. Não faltou emoção dentro e fora de campo nos Ba-Vis disputados na Arena Fonte Nova. Foram nove clássicos desde o dia 7 de abril de 2013, quando o estádio foi reinaugurado. O 10º capítulo dessa história será contado hoje, quando tricolores e rubro-negros vão protagonizar o único Ba-Vi da arena na temporada. O clássico válido pela 29ª rodada da Série B também é o último de 2015.
O retrospecto projeta que a rede será balançada. Nos nove confrontos anteriores foram marcados 30 gols. A média é de 3,3 por clássico. 
O Vitória comemorou mais vezes. Fez 17 gols, 12 deles em apenas dois jogos. Na reinauguração do estádio, aplicou goleada de 5x1 em cima do rival durante a fase classificatória do Campeonato Baiano. Depois, no primeiro jogo da final, deu sapeca ainda maior: 7x3 e título encaminhado. 
Apesar das façanhas, o Leão não vence de goleada no quesito triunfos. Depois  dos vexames, o Esquadrão equilibrou os resultados. Os rubro-negros comemoraram quatro vitórias e os tricolores três. O Leão venceu por 2x1 no “clássico das caxirolas” e repetiu o placar no último Ba-Vi do estádio, em 21 de setembro do ano passado, pela Série A.
Com história nos dois clubes, Maxi tem quatro gols em clássicos, doi por cada time (Foto: Felipe Oliveira/ECBahia)
A diferença é que o Bahia não conseguiu golear o rival na nova Fonte. Os 13 gols foram fracionados. E os três triunfos do tricolor foram por 2x0, dois no Baiano de 2014 e um na Série A 2013. Dois Ba-Vis terminaram empatados (0x0 em 2013 e 1x1 em 2014). 
GoleadoresApenas um jogador vestido de azul, vermelho e branco conseguiu balançar a rede mais de uma vez em Ba-Vis na nova arena. O centroavante Fernandão soma três gols. Também marcaram Zé Roberto, Titi, Adriano, Rafael Miranda, Lincoln, Talisca, Fahel, Pará, Kieza e Rhayner, que hoje defende o Vitória e vai em busca de seu primeiro gol no clássico vestindo vermelho e preto. 
O maior artilheiro da história dos Ba-Vis na nova Fonte é rubro-negro. Dinei marcou quatro vezes em um único clássico (7x3). Outros dois atletas somam dois gols: Michel e Maxi Biancucchi, que fez os gols na Arena pelo Vitória e hoje defende o Bahia. Maxi também já marcou duas vezes pelo Bahia, no Barradão.
Em boa fase, Rhayner também já deixou sua marca no clássico, mas defendendo o tricolor 
(Foto: Arisson Marinho/Correio)
Aliás, o argentino foi o único tricolor a balançar a rede rival nos dois confrontos de 2015. No estadual, garantiu o empate em 1x1. Neto Baiano já tinha marcado para o Vitória. No 1º turno da atual Série B, foi dele o gol de honra na goleada sofrida por 4x1. Mattis, Escudero, Rogério e Robert fizeram para o Leão.
http://www.correio24horas.com.br/

Guardas municipais agridem moradores em ação da Sucom no Centro


Comunidade ficou assustada com a truculência praticada pelos agentes
 
O que era para ser uma operação pacífica da Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) para derrubada de um muro construído irregularmente em via pública na Ladeira da Preguiça, no bairro Dois de Julho, no Centro, se transformou numa sessão de pancadaria e atos truculentos de agentes da Guarda Municipal, que acompanhavam os trabalhos da equipe do órgão.

Em um vídeo enviado ao Bocão News pelos moradores, é possível ver agressões deliberadas dos guardas contra as pessoas que tentaram intervir na derrubada, temendo que ela chegasse às casas. De acordo com os moradores, três casas caíram decorrentes das chuvas nos últimos dias e um muro foi construído para conter possíveis desabamentos. Segundo a moradora Eliane Silva, os agentes municipais chegaram "com muita truculência, oito viaturas  e não permitiram o trajeto dos moradores na rua sem nenhum tipo de noticicação prévia". Aidna segundo a moradora, crianças e idosos acompanharam cenas de agressões, com armas químicas.

A reportagem falou com a secretária Rosemma Maluf, da pasta de Ordem Pública - responsável pela Guarda Municipal (GM), que confirmou a presença dos agentes no local, mas disse desconhecer as agressões. Em contato com o Bocão News, a assessoria da GM prometeu enviar nota sobre o ocorrido.
Já a Sucom encaminhou à reportagem e informou que o muro foi construído em área de propriedade da Santa Casa de Misericórdia, sem autorização dos órgãos competentes. Ainda de acordo com o órgão, "O responsável pela construção foi notificado no dia 8 de setembro para demolir o muro. Como a medida não foi cumprida, fiscais da secretaria demoliram a construção, como previsto no Código de Obras do Município (Lei 3.903/88), que estabelece que toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da Prefeitura, que expedirá alvará, de acordo com a legislação". Ainda de acordo com a Sucom, os agentes realizaram o isolamento para evitar que vestígios de concretos machucassem os moradores e informou que um dos agentes agentes foi agredido. "um homem de pré-nome Marcelo tentou impedir a execução da demolição, sendo então alertado pelos guardas que não poderia ultrapassar a área demarcada para não se machucar com a demolição. Marcelo então desferiu um soco em um dos agentes, que buscou conter o agressor". Os envolvidos foram encaminhados para a UPA dos Barris, para atendimento. A Sucom ainda informa que "a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vai apurar se houve abuso por parte dos agentes da Guarda Municipal envolvidos na operação".
 
 
Assista às agressões: 
 
 
 
Atualizada às 18h50
 
Com informações do repórter Victor Pinto
http://www.bocaonews.com.br/